22 de fevereiro de 2013

Muffins de cenoura e laranja com nozes e a minha resolução de Ano Novo :)

You like potato and I like potahto,
You like tomato and I like tomahto,
Potato, potahto, tomato, tomahto!
Let's call the whole thing off!

Fred Astaire e Ginger Rogers


Sempre fui a miúda de óculos com a cabeça enfiada nos livros, e por isso sempre achei os filmes aborrecidos. Ao contrário dos livros, os filmes não nos permitem imaginar os cenários, as personagens ou os diálogos, e também não nos permitem fazer uma pausa se estivermos cansados ou lermos mais depressa se estivermos particularmente entusiasmados. 

No entanto, é inegável que os filmes são uma parte muito importante da nossa cultura, e por isso uma das minhas resoluções de Ano Novo foi precisamente investir mais na minha veia cinematográfica. O Pedro alinhou e decidimos recorrer à lista dos 250 melhores filmes do IMDb, que desde então temos seguido sem nenhuma ordem específica.

E foi assim que mudei radicalmente de opinião: é impossível não ficarmos maravilhados com a qualidade de filmes como o 'Pulp Fiction', o 'The Usual Suspects' ou o 'Fight Club', que nos prendem ao ecrã do início ao fim. 


Foi numa dessas tardes de cinema que surgiram estes muffins. Eu queria fazer muffins de cenoura, o Pedro estava com desejos de muffins de laranja, e acabaram por surgir estes muffins de cenoura e laranja :) Juntamente com uma caneca de chá bem quentinha foram o nosso lanche enquanto víamos o 'The Departed', mais um filme absolutamente soberbo. 

Quem diria, afinal a miúda de óculos gosta de filmes :)


Muffins de cenoura e laranja com nozes (receita adaptada do livro 'Muffins - Fast and Fantastic')

Ingredientes (para seis muffins):

* 140g de farinha de trigo;
* Uma colher de chá de fermento;
* Um quarto de colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Um pitada de sal; 
* Uma pitada de canela;
* Uma pitada de noz-moscada;
* Um ovo;
* 50g de açúcar amarelo;
* Raspa da casca de meia laranja;
* Sumo de uma laranja e água até perfazer 90ml;
* 55g de cenoura ralada;
* Duas colheres de sopa de óleo; 
* 30g de nozes picadas grosseiramente. 

Confecção: 

 * Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal, a canela e a noz-moscada;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, a raspa e o sumo de laranja, a água, a raspa de cenoura, o óleo e as nozes, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.


 

Com o sabor dado pela laranja e a consistência húmida dada pela cenoura estes muffins ficaram absolutamente deliciosos :D Ficaram com um certo toque fresquinho que me fez imediatamente pensar no Verão :D

Entretanto acrescentei uma nova página no blog, para quem quiser consultar a lista dos 250 melhores filmes do IMDb :) Será que conseguimos terminar a lista até ao fim de 2013? :D

Até amanhã! :D  

33 comentários:

  1. Estes muffins ficaram lindos!! Nunca misturei cenoura e laranja mas deve ser uma óptima combinação, gostei da ideia!

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  2. Que lindos cupcakes, Joana!!
    Ideais para uma sessão de cinema!
    Quando puderes passa no meu cantinho que tenho lá um miminho para ti!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  3. também ando a seguir essa lista com o Pedro há uns tempos :), há clássicos do cinema que é impossível não nos conquistarem :) eu adoro livros... mas há cinema incrível, sou uma apaixonada!
    com esses muffins a acompanhar, cenário perfeito!
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana,
    A miúda de óculos que gosta de ler, acabou sendo médica e a miúda que descobriu que gosta de filmes, continua com óculos, mas diverte-se a fazer muffins e a degustá-los em frente ao écran!!
    Nós cá em casa utilizamos muito a IMDB, até para ver o "score" de algum filme que estejamos em dúvida se havemos de ver ou não.
    Estes muffins são simplesmente divinos e com a cenoura e a laranja (casamento arranjado no céu), só podem ser magníficos mesmo.
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Que muffins lindos, ficaram mesmo a chamar por mim, deviam estar uma delicia :) Quanto a filmes nós antes iamos muito ao cinema, agora temos tido tanto trabalho que acabamos por ver filmes em casa, mas não com a mesma frequencia do cinema, porque o tempo parece que corre de nós :/

    beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  6. Belos bolinhos! E vou já espreitar a nova página dos filmes. bjs e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Olá :D
    Mais uma vez vens com muffins lindos e perfeitos :D
    Eu adoro ver filmes (e series) mas sim, se pudesse, todos os dias via um filme. Não sigo assim nenhuma ordem, a não ser ver as quando são as estreias no cinema e ver qual mais me agrada :)
    Beijinhos e boa sexta-feira*

    ResponderEliminar
  8. Ver estes muffins logo pela manhã, só dá vontade de ir para casa e fazer uns!
    Eu sempre adorei cinema :) Um beijinho Joana

    ResponderEliminar
  9. Eu também ando a ver essa lista de filmes :)
    Os teus muffins tem um aspecto delicioso.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Joana,
    A conjugação de um filme e estes muffins é perfeita!!!
    Esta receita tem tudo para ser um sucesso!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  11. Eu cá tb sou mais virada pra livros, no entanto os filmes tb me encantam :)...
    Esse muffins ficaram mesmo 5*!!! Delícia
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. hum, acho que vou testar estes no fim de semana!

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana,
    sou amante de filmes, mas gosto de um bom livro tbm, os
    livros enriquecem o nosso vocabulário e a escrita, são
    bons companheiros.
    Você é muito criativa, seus muffins ficaram perfeitos, parabéns!

    Beijinhos, ótimo fds!

    ResponderEliminar
  14. Joana tem como substituir a farinha por farelo de aveia ? Não posso comer farinha :(

    ResponderEliminar
  15. Que linda cor têm os Muffins!!
    Bons filmes :-)

    ResponderEliminar
  16. Estes muffins têm um ar fantástico! Dava-lhes já uma dentada!

    ResponderEliminar
  17. Esses Muffins Joana ... Que perdição !!! Excelentes !
    Beijinho doce e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  18. Ficaram lindos e a conjugação da cenoura com a laranja é ótima.
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  19. Ola querida Joana, antes de mais adorei o cabeçalho eheh pois é...ando distante porque ando sem net, e nao dá para ter atenção ao blog sem net:s por vezes , como hoje, tenho uma pen comigo ou net gratuita do shopping, mas mesmo assim sao visitas relampago.. mas assim que possa voltar a ter net, ca estarei com novas ideias que ja andam na cabeça e prática, e bom humor, pensamentos...tenho umas saudades enormeees do blog e de vos ter na minha vida!!!! beijinhos muito grandes e boas receitas(como sempre:) )

    ResponderEliminar
  20. Eu adoro filmes. The Usual Suspects é um dos meus favoritos e já o revi muitas vezes!
    Um blog que associa muito bem cinema e cozinha é o "Cozinha em Cena", da querida Sara. Se quiser, passe por lá e veja o que é uma pessoa que ama cinema e cozinha! http://www.cozinhaemcena.com.br/
    Quanto aos muffins, têm tudo o que amo e ficaram lindos, com uma cor muito apetitosa!
    Beijocas, Joana e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana,
    Gosto tanto de filmes!
    Quase sempre vejo sozinha, o meu maridão não liga e até adormece, ahahah!
    Este muffins estão fantásticos, uma cor linda e o interior de aspeto fofo... eu também comia 2 ou 3 em frente a um bom filme.
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. The Departed é um filme espectacular. :)

    E esses muffins são pra lá de tentadores!

    ResponderEliminar
  23. Eu já vi muuuuuitos filmes! Agora ando mais calminha. Nunca percebi o culto do Pulp Fiction... embora reconheça que é bem feito.
    Eu geralmente fico-me pelas pipocas ou gomas a ver filmes! :)

    Tens aí uma grande lista, vamos a isso! ;)

    Beijinhos e bom f-d-s!

    ResponderEliminar
  24. Nesse aspecto não sou esquisita. sempre adorei ler, e leio continuamente livros, por vezes 3 ou 4 por mês, mas isso nunca me impediu de apreciar um bom filme. Entendo quando dizes que nos livros a nossa imaginação é livre, mas realmente há muito bons filmes que valem a pena ser vistos :)
    Quanto aos muffins mais uma vez nos presenteias com uma bela delícia!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Um excelente aspecto e o papel laranjinha ficou melhor ainda.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Olá! Eu também fui assim a miúda dos óculos que adorava ler e ver pouca televisão. Ainda adoro ler, os óculos troquei-os por lentes, mas continuo a gostar pouco de televisão e gosto de alguns filmes. Vou espreitar a tal lista :) E gostei muito do blogue, as palavras e as receitas encheram-me a barriga.
    Bjos

    ResponderEliminar
  27. Que ideia brilhante: um quer cenoura, outro quer laranja, junta-se os dois :D
    Envia-me um :D

    ResponderEliminar
  28. q muffins lindos Joaninha :)
    vc 'e tao magrinha..vc come sempre qts qdo vc faz? :)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  29. Olá Joana.
    Segui a tua receita e gostei muito :)
    Podes ver no meu blog o resultado: http://sist2it.blogspot.pt/2014/01/muffins-de-cenoura-laranja-e-nozes.html

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />