22 de maio de 2013

Legumes assados à marroquina e uma lição aprendida :D

É incrível quando nos sentimos únicos,
Nus de preconceitos em momentos lúdicos.
E aproveitamos até aos últimos segundos,
Livres sem rumo, como nobres vagabundos.
Sem algemas de tempo, ou grilhetas de medo,
A desfrutar o sossego no total desapego.
Não há nada como o pôr-do-sol à beira-mar.
Melhor, só tendo alguém ao lado para abraçar.

Dealema


Na vida estamos constantemente a aprender lições: lições importantes, lições que não esquecemos e lições que nos marcam para sempre, mas também lições pequenas e mundanas. 

Durante os últimos 24 anos eu já aprendi que o segredo da felicidade é darmos valor às pequenas coisas, enquanto nos rodeamos das pessoas que verdadeiramente nos amam. Já aprendi que os amigos dão cor à nossa vida e tornam tudo mais simples e divertido. Já aprendi que sofrer por antecipação é inútil, e não nos prepara de forma alguma para o quanto vamos sofrer se os nossos medos efectivamente se concretizarem. 


Na vida eu já aprendi que não podemos beber álcool enquanto tomamos antibiótico (não é uma história bonita). Já aprendi que chafurdarmos em auto-comiseração não resolve os nossos problemas. Já aprendi que a única forma de concretizarmos os nossos objectivos é com muito trabalho e empenho. Já aprendi que nunca devemos deixar de ser crianças. 


Na vida eu já aprendi que as pessoas mais estranhas são muitas vezes as mais interessantes. Já aprendi que a forma como ajo com os outros define a forma como eles agem comigo. Já aprendi que a bondade atrai a bondade, e que a energia positiva atrai resultados positivos.


Há muitas lições que ainda me faltam. Mas também tenho muito tempo pela frente para as aprender a todas, e por isso vou aprendendo uma de cada vez. 

Esta foi mais uma lição que aprendi, e decidi partilhá-a convosco: este prato não é de todo uma refeição sensata para fazer ao almoço de um dia de banco, durante o qual passo 8h de pé (ainda por cima num dia particularmente quente e com as urgências a abarrotar de pessoas psicóticas!). 


Estava um almoço delicioso? Estava. Foi manifestamente insuficiente, mesmo acompanhado de sopa e fruta? Foi. Lição aprendida: dia de banco é dia de carninha e reforço de hidratos de carbono :D


Legumes assados à marroquina (receita adaptada do blog 'Limited Edition')

Ingredientes (para duas pessoas):

* Uma courgette; 
* Meio pimento vermelho; 
* Dez tomates cherry;
* 100g de cogumelos laminados;
* Meia cebola picada;
* Um dente de alho picado;
* Duas colheres de sopa cheias de couscous;
* Dois iogurtes naturais;
* Um fio de azeite;
* Uma colher de chá de mistura de especiarias orientais;
* Uma pitada de sal;
* Meia colher de chá de cominhos;
* Meia colher de chá de açafrão;
* Uma colher de chá de caril.

Confecção: 

* Cortar a courgette e o pimento em cubinhos e os tomates cherry em metades;

* Juntar a courgette, o pimento e os tomates cherry com a cebola, o alho e os cogumelos e colocá-los num tabuleiro de ir ao forno;

* Temperar com sal e com a mistura de especiarias orientais e regar com um fio de azeite;

* À parte misturar os iogurtes com o açafrão, o caril e os cominhos e envolver o molho nos legumes;

* Levar ao forno durante uma hora;

* Se os legumes soltarem algum líquido coar, misturar com água e levar a ferver; 

* Retirar e verter sobre o couscous, reservando durante dez minutos; 

* Misturar o couscous nos legumes assados e servir.


Lições à parte, estava um prato bem delicioso e diferente :D 

Até amanhã! :D

30 comentários:

  1. pode ser insuficiente para um dia cansativo de trabalho mas a mim parece-me perfeito! uma excelente combinação de ingredientes:) tão bom :) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro estas refeições com couscous.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana,

    gostei muito destes legumes todos, e com estas especiarias todas muito mais.
    Acho que estamos sempre aprender, é assim e sempre será, com todas as situações aprendemos, mas o importante é não voltar a cometer o mesmo erro.
    Sempre achei que pensamentos positivos atraem situações positivas, e esse lema tenho-o o sempre comigo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Estamos sempre a aprender :)
    Adorei esses legumes, devem ser mesmo deliciosos!
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  5. Há dias que por muito deliciosa que seja uma refeição é preciso algo mais

    ResponderEliminar
  6. Lições à parte, para quem come sempre carne e peixe, a tua refeição chama sempre à atenção, pois que dia sem ginásio podia ser dia para esses deliciosos legumes!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  7. O aspecto da tua refeição é de facto delicioso, mas para um dia como descreves, pois lá terá de haver um maior reforço.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Estes legumes são mesmo uma refeição leve para um dia onde se enfrenta por horas uma fila de banco hehe, mas fora isso são deliciosos bjs !!!

    ResponderEliminar
  9. Que aspecto delicioso. Adorei esta sugestão. beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Estes legumes ficaram mesmo com bom aspecto, mas de facto é melhor comeres algo mais substancial do que isto num dia de banco :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Joana,
    a cada dia a gente aprende uma lição, seja boa ou ruim.
    Seu prato ficou com um colorido lindo, adoro esse tipo de
    receita!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  12. Joaninha,
    Espero que tenhas mesmo aprendido a lição!!
    Queres andar ai aos caídos? mas quem é que é a médica? queres passar a ser paciente?...também me parece que não.

    Fora isso, o prato tem uma cores lindas (como eu gosto ;).
    Este f-d-s comprei couscous integral e muito rápido de se fazer!

    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  13. Saudável, simples e delicioso de certeza adorei a sugestão (= beijinhos Joaninha e boa semana

    ResponderEliminar
  14. Que bom aspecto!!! :)

    8 horas de pé é tramado, sei bem o que é isso, mas não precisas de carninha...põe, por exemplo, um bocadinho de seitan e grão e ficas cheia de energia! :P

    beijinhoos*

    ResponderEliminar
  15. Para se aprender tantas coisas em tão pouco tempo (que 24 anos é ainda muito pouco, és mesmo uma menina querida) é preciso ser de natureza curiosa e atenta. Gostei de te ler, como sempre! E esse prato leve-que-não-serve-para-dias-de-banco está lindo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. :) isso só prova que és uma pessoa inteligente :) devemos sempre aprender, estar dispostos a isso...e 24 aninhos, dá para tirar muitas liçoes :)

    adoro o aspecto da tua comidinha, faço algumas vezes!
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Com idade para ser tua mãe, já aprendeste coisas que eu ainda ando a tentar aprender...
    Este teu pratinho tem tudo a ver comigo, ainda bem que passei por aqui hoje :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Joana. Não sei se te lembras da Nortenha? Sei que comentavas o blog dela e nessa altura ela estava muito mais positiva, a comer de forma saudável, mais animada... entretanto ela apagou o blog e eu que a costumava ler fiquei preocupada. Ela voltou há uns tempos, pior do que antes. Passou cinco dias sem comer, corta-se quase todos os dias... o caso dela é muito grave e acho mal que os hospitais marquem consultas tão espaçadas para pessoas que precisam de um acompanhamento mais regular... não sei se sabias que ela já tinha voltado, foi só mesmo para avisar, pois sei que te preocupas em ajudar os outros :)
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Claro que me lembro da Nortenha :) Na altura ela andava melhor sim, mas depois desapareceu e perdi-lhe o rasto. Entretanto eu própria mudei de navegador e perdi os meus sites guardados (o dela era um deles) e nunca mais a encontrei... Sempre pensei que ela viesse falar comigo quando voltasse, e fiquei muito triste ao ler o teu comentário. Podes dar-me o endereço dela?

      Em relação ao facto dos hospitais marcarem consultas espaçadas: depende muito da situação infelizmente. Depende da quantidade de doentes a cargo do hospital versus o ratio de médicos por doentes, depende do que ela diz nas consultas (até pode relativizar e dizer que está mais ou menos, e aí os médicos também não adivinham)... Não sei, como te disse não sei o que se passa com ela :( Obrigada pela chamada de atenção!

      Beijinhos!

      Eliminar
  19. pois, eu é dia de ginásio dia de hidratos :)
    realmente, ao longo da vida vamos sempre aprendendo muitas lições e é bom conseguirmos tirar ilações para o nosso dia a dia e não esquecer o que aprendemos. beijinho

    ResponderEliminar
  20. Apesar de nao teres experimentado a receita na melhor altura, ainda bem que gostaste! ;)

    ResponderEliminar
  21. Pois é Joana, um dia de banco deve ser extremamente exigente do ponto de vista fisico!Tens de te guarnecer com algo mais substancial do que esse maravilhoso prato de legumes :)Mas olha que para um jantar, deve ser ideal! Tenho de experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Realmente só legumes é pouco para tanta hora de exigência física. Mas aprendemos com os erros ;)

    ResponderEliminar
  23. Que belos legumes!! Comida saudável e deliciosa.
    Cheia de cor. mas para dias desses é melhor algo mais substancial :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  24. oh deve ser óptimo! um ratatouille mais africano!

    ResponderEliminar
  25. Que maravilha! Hoje vai ser o meu almoço. Não tenho um dia agitado como teu por isso espero que chegue. :) Qual é a mistura de especiarias chinesas que usas? Onde compraste?
    É de uma marca banal, que haja em todos os supermercados? É que vivo no Pico... :)

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria :)

      Fazes muito bem, porque é um pratinho bem delicioso :) Eu uso a mistura de especiarias orientais da Margão. Eles têm várias, e eu costumo comprar a mexicana, a italiana e a oriental (vou comprando à vez, para não ficar com a prateleira cheia!) :) Eu compro no Continente, mas sei de quem já tenha procurado em Continentes e não tenha encontrado :( De qualquer das formas eu arriscaria a dizer que a dita mistura tem cominhos, coentros, pimentão-doce, alho em pó, paprika, salsa picada, sal e talvez uma pitadinha de caril... Sabe a comida marroquinha ;)

      Se entretanto não encontrares diz que eu envio-te sem problema ;)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  26. Olá, gosto de ler o teu blog. Gostaria que me dissesses onde comprar a mistura de especiaria que às vezes referes, italianas, orientais....
    Obrigada. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vivelinda! Eu costumo comprar da Margão, podem encontrar-se na parte das especiarias :)

      Beijinhos! :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />