8 de abril de 2013

Muffins de morango e tangerina com sementes de papoila para a Filipa :D

A picture paints a thousand words.
As one door closes, another door opens.
Two wrongs don't make a right...

Now good things come to those who wait,
Take the highs with the lows dear...
You'll get what you’re given,
And everything's gonna be alright.

Lily Allen
 

Eu criei o meu blog há mais de um ano, e pelo caminho conheci pessoas fantásticas e recebi comentários extraordinários. Não há dia em que um comentário ou um mail não me faça sorrir, e sinto-me muito honrada com todo o apoio e entusiasmo com que fui recebida. 


Há uns meses organizei um desafio que consistia em sugerir temas para os meus jantares temáticos, e mesmo em cima do prazo do fim do desafio recebi um mail enorme da Filipa com a sua participação, com o tema 'jantar norte-americano'. Mais do que sugerir os pratos, a Filipa falou da sua grande paixão pelos Estados Unidos e pela comida americana, falou-me das características de cada prato e ainda me forneceu as receitas.

Até então nunca tinha falado com a Filipa, e de repente com um único mail criou-se uma enorme empatia. Mais do que falar de comida, a Filipa falou-me dos seus sonhos, das suas vitórias e dos seus objectivos, e foi impossível ficar indiferente a isso. 


Como prémio do desafio enviei-lhe um guia turístico de Nova Iorque, com os desejos de que ela pudesse utilizá-lo muito em breve :) 

A Filipa ficou sensibilizada pelo meu gesto, e decidiu retribuir enviando-me aquela que foi sem sombra de dúvida uma das melhores prendas que já recebi: o livro 'Muffins - Fast and Fantastic' da Susan Reimer. 

Imagem retirada daqui
E digo-vos, se eu já era fã de muffins, depois de ler o livro fiquei louca por eles. O livro ensinou-me dicas importantíssimas em relação à forma de confecção, aos utensílios a usar e aos melhores ingredientes, e ainda tem imensas receitas deliciosas que eu já experimentei e que já adaptei. 

E é assim que sempre que faço muffins penso na Filipa. E agradeço-lhe muito. E penso que realmente as pessoas mais extraordinárias cruzam-se connosco das formas mais curiosas.


Muffins de morango e tangerina com sementes de papoila

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha de trigo;
* Uma colher e meia de chá de fermento;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Duas colheres de sopa de sementes de papoila;
* Um ovo;
* 100g de açúcar;
* Raspa de duas tangerinas;
* 210ml da mistura do sumo de duas tangerinas com cerca de dez morangos;
* 60ml de iogurte líquido de morango;
* Seis colheres de sopa de óleo. 

Confecção: 

* Misturar o sumo de tangerinas com os morangos e triturar com a varinha mágica;

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, as sementes de papoila e o sal;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, a raspa das tangerinas, 210ml do sumo de tangerina e morango, o iogurte e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e l
evar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos


Esta receita surgiu de uma invenção minha, num dia em que estava indecisa entre fazer muffins de morango ou muffins de tangerina :) Estes muffins ficaram deliciosos (eu sei que digo isto de quase todos os meus muffins, mas juro que é mais pura das verdades!) :

Aproveito para participar com estes muffins na primeira edição do projecto 'A escolha do ingrediente', que está a decorrer no blog 'Tertúlia da Susy' com o tema morangos :D

Não se esqueçam de participar no meu desafio de receitas vegetarianas, que podem ver aqui! :D 

Tenham uma óptima semana! :D