28 de abril de 2013

Muffins de limonada de frutos silvestres e uma ida às urgências.

I need you to soothe my head,
And turn my blue heart to red.

Doctor doctor, gimme the news!
I got a bad case of lovin' you!
No pill's gonna cure my ill,
I got a bad case of lovin' you!

Robert Palmer


No primeiro ano da faculdade eu comecei a sofrer de infecções urinárias recorrentes: chegava a ter duas por mês, e mal parava de tomar antibiótico para curar uma logo tinha outra à perna.

Desenvolvi resistência a dois antibióticos diferentes e passei longas noites nas urgências, até que finalmente descobri uma bomba um antibiótico que resultava e estabilizei - e desde então tenho no máximo uma infecção urinária por ano.


Eu sei que há pessoas que têm infecções urinárias simples e continuam a sua vida como se nada fosse, mas as minhas infecções urinárias são quase catastróficas: fico desesperada de dores, não estou bem em posição nenhuma e só me apetece desaparecer da face da terra. Uma infecção urinária é para mim um pesadelo, bem como um dia perdido entre a casa-de-banho e a cama até o antibiótico começar a fazer efeito.

 

Desta vez foi diferente. Comecei a tomar antibiótico mal senti os primeiros sintomas, mas a verdade é que três dias depois estava rigorosamente na mesma.  Vai daí, fui às urgências.

Veredicto: um novo antibiótico, o quarto desde que esta saga infernal começou.


Mal cheguei a casa tomei o antibiótico, e o facto é que duas horas depois já me sentia melhor. Estava cansada de estar deitada na cama e a precisar desesperadamente de me distrair, e por isso decidi fazer muffins com o resto da limonada de frutos silvestres

Ei-los - uns muffins suaves e saborosos, com a conjugação deliciosa do limão e dos frutos silvestres. Uns muffins que tornaram o meu dia um bocadinho melhor. 


Muffins de limonada de frutos silvestres

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha de trigo;
* Uma colher e meia de chá de fermento;
* Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal; 
* Duas colheres de sopa de sementes de papoila;
* Um ovo;
* 80g de açúcar;
* Duas colheres de chá de raspa de limão (raspa de dois limões);
* 210ml de limonada de frutos silvestres;
* 60ml de iogurte líquido de frutos silvestres;
* Seis colheres de sopa de óleo vegetal.

Confecção: 

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e as sementes de papoila;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, a raspa de limão, a limonada, o iogurte líquido e o óleo vegetal, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados (nunca mais de quinze 'misturadas');

* Colocar em forminhas para muffins enchendo a forma apenas até 2/3 ou 3/4 e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.




Até amanhã! :D  

30 comentários:

  1. Ficaram uma tentação! Era perfeitos para o meu pequeno almoço :)
    beijinhos e um bom domingo

    ResponderEliminar
  2. eu detesto a sensação de ter uma infeção urinária. felizmente nunca são tão rigorosas e só houve até agora um antibiótico que não me fez nada (um que só se toma dois dias, acho eu). este ano já tive uma, em janeiro... bah! as melhoras Jo :)

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que já passou. Não há nada que possas fazer para isso melhorar de vez? Ou as infecções são consideradas crónicas?
    Entretanto, os muffins têm muito bom aspecto! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Como te compreendo, já sofri do mesmo, cheguei até a fazer um tratamento para não as apanhar mas não adiantou de nada. Eram umas a seguir às outras, até que fui ao urologista e tive 5 meses a tomar antibiótico. Foi um bocado mau mas até hoje nunca mais tive nenhuma, já lá vão 5 anos.
    As melhoras!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Já tive duas infecções dessas e sei bem o que custa e dói... muita força para ti!

    Quanto aos muffins, uau, que receita original!

    ResponderEliminar
  6. As melhoras Joaninha e obrigada por, mesmo doente, partilhares o teu carinho connosco. Muffins bons para este tempo bom (sim, aqui ainda está bom)!

    Um beijo,
    Aida

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, Joana. Tadinha de ti, eu só tive uma infecção urinária na vida e é do pior que há! Imagino o horrível que será tê-las com frequência... Mas ainda bem que já passou, e que aproveitaste para fazer esses maravilhosos muffins!
    Beijinhos e tem um bom domingo!

    ResponderEliminar
  8. Espero que estejas melhor Joana. Estes muffins estão uma delícia e de certeza que te fizeram sentir um bocadinho melhor. Este fds também foi de muffins cá em casa:) beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Mais uns muffins originais da nossa menina... estão lindos, Joana! E espero que acertes com o antibiótico e te vejas livre dessas crises de vez!
    beijinhos, um bom Domingo!

    ResponderEliminar
  10. Realmente são dores horríveis. No meu caso, só comecei a ter depois da minha 1ºgravidez há 11 anos atrás e volta e meia acontece...
    Oxalá que desta vez melhores e fiques sem dores.
    Desculpa a ausência de comentários, mas o tempo não dá para tudo e de certeza entendes.
    os muffins, como sempre, ficaram fantásticos.
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  11. coitadinha :( também sofro disso, é mesmo terrível. As melhoras querida!

    ResponderEliminar
  12. Adoro bolos com sementes de papoila,eu ia adorar esse lindos muffins.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Mais uns muffins para experimentar. E até tenho cá um iogurte de frutos silvestres...hmm..acho que já tenho bolo para hoje! :D

    Sabes que há coisas que podem ajudar a prevenir infecções recorrentes? O arando vermelho é óptimo para isso. Existem estudos médicos feitos com o sumo e a própria fruta que não são muito conclusivos, mas cá em Portugal há no mercado alguns produtos que têm tido bons resultados,

    por ex. este: http://portal.simposium.pt/medicamento-monografia-iural+2_9041_13824#column0

    e este: http://portal.simposium.pt/medicamento-monografia-prevecist_8666_13368#column0

    Não faz efeito em toda a gente mas às vezes não custa experimentar!

    As melhoras ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Joana,
    nunca tive infecção urinária, mas dizem que as dores são terríveis,
    desejo lhe melhoras e que não volte a ter dores.

    Seus bolinhos estão perfeitos, bela mistura de sabores!
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. As melhoras! Tens é de tentar descobrir o que te causa as infecções urinárias... a minha irmã também tinha muitas (como tu, com dores que parecia que ia morrer), mas quando deixou de usar roupa interior sintética desapareceram de vez (se bem que como aspeto negativo temos a roupa interior de algodão, que quase sempre é horrorosa).
    Os muffins ficaram com um aspeto delicioso, ainda não é hora do lanche, mas já ia um!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Ohhh!!! que chatice Joana :(
    Realmente não é fácil e sinceramente espero que por esta altura já estejas melhor :)
    A tua sugestão é deliciosa, os muffins ficarem mesmo apetitosos :P
    Bjokas e bom domingo

    ResponderEliminar
  17. As melhoras Joaninha.

    Belos muffins (como sempre!)

    ResponderEliminar
  18. Infecções urinárias são sempre um 31!! A última que tive, que já foi há algum tempo, deu-me dores terríveis, que não passavam! Sei bem o que é passar por isso :(
    Mas desforraste-te muito bem nestes lindos muffins de limonada!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  19. Hum... Deliciosos!

    Perfeito para um lanche de Domingo.

    Abração, Fábio.

    ResponderEliminar
  20. Nada como um belo docinho como este para nos fazer esquecer as coisas más da vida :)

    Os muffins ficaram com excelente aspecto!

    Muito obrigado pelas tuas palavras tão simpáticas no meu cantinho :)

    Um beijo
    Diogo

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana :)
    No outro dia li o teu comentário no blog "filosofiademim" e não pude deixar de estar de acordo com todas as tuas palavras. Fiquei logo a acreditar que se vieres a ser psiquiatra serás uma ótima profissional. Sabes dizer as coisas da maneira certa e nem todos conseguem fazer isso! Costumava ler diariamente esse blog e, apesar de nunca ter comentado, sempre tive a mesma opinião que tu. Ontem quando fui para entrar no blog vi que este tinha sido eliminado. Estranhei um pouco e só a ideia de pensar que ela o fez por causa de um comentário construtivo deixa-me confusa. Acho que ela devia aceitar de melhor forma as críticas construtivas, em vez de ligar apenas aquelas com as quais ela concorda. Só assim podemos melhorar enquanto pessoas. Espero que ela pense sobre isso e tenha a coragem de voltar, se ela quiser, e de uma maneira mais positiva :)
    Digo novamente: admiro-te muito e leio-te todos os dias, não só por adorar as tuas receitas, mas também pela qualidade das tuas fotos e da tua escrita! :)
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá R.!

      Não sabia que ela tinha apagado o blog, mas para te ser muito sincera acho que lhe vai fazer bem afastar-se e parar de encarar a comida de uma forma tão patológica. Longe de ser uma crítica, o comentário que eu deixei à Cláudia foi uma oferta honesta de ajuda, e acho que ela percebeu o que eu quis dizer e decidiu fazer o que lhe pareceu melhor. Sinto-me um bocado culpada e espero nào ter sido demasiado dura, mas também não me sentia bem a ver o comboio descarrilar e não fazer nada.

      Dito isto, muito obrigada pelo teu comentário. É sempre giro receber comentários de quem me segue 'anonimamente' :)

      E muito obrigada por teres dito que vou ser boa psiquiatra, embora me pareça que ainda tenho muito de aprender :) Bem, não é por falta de vontade ;)

      Beijinhos e tem uma boa semana! :)

      Eliminar
  22. Sem dúvida que infeções urinárias são terríveis, mas superar isso com uns deliciosos muffins, acho que acaba por correr bem :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  23. Que saborosos devem ser! As melhoras, eu cá tenho infecções urinárias e nem dou por elas, só sei pelas análises.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. As infecções urinárias são muito complicadas de tratar.
    Desejo as melhoras rápidas.
    Os bolinhos ficaram maravilhosos
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Olá Joaninha :) estou de volta, estive de férias :)! espero que estejas melhor, infecções urinárias é terrível =/ beijinhos**

    ResponderEliminar
  26. Olá Joana,

    Desejo as tuas melhoras, felizmente nunca passei por isso.

    Os teus muffins estão lindos e muito convidativos, gostei imenso da receita ! :)

    Beijos

    Isabel

    ResponderEliminar
  27. Devem ficar uma boa combinação de doce/amargo esses muffins!
    Felizmente nunca tive nenhuma infecção urinária (que me lembre), mas já me disseram que as dores são horríveis...

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  28. Boa noite,

    Já experimentas produtos naturais? Eu tive uma altura em que também as tinha com alguma frequência, e graves mesmo! E comecei a tomar um produto natural que comprei no celeiro... e melhorei bastante.
    As melhoras!!!

    ResponderEliminar
  29. Devem ficar deliciosos!
    As tuas melhoras, espero que passe depressa, não deve ser nada agradável :(

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />