21 de fevereiro de 2013

Rolo de peru recheado com queijo e envolto em bacon, ou o meu melhor rolo de sempre :D

You can't always get what you want!
You can't always get what you want!
You can't always get what you want!
But if you try sometimes,
You just might find
You get what you need!

The Rolling Stones


Eu já estou perfeitamente habituada a levar a marmita para o hospital todos os dias. Na verdade, confesso-vos que adoro levar a minha própria comida: assim posso inventar novos pratos, como muito melhor e poupo bastante dinheiro. 

Agora que levar a marmita para o almoço se tornou um hábito cá em casa não é pouco habitual eu e o Pedro cozinharmos pratos diferentes: assim eu posso comer os meus pratinhos vegetarianos à vontade sem ter de ouvir o Pedro a rezingar que não gosta, e o Pedro pode comer os pratinhos de carne dele à vontade sem ter de me ouvir a rezingar que comemos sempre a mesma coisa.  

É numa dessas noites que se desenrola esta história. 


Eu estou na cozinha a saltear courgette para misturar com o farfalle delicioso que tinha sobrado do estufado e o Pedro está a olhar para a carne picada de peru com um ar tremendamente desinspirado. Decido dar um pouco de ajuda à equipa inimiga, e sugiro fazer um rolo de carne, um prato sempre delicioso e bastante prático. 

Como o rolo de carne é a minha especialidade invertemos os papéis: o Pedro vem cozinhar a minha courgette e eu fico a fazer o rolo. 

E esta é a história do melhor rolo de carne que eu já fiz. E que o Pedro comeu. Enquanto eu comia a minha courgette grelhada. Decididamente, nem sempre podemos ter aquilo que queremos. 


Rolo de peru recheado com queijo e enrolado com bacon 

Ingredientes (para quatro pessoas):

* 500g de peito de peru picado;
* 100g de queijo mozzarella ralado;
* Quatro fatias de bacon;
* Uma cebola picada;
* Três dentes de alho picados;
* Salsa picada (usei congelada);
* Uma colher de sopa de pimentão-doce;
* Uma colher de sopa de paprika;
* Uma colher de chá de piri-piri;
* Uma pitada de sal;
* Uma colher de chá de mistura de especiarias italiana; 
* Três colheres de sopa de molho de tomate;
* Uma colher de sopa de ketchup picante;
* 100ml de vinho verde;
* Um fio de azeite. 

Confecção: 

* Misturar numa tigela o peito de peru picado, a cebola picada, o alho picado, a salsa, o pimentão-doce, a paprika, o piri-piri, a pitada de sal e a mistura de especiarias italiana; 

* Misturar bem e formar uma bola; 

* Transferir para uma superfície lisa coberta com um rectângulo de papel de alumínio e formar um rectângulo; 

* Cobrir com o queijo ralado;

* Fechar o rolo com o auxílio da folha de alumínio; 

* Cobrir com as fatias de bacon e prender com palitos, se necessário; 

* Colocar num tabuleiro de ir ao forno onde se juntou o vinho, o molho de tomate, o fio de azeite e o ketchup; 

* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante 45 minutos, regando com o molho de vez em quando.

 

E foi assim que no dia seguinte o Pedro almoçou um rolo de carne delicioso e eu almocei courgette grelhada (a bem da verdade, bem deliciosa também!). Mas o rolo não perdeu pela demora, porque foi o jantar dos dois no dia seguinte! :D 

Espero que tenham gostado da sugestão! :D 

Até amanhã! :D

37 comentários:

  1. Sou uma fã de marmita!! No meu anterior trabalho tínhamos condições fantásticas para quem levava marmita, não era uma coisa "marginal" e era um momento de convívio porque muitas pessoas levavam o almoço de casa! Trocávamos dicas de culinária e roubávamos inspiração para outros pratos :) E continuo a trazer a marmita comigo!
    Adoro rolo e este está mesmo a rir-se para mim com o recheio fantástico de queijo!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. E realmente está com um aspeto suculento e apetitoso. Eu sei que me iria deliciar e vou mesmo roubar a receitinha :D

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, Joana!
    Ficou um rolo de carne muito apetitoso, mas não resisto a courgette grelhada, simplesmente adoro e ultimamente tenho feito bastantes vezes...
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Muito bom aspeto!!! Qualquer dia faço!
    Beijocas e que tenhas um bom dia :)

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa faço muitas vezes, e dá para rechear de tantas maneiras que acaba sempre por ficar delicioso.

    ResponderEliminar
  6. Esse peru está bem a meu gosto...que maravilha!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Joana

    Impossivle não gostar da sugestão :) Cá em casa faço muitas vezes rolo de carne. Normalmente congelo e estão prontas para uma refeição rápida, só tirar do congelador directo para o forno 30 minutos e já está. Levo a tua sugestão para as próximas que fizer

    Beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  8. Olha ainda ontem ao jantar tivemos rolo de carne e por aqui também é dia de festa quando o temos.Os meus filhos adoram...
    Esta versão tem realmente bom aspecto e um dia destes venho tirar inspiração aqui...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  9. Ficou tão bonito o rolo Joana, e deve ser mesmo muito saboroso! :D*

    ResponderEliminar
  10. Eu só não sou adepta da marmita pk a minha casa é a 5 min do trabalho, então vou a casa ou à mãe. Nada como comidinha caseira :)
    Adorei o teu rolo, nunca fiz só com carne branca, mas parece-me mesmo guloso :).
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Nunca fiz rolo de carne porque tenho sempre receio que se desfaça no forno ou que não fique bem cozinhado. Mas este rolo parece uma delicia e digno de ser experimentado, e logo com queijo e bacon que o namorado adora! Adorei a receita!

    ResponderEliminar
  12. Olá :D
    Eu nunca comi rolo de carne e sempre tive esse desejo.
    O teu rolo ficou muito bonito e estava delicioso de certeza :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Que belo aspecto e que bela sujestão. bjs

    ResponderEliminar
  14. Que rolo de carne maravilhoso, adorei, deve ser uma delicia:) Fiquei com agua na boca só de ver as fotos.

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  15. Querida Joana,
    Então nem o teu vegetarianismo resistiu ao melhor rolo de carne de sempre, hein??
    Acredito, pois o aspecto dele é divino e já vou levar a receita para o experimentar também!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  16. Nunca provei rolo de peru.. me parece delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Hummmmmm.....que fome! Seu prato ficou saudável, lindo
    e irresistível, amei!

    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Olá Joana,
    estava aqui a divertir-me só de pensar no ar do Pedro sem saber o que fazer à carne e tu a tomares conta do recado :) mas é assim que é bonito,essa partilha e essa cumplicidade.
    O rolo ficou com um aspeto delicioso e tu não resististe :)
    Não costumo fazer rolo de carne, mas o meu filho gosta, por isso levo a receita para ele fazer :)
    Bjns e ótima 5ªf

    isabel

    ResponderEliminar
  19. humm, deve ser mesmo o melhor rolo de sempre :)

    ResponderEliminar
  20. Esse rolo esta mesmo uma delicia,adorei o recheio.
    bjs

    ResponderEliminar
  21. Estava a ver que tinhas perdido a oportunidade de comer o teu melhor rolo e que tinha sido só o Pedro a fazê-lo!
    Ainda bem que sobrou para o jantar! Parece uma maravilha!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  22. Ficou uma refeição bastante apetitosa!
    Acho um mimo cozinharem assim os dois!

    ResponderEliminar
  23. O amor é assim! eheh :) Acredito que a courgette estivesse boa, mas, neste caso, acho que ia preferir estar no lugar do Pedro. :p

    Eu também prefiro levar sempre comer de casa, embora às vezes me dê preguiça prepará-lo. Mas é, sem dúvida, melhor e mais barato!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  24. Olá Joana,
    Que óptimo aspecto, já me está a crescer água na boca! Deve ficar maravilhoso com o bacon e o queijo! Nhami nhami!

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  25. Também aqui em casa se usa diariamente a marmita. Só muito, muito, muito de vez em quando é que vamos comer fora! E é verdade que o rolo de carne dá muito jeito para almoços em dia de trabalho. (mas claro que cá em casa é sem queijo...)

    ResponderEliminar
  26. Adoro rolo de carne e esse teu ficou com um aspeto delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Que refeição tão apetitosa Joana, obrigada pela partilha

    beijinho!

    ResponderEliminar
  28. muito bom mesmo. Vou guardar...
    Bjkas

    ResponderEliminar
  29. Joaninha, a foto numero 1 está uma delicia!
    Nada a ver, mas...sabes que eu já vi os Rolling Stones ao vivo, no Estádio de Alvalade, em 1995. Quantos anos tinhas ? :)
    Eu gosto de cozinhar e da comida que faço, mas quando são os outros a cozinhar para nós, também sabe bem! ...ainda que no vosso caso tenha sido apenas inversão de papeis.
    Está tudo bem por ai?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. huumm...eu acabei de jantar há pouco e já fiquei com fome..isso tem um aspecto delicioso!! :)

    ResponderEliminar
  31. ai o rolo tem um aspeto de-li-ci-o-so ;)
    o amor é isso mesmo, discordar em alguns assuntos claro, mas fazer tudo o que está ao nosso alcance para agradar a quem nos ama de coração :D

    ResponderEliminar
  32. Olá! Parabéns pelo blog, antes de mais :)
    Experimentei ontem esta receita, mas acrescentei espinafres, que enrolei juntamente com o queijo. Ficou uma maravilha! Para a próxima tenho de ter mais cuidado com o sal... Acho que ficou ligeiramente "puxado", com o bacon e o queijo... Servi com arroz de cenoura.
    Obrigada pela inspiração num daqueles dias em que nao temos ideia do que havemos de fazer para o jantar :D
    Mariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana! :)

      Também tenho experimentado juntar espinafres no rolo, assim no meio dos outros sabores o Pedro nem dá por eles ;) Eu costumo juntar muito pouco sal na comida, e normalmente tenho em consideração que o bacon (principalmente o bacon, nem tanto o queijo) dá um gosto bastante salgado :)

      Obrigada pelo teu comentário e ainda bem que gostaste da receita :)

      Beijinhos e tem um bom resto de dia :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />