23 de maio de 2013

Muffins de pêra e gengibre, ou as epinafias do banho :D

Well, let me tell you something, let me tell you so.
This could be the one thing that you really need to know.
You got to stop once in a while
And shake off that face of yours!
Cause nothing comes easy, no, it just comes free.
You could sing it better if you'd sing it for me, oh sister!

The Fratellis


Quando eu era adolescente adorava tomar banho de manhã. Todos os dias esse era o meu despertador: entrava no banho ainda praticamente a dormir, e saía acordada e pronta para um novo dia quer dizer, mais ou menos, vá

Quando vim para a faculdade as minhas aulas teóricas começavam às 8.30h, o que implicava acordar às 7.00h para tomar banho, sair de casa às 8.00h e subir todo o caminho até à faculdade com o cabelo molhado. Adivinham o que aconteceu, não adivinham? A gripe aconteceu. Várias vezes. 


Com o tempo comecei a habituar-me a tomar banho ao fim da tarde, e hoje em dia o banho é uma das minhas alturas preferidas do dia. É no banho que penso sobre os acontecimentos do dia que passou, que pondero sobre alguma decisão que seja necessário tomar, que tenho ideias novas para receitas e que me permito divagar sobre uma enorme variedade de temas.


No fundo eu não tomo banho - em vez disso tenho epifanias estranhas e filosofo sobre as mais inúteis questões metafísicas, tudo isto enquanto lavo os ombros durante meia hora. 

Os meus amigos já não estranham quando digo 'pensei em ti ontem no banho': o facto é que é no banho que actualizo a minha agenda mental, que penso em coisas novas para fazer e que organizo as minhas ementas e as receitas que vou publicar. E sim, pelo meio ainda canto a plenos pulmões.


Foi precisamente no banho que tive a epifania de fazer muffins de pêra, um fruto que eu aprecio particularmente. Como tinha algum receio de que a massa ficasse demasiado húmida decidi procurar uma receita no meu livro de muffins preferido, e foi assim que encontrei esta receita de muffins de pêra e gengibre.


Ainda pensei em substituir o gengibre por canela porque eu não gosto de gengibre, mas acabei por usar e reduzir a quantidade da receita original. No fim ficaram uns muffins tremendamente bem cheirosos, mas com um sabor demasiado forte a gengibre para o meu gosto (embora o Pedro tivesse achado que não sabiam rigorosamente nada a gengibre!).

Ficaram muito interessantes e a combinação do sabor da pêra e do gengibre ficou muito boa - mas lamentavelmente continuo sem gostar de gengibre. 

Não faz mal, outras epifanias virão :D


Muffins de pêra e gengibre (receita adaptada do livro 'Muffins - Fast and Fantastic') 

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha de trigo sem fermento; 
* Duas colheres de chá de fermento em pó;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio; 
* Uma pitada de sal;
* Uma colher de chá de gengibre em pó;
* Um ovo batido;
* 90g de açúcar;
* 180ml de batido de pêra (cerca de 100ml de leite batido com uma pêra descascada);
* 170g de pêra cortada em pedaços pequenos;
* Uma colher de sopa de mel;
* Seis colheres de sopa de óleo (ou 90ml). 
  
Confecção:  

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e o gengibre;

* Noutra tigela juntar o ovo batido, o açúcar, o batido de pêra, o mel e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados (não misturem demasiado a massa, porque os muffins abatem e ficam massudos!);

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.


Até amanhã! :D 

28 comentários:

  1. Tambem é no banho que as vezes me recorrem algumas ideias axo k é por ser ali uns minutinhos de relaxe total.... :)
    Esses muffins estao mesmo muito apetitosos... eu adoro o sabor da gengibre...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana, bom dia

    Pois eu até ao secundário tomava sempre banho de manhã e tinha que acordar às 06:15, ups, mas era sempre um ritual que não dispensava, e nunca apanhei uma gripe nada, apenas os comentários da minha mãe que qualquer dia ficava doente.
    Como fiz toda a minha formação em Viana tomava sempre banho de manhã.
    Ando já algum tempo para fazer uns muffins e de pêra, tenho uma receita que quero testar, mas levam canela.
    Vou levar a tua receita Joana, parecem-me deliciosos e com gengibre devem ficar com um cheirinho bem apurado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana, os muffins estão lindos, mas acho que com canela teriam ficado Divinos. Eu adoro misturar fruta com canela, e tenho a certeza que ficarão maravilhoos. Fazes um destes dias :)
    Beijinhos, bom dia e bons banhos :)

    ResponderEliminar
  4. Eu tb tomo banho ao fim da tarde... nem quero pensar na hora a que me tinha que levantar para dar banho aos filhotes e a mim!!! E sempre achei lógica nisso, andamos todo o dia na rua, nas nossas atividades e ao fim da tarde esse banho permite-nos relaxar e vamos limpinhos para a cama!!
    Adoro muffins de pêra, mas eu coloco canela!! Não aprecio o gengibre!!
    Bjocas ;)

    ResponderEliminar
  5. há melhor dia para pensar do que no banho? sem ninguém a chatear...até parece que os pensamentos fluem melhor :)
    Ainda à uns dias fiz uns muffins de pêra :)
    beijinhos e um bom dia

    ResponderEliminar
  6. Adoro a combinação de pêra com gengibre, até costumo fazer compota de pêra com gengibre e é dos meus doces preferidos :) Os muffins devem ter ficado uma delicia!
    Ao contrário de ti, sempre odiei tomar banho de manhã. Adoro o meu banhinho ao fim do dia para relaxar, pensar na vida, cantar (XD) e depois vestir o pijama... Já a minha irmã, como também tem aulas às 8h e acorda às 6h (as maravilhas de se morar nos suburbios..-) não se importa nada de tomar banho a essa hora. Eu acho que a essa hora e com o meu mau humor matinal, ainda punha gel de banho no cabelo e lavava-me com o amaciador :P

    ResponderEliminar
  7. eu tomo várias decisões durante o banho, também :)

    ResponderEliminar
  8. Eu ainda adoro tomar banho de manhã...e à tarde também, lol
    De manhã para acordar, à tarde para relaxar, então o meu ritual inclui banho completo de manhã e duche(sem cabelo) à tarde :)
    Adoro o aspecto dos teus muffins...e adoro gengibre. Tenho que experimentar :)
    bjts

    ResponderEliminar
  9. Os teus muffins ficam sempre deliciosos!

    ResponderEliminar
  10. Como não lhes sinto o cheiro nem os posso provar, só posso dizer que me parecem tão bons como os outros muffins que já nos mostraste.
    Lol, o Pedro às tantas deu pelo gengibre mas nem percebeu que era gengibre não? Ou o teu paladar e olfacto estão muito mais apurados!!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  11. Eu sou suspeita, adoro gengibre e uso em imensas coisas, estes muffins devem ser optimos!

    ResponderEliminar
  12. A conta de água é que deve ser sempre a subir! ;p
    Mas esses muffins tem um aspeto maravilhoso, como sempre Joaninha.

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  13. Oh Joana,
    Mais uns que vou levar, a junção destes sabores é divinal.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  14. Joaninha querida,
    então foi no seu banho que saíram a inspiração destes bolinhos
    lindos e tentadores...hummmm!
    Arrasou, bela receita!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  15. Joaninha, então é por isso que dizes sempre que um banho te ajuda a superar as ansiedades...:)

    Também não gosto muito do sabor de gengibre, mas pode ser falta de hábito. Como o palato também se treina, pode ser que um dia eu venha a apreciar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Eu tomo sempre de manha depois de fazer exercicio ou da caminhada.
    Como sempre os teus muffins ficaram uma maravilha,gostei muito.
    bjs

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana,

    O banho é omeu momento, sem filhas a chamar, sem preocupações. Só eu e os meus pensamentos. Também prefiro banho ao final do dia é bem libertador :)


    Adorei a sugestão! Levo a receita comigo

    Beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  18. Eu também prefiro um banhinho ao final do dia :)

    Nunca experimentei pêra com gengibre, mas deve ficar muito bem !!! Vou trazer a receita :P
    Beijinhos doces :)

    ResponderEliminar
  19. Eu adoro a combinação de pêra com gengibre, acho que é uma das melhores! Mas para quem não gosta de gengibre, percebo que seja difícil, é um sabor muito intenso e que marca muito a sua presença.

    ResponderEliminar
  20. Que belos muffins Joana :)
    Adoro a combinação de pêra e gengibre, é mesmo boa!
    O meu banho curiosamente desde que comecei a trabalhar também mudou para a noite, hehe, para limpar tanto pêlo de animal :)
    E adoro pensar em receitas nessa altura!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Os muffins ficaram com uma cor muito bonita!! Mas confesso que não aprecio muito pêra, prefiro maçã :) Mas a combinação com o gengibre deve ser óptima!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  22. Joana, foi um banho inspirador, esse! Que combinação maravilhosa a destes muffins! Vou levar comigo, pode ser?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Que bela combinação Joana, ficaram tão lindos :)
    O gengibre deve dar-lhe um toque especial
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  24. eu sempre fui de tomar banho ao final do dia :) e sim, também é o MEU momento :)

    ResponderEliminar
  25. Eu tomo sempre banho à noite. Acordar mais cedo para tomar banho, secar o cabelo...??? Helloooooo, prefiro dormir até à última! :P
    Também não sou fã de gengibre, mesmo só um toque acho que dá um sabor muito intenso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. ai tão bom, muffins de pera e gengibre :)

    ResponderEliminar
  27. Eu tomo banho sempre de manhã, nem me sinto bem quando não o faço, mas lá está...quando me trocam os horários também tomo à noite e, sem dúvida, que é imensamente relaxante!

    Tenho ali gengibre, nunca provei, mas é daquelas coisas que tenho a certeza que não vou gostar, mas pode ser que esteja enganada... vou utilizar numa receita, mas é só um bocadinho no refogado.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />