29 de abril de 2013

Tiramisu para um curso a acabar :)

Dentro de um estudante, o eterno amante de capa ao luar,
Existe a vontade de que a faculdade o deixe ficar.
Mas tal como o dia a noite fugidia irá destronar,
Também negras capas transformam-se em batas para não mais voltar.

O tempo não cede ao clamor que lhe pede para voltar atrás.
Das fitas apenas memórias serenas de um sonho fugaz.
A página vira e a alma respira por mais um momento.
Seis anos de amor, paixão e fulgor, levou-os o vento.

Balada da Despedida, Tuna Médica de Lisboa


O curso está a acabar. 

Faz-se o livro de curso, escrevem-se as fitas para os amigos, entregam-se as nossas fitas às pessoas de quem gostamos e prepara-se o vestido para o Baile de Finalistas. Daqui a apenas dois meses vou terminar o curso, e daqui a oito meses já estou a trabalhar. 

Medo. 


Foram seis anos, mas pareceram seis meses. E no coração guardo memórias felizes, muitas gargalhadas, algumas lágrimas, uma certa expectativa e uma enorme quantidade de perguntas. 


Não tenho qualquer dúvida que a verdadeira aventura começa agora, mas isso não me impede de olhar para trás e de me sentir muito agradecida: às pessoas que conheci, à faculdade que me recebeu, aos amigos que fiz, ao amor que encontrei, aos tutores que me inspiraram, ao local onde pertenci durante os últimos seis anos.

E sei que nunca me esquecerei do que vivi, do que aprendi e do que cresci. Do quanto estou diferente da miúda de 18 anos que sabia tudo sobre a vida, menos cozinhar. Do quando estou igual à miúda de 18 anos que só queria ser feliz e dar o melhor de si aos outros.


Estou determinada a aproveitar o tempo que me resta ao máximo, e por isso na semana passada decidi fazer um novo jantar com os meus afilhados. O nosso último jantar tinha sido um jantar temático irlandês, e desta vez fiz um jantar temático italiano, com direito a pão de alho, pizzas e tiramisu. 

Marquei o jantar para o dia 24 de Abril, véspera de feriado, mas acabei por fazer banco nesse mesmo dia e cheguei a casa já demasiado tarde para preparar o que quer que fosse. Não houve problema: o Pedro comprou o pão de alho, encomendámos as pizzas e comemos o tiramisu que eu tinha preparado na noite anterior. 


E tudo foi perfeito, porque o que importa nestes momentos são as pessoas. Por muito que eu goste de cozinhar, por muito que eu goste de ouvir elogios e por muito que eu goste de fazer pratos saborosos, nada disso se compara ao quentinho que sinto no coração quando estou rodeada de pessoas que adoro. 


Tiramisu (receita adaptada do blog 'A Culinary Journey with Chef Dennis')

Ingredientes:

* Seis gemas de ovo;
* 220g de açúcar; 
* 280g de queijo mascarpone;
* 400ml de natas para bater;
* 200g de palitos la reine;
* 250ml de café frio;
* Duas colheres de sopa de rum; 
* Cacau em pó para polvilhar. 

Confecção: 

* Juntar as gemas e o açúcar levar a aquecer em banho-maria sobre água a ferver

* Reduzir o lume para o mínimo e deixar cozinhar lentamente durante dez minutos, mexendo sempre; 

* Transferir para uma tigela e bater com a batedeira até a mistura engrossar;  

* Juntar o queijo mascarpone, batendo bem; 

* Numa tigela à parte bater as natas em chantilly e juntar na mistura de queijo mascarpone; 

* Misturar o café e o rum e molhar os palitos rapidamente, sem deixar que amoleçam demasiado; 

* Fazer uma camada de palitos la reine num tabuleiro de 15x23 ou de 20x20;

* Cobrir com metade do creme de mascarpone; 

* Cobrir com os palitos e cobrir com a metade restante de creme; 

* Refrigerar durante pelo menos quatro horas, e idealmente durante uma noite; 

* Polvilhar com cacau antes de servir. 


Eu sei que esta receita não é nada saudável, mas um dia não são dias! :D Ficou uma delícia, e é decididamente o melhor tiramisu que já provei (vá, eu também só tinha comido o tiramisu da mãe do Pedro!) :D  

No entanto, o tirasimu não ficou sólido como eu gostaria. De sabor estava perfeito, mas não ficou tão consistente como eu estava à espera, e acho que da próxima vez vou experimentar colocá-lo umas horas no congelador antes de servir :D 

Tenham uma óptima semana! :D