2 de maio de 2013

OldBoy - um dos meus filmes preferidos :D

'Laugh and the world laughs with you. Weep and you weep alone.'
Oh Dae-su

'Your gravest mistake wasn't failing to find the answer. 
You can't find the right answer if you ask the wrong questions.'
Lee Woo-jin

'Revenge is good for your health, but pain will find you again.'
 Oh Dae-su


E depois do post todo melodramático de hoje de manhã, um assunto mais levezinho: filmes! :D

A minha principal resolução de 2013 foi aumentar a minha cultura cinematográfica. Nunca fui miúda de filmes e sempre gostei muito mais de livros, mas nos últimos anos comecei a sentir-me desactualizada em relação a bons filmes. Decidi mudar isso e recorri à lista dos 250 melhores filmes do IMDb (Internet Movie Database), que ando a seguir desde o início do ano sem nenhuma ordem específica :)

Ontem vi o filme 'As Vidas dos Outros' (em inglês The Life Of Others e originalmente Das Leben der Anderen). É um filme alemão de 2006 que retrata a vida de um agente da Stasi (polícia secreta da antiga GDR) enquanto este espia um escritor suspeito de traição ao regime e a sua namorada actriz.


Gostei bastante do filme, que está em 61º lugar da lista e que já nos tinha sido aconselhado por várias pessoas. Vai daí, lembrei-me de vos falar de um dos meus filmes preferidos de sempre - afinal, nem só de receitas se faz o meu blog :D

Um dos meus filmes preferidos de sempre é o Oldboy, um filme sul-coreano de 2003 que está em 86º lugar na lista dos 250 melhores filmes do IMDb e que ganhou o Grand Prize of the Jury no Festival de Cannes de 2004.


Na verdade eu já tinha visto o filme antes de ver a lista - os amigos do Pedro adoram cinema sul-coreano, e aconselharam-me vivamente o filme. Desde então comecei uma grande cruzada na divulgação deste filme pelos meus amigos, sem grande sucesso. Por muito que eu diga que o filme é estrondoso ninguém parece morrer de vontade de ver cinema sul-coreano que preconceito idiota.

No filme Oh Dae-Su é preso sem saber porquê, e quinze anos depois é libertado com a condição de encontrar o seu 'raptor' em apenas cinco dias. Segue-se uma luta contra o tempo e um filme intenso e surpreendente, que como diria a minha amiga Maria João 'é uma autêntica comidela de cabeça' :D

O filme é um pouco longo e no início pode ser algo desmotivante, mas se forem insistentes vão ver que é um filme fantástico. Recomendo vivamente :D

Será que é desta que alguém vai ver o 'Oldboy' por minha causa? :D

9 comentários:

  1. Pues mira que da miedo el cartel , besos
    Sofía

    ResponderEliminar
  2. Nunca vi nenhum desses filmes!
    E eu gosto bastante de cinema, de chegar à altura dos oscars e devorar filmes para opinar quem devia ou não ganhar!
    eheh

    ResponderEliminar
  3. Adorei os dois filmes! :-) Continua a tentar, algum amigo /leitor vai ouvir-te de certeza!

    ResponderEliminar
  4. Acho que já conseguiste :P também sempre fui mais de livros, maaas... I'll give it a try!
    -Olha só para ter uma pequena noção... Quantas calorias consomes por dia? Só pergunto porque sei que tiveste um plano para emagrecer, e queria ter uma noção, mesmo tendo noção da individualidade de cada um, etc. etc. :P (não é preciso ao pormenor, segundo +/- o teu plano para manter peso, claro que não falo, sei lá do azeite nos estrugidos e isso, uma estimativa...-por falar em estrugidos, a cebola não acaba por ser frita? faço sempre, mas fico na dúvida :S)
    Por último: alguns dos teus posts desaparecem! Do género carrego nas sugestões e diz que não foi encontradi :( se quiseste apagá-los «it's your business», só tô avisando...

    Desculpa lá a mistura de línguas, hoje apetece-me :D Besos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fazes muito bem em ver o filme :) Eu gostei imenso - apesar de não ser um filme muito 'típico' deixa-te a pensar sobre imensas coisas, e acho que não deixa ninguém indiferente ;)

      Sinceramente eu não faço a mais pequena ideia das calorias que consumo por dia! Gostava de te dar uma estimativa, mas não faço mesmo ideia porque não sei. Quando fiz dieta acho que consumia umas 1500/1700 e hoje em dia não como muito mais, depende dos dias.

      Usar azeite no refogado não é errado, até porque todos precisamos de gordura na nossa alimentação (30% das calorias que consumimos devem vir de gorduras saudáveis). Podes obter essa gordura através do consumo da carne ou peixe, do leite e dos iogurtes, mas também das gorduras vegetais como o azeite ou os frutos secos :)

      Em relação aos posts que desaparecem: eu sei, há uns tempos passei-me da cabeça e apaguei uns quantos que não tinham receitas ou que tinham receitas pouco interessantes. Foi uma parvoíce e arrependi-me logo a seguir, mas o que está feito está feito!

      Beijinhos e tem um bom resto de dia :)

      Eliminar
  5. Ainda não vi nenhum dos filmes. Mas parecem-me ser bons. Quando vir já te digo se gostei. ;)

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  6. Olá! É a primeira vez que comento no teu blog! Gosto muito btw. O Oldboy também é um dos meus favoritos! Não posso deixar de te recomendar o Simpathy for lady vengeance, do mesmo realizador, faz parte da trilogia da vingança, fantástico!

    ResponderEliminar
  7. Já vou pôr na lista ;-) aliás vou pôr os dois!!

    ResponderEliminar
  8. Não conheço nem nunca ouvi falar... e parece que faço parte das pessoas que não tem grande motivação para ver filmes sul-coreanos... pode ser que um dia veja! Agradeço a sugestão:)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />