7 de abril de 2013

Almôndegas de frango recheadas com queijo com molho de tomate e cerveja preta :D

I like pleasure spiked with pain,
And music is my aeroplane.
It's my aeroplane!

Songbird sweet and sour Jane,
And music is my aeroplane.
It's my aeroplane!

Just one note
Could make me float,
Could make me float away... 

Red Hot Chili Peppers


Eu trato bem de mim

Acredito na importância da alimentação saudável e do exercício físico, acredito nos benefícios da massagem, da meditação e do riso e acredito em energias positivas. Acredito que devemos rodear-nos de quem nos quer bem, e que devemos ver a beleza em todas as pequenas coisas. 

o fumo, não bebo, não como fritos, não como doces frequentemente, tenho cuidado com a alimentação, faço exercício, ponho creme hidratante, durmo sempre oito horas por dia e sorrio muito.  


Mas há algo verdadeiramente violento a que continuo a submeter o meu organismo: a música nas alturas. 

Eu já tentei, a sério. Mas não consigo: simplesmente adoro ouvir música em altos berros, principalmente quando estou a caminhar. Por este andar daqui a alguns anos vou estar surda que nem uma porta

 

Durante os próximos dois meses estou a estagiar na Estrela, e por isso os meus dias começam precisamente a caminhar pelo meio do Jardim da Estrela, enquanto nos meus ouvidos soam Florence + The Machine, The Hives, The Fratellis, Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs ou Coldplay.  


Vou caminhando e inspirando profundamente, enquanto aprecio a beleza que me rodeia. E garanto-vos, assim nem custa sair da cama de manhã :D


Mas melhor ainda sabe voltar para casa. Sair do hospital, passar pelo jardim, descer a rua, apanhar o metro, arrastar-me até casa e desfrutar de um almoço delicioso. Como este.

Almôndegas de frango recheadas com queijo com molho de tomate e cerveja preta

Ingredientes (para quatro pessoas):

* 500g de peito de frango picado;
* Uma cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Salsa picada a gosto;
* Uma colher de chá de paprika;
* Uma colher de chá de orégãos;
* Meia colher de chá de mistura de especiarias italianas (uso da Margão);
* Uma pitada de sal;
* 100g de queijo mozzarella ralado;
* 200ml de molho de tomate;
* Uma folha de louro;
* Uma colher de sopa de molho inglês;
* 200ml de cerveja preta;
* Um fio de azeite.

Confecção: 

* Misturar o peito de frango picado, a cebola picada, os dentes de alho picados, a salsa picada, a paprika, os orégãos, as especiarias italianas e o sal (pessoalmente eu gosto de misturar tudo no processador para ficar mais homonégeo, mas podem juntar à mão);

* Formar círculos com a carne e colocar no centro o queijo mozzarella ralado;

* Fechar os círculos de carne, formando almôndegas; 

* Refogar com um fio de azeite numa frigideira anti-aderente;

* Juntar o molho de tomate, o molho inglês, a cerveja preta e o louro e deixar ferver até o molho engrossar.

 
As fotos não ficaram nada de especial porque a fome falou mais alto, mas acreditem que este prato fica extraordinário :D Em alternativa podem rechear as almôndegas com salpicão ou cenoura, também fica bem delicioso :D 

Não se esqueçam de participar no meu desafio de receitas vegetarianas, que podem ver aqui! :D 

Até amanhã! :D  

32 comentários:

  1. Bom dia Joana =)
    Neste momento estou a babar por essas almondegas, têm mesmo muito bom aspecto.
    Deixa eu chegar ao meu peso "objectivo" e vais ver, vão ser só receitas da Joana cá em casa =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia

    Não sei como hei de começar uma vez que não me conheces. Talvez seja melhor, então, apresentar-me:
    Chamo-me Catarina, tenho 21 anos e desde há algum tempo que sigo o teu blog. Desde que o encontrei que não passo um dia sem vir dar uma espreitadela. Adoro as tuas receitas e os textos que as acompanham.
    Tal como tu, também sou apaixonada pela profissão que decidi seguir (Educação), adoro cozinhar e em relação à alimentação saudável... partilho exactamente da mesma opinião que tu.
    Bem, decidi escrever pois também eu estou muito pertinho da Estrela e, não sei porquê, senti esta necessidade de te dizer.
    Desculpa este meu atrevimento e espero que o belo Jardim da Estrela te traga inspirações maravilhosas (não que precises delas).
    Beijinhos
    Catarina Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Catarina! :)

      Muito obrigada pelo teu comentário, a sério. É muito bom ter o feedback das pessoas que estão desse lado e que não têm blog. Aliás, foi até por isso que criei o facebook: para poder estar mais acessível :) Eu também passei algum tempo desse lado (a ler blogs, antes de ter o meu blog) e sei que não é muito fácil enviarmos um comentário como o teu, porque de certo modo há uma espécie de estranheza em falarmos com alguém que conhecemos mas que não nos conhece :)

      Dito isto muito obrigada pelas tuas palavras, porque fizeram-me ganhar o dia :)

      Eu também estive quase quase a seguir Educação: passei muito tempo a querer ser professora de matemática, e para te ser muito sincera se voltasse atrás não sei se não arriscava nesse sentido (embora seja verdadeiramente apaixonada pela Medicina, o meu problema é que sou verdadeiramente apaixonada por várias coisas!) :)

      Durante os próximos dois meses estou muito pertinho do Jardim da Estrela realmente :) Há dias em que vou a pé, outros em que vou de carro (aqueles em que vai certamente chover ou em que estou a contar sair mais tarde), mas passo por lá todos os dias :)

      Só tinha estado no Jardim da Estrela uma vez antes disto, há três anos, quando decidimos tornar-nos turistas em Lisboa durante quatro dias. Na altura pareceu-me incrível como bem no meio de Lisboa (que consegue ser uma cidade assustadora para quem vem de um sítio pequeno, como eu) há um local tão pacífico, cheio de crianças a brincar com os pais, cheio de pessoas a fazer piqueniques... É mesmo bonito, e é certamente um sítio muito inspirador :)

      Muito obrigada mais uma vez pelo teu comentário, a sério :)

      Beijinhos e tem um bom Domingo :)

      Eliminar
    2. :)

      É verdade que fiquei um bocadinho indecisa em saber se havia de falar, mas sinceramente até não foi difícil fazê-lo pois, venho ao site tantas vezes e vejo tudo com tanta atenção que este site e tu já fazem parte da minha vida. Aliás, cá em casa já toda a gente sabe quem é a Joana :P

      Fiquei feliz por saber que pensaste em seguir educação, mas triste por não o teres feito. Estamos a precisar urgentemente de pessoas como tu neste sector tão importante da sociedade. Alguém empenhada, sincera, com sentido de humor e, principalmente, com valores.

      Ainda bem que gostaste das minhas palavras. É bom saber que a alegria ao ler os textos não acontece só numa direcção :)
      Farto-me de rir quando escreves aquelas palavras ou frases e depois riscas por cima. :P

      Agradeço também as tuas palavras pois só mostra que a ideia que tinha de ti não era em nada exagerada e que mereces, sem dúvida, todas as palavras que te escrevi.

      Beijinhos e , se quiseres, poderei de vez em quando comentar e dar-te o feedback das tuas receitas feitas em minha casa. Eu sou um bocadinho chata. (Se pudesse riscaria a última frase XDD)

      Eliminar
    3. Olá :)

      Agora foste tu que me fizeste rir com o teu comentário, de tal forma que o Pedro estava no sofá à minha frente e perguntou 'estás a rir-te sozinha?' ;)

      Muito obrigada novamente pelas tuas palavras :) É engraçado porque também muitos dos meus amigos queriam seguir algo relacionado com o ensino, e em particular com o ensino da história! No meu grupo de amigos há pelo menos 3 pessoas que queriam ser professores de história ;) Acho que o ensino é uma profissão tão fascinante e tão importante que é impossível não nos sentirmos atraídos por ela :)

      (Tirando naquelas férias horríveis do 10º ano em que fui trabalhar para um infantário. Aí não me senti lá muito atraída pelo ensino. Acho até que fiquei traumatizada!)

      Mas pronto, um dia vou ter internos de Psiquiatria a quem vou poder ensinar também ;) (e no entretanto ajudo o meu irmão com os exercícios de matemática e vou matando saudades) :)

      Estás completamente à vontade para ser chata, eu também sou uma chata de primeira (não sei se dá para reparar, mas falo pelos cotovelos!) ;)

      Beijinhos e tem uma boa semana :)

      Eliminar
  3. que aspeto ótimo :)
    o meu namorado também passa nesse jardim muitas vezes, ele trabalha no hospital militar. é realmente um jardim muito bonito.
    eu também tento tratar bem de mim, se eu não gostar de mim quem gostará, right? ;) * bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Eu gostava de ter alguns hábitos mais saudáveis também, mas de vez em quando lá vai um frito (normalmente peixe frito em casa da mamã), nada de dormir 8 horas, creme hidratante nem vê-lo (aí se o meu dermatologista vê isto :)...), mas ando a melhorar, o exercício físico pelo menos já é diário!

    Mas o meu maior pecado está nos queijos e enchidos...são a minha perdição :) Já imaginas como me estou a babar para essas almôndegas, não é? adoro almôndegas recheadas com queijo...

    beijinhos e bom domingo :)

    ResponderEliminar
  5. As fotos ficaram perfeitas. Deram-me vontade de ir ao jardim (que nunca fui), ir ter contigo almoçar.
    Quanto á vida saudável, cometo alguns pecados (os doces, o exercício diário.....)
    Bjkas

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana, bom dia :) Adorei a tua sugestão de almôndegas, que me pareceu deliciosa e saudável.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana :)
    Como já referiste costumas demorar algum tempo a fotografar os teus pratos. Como é que depois é para comeres? Não fica frio? ahahah
    Ou normalmente fazes um prato à parte só para fotografar? É mesmo só por curiosidade :)

    Muitos parabéns pelo teu blog, é sem duvida um dos melhores que já li!


    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)

      Normalmente eu tiro a comida para o meu prato, limpo eventuais salpicos e fotografo o mais rápido que consigo ;) Devo demorar uns cinco minutos (no máximo), por isso às vezes no Inverno como a comida já morna ;) Mas na maior parte das vezes a comida nem tem tempo de esfriar, e acho que nunca aconteceu comer comida fria :)

      Em Lisboa o Pedro já está habituado a isso, mas em casa dos meus pais eles reclamam imenso do tempo de espera ;)

      Beijinhos e tem um bom Domingo! :)

      Eliminar
  8. Adorei a almondegas ,de frango e recheadas nunca fiz.
    Essas ficaram mesmo uma tentação.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito desta sugestão. Como não gosto das almôndegas de carne bovina estas são uma excelente alternativa. Com o queijo derretido então, ficam irresistíveis ;)beijinhos Joana e bom domingo

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana,
    As almondegas estão muito apetitosas e com o queijo então devem ser uma delícia. As fotografias podem não ter ficado como querias mas demonstram bem a delícia destas pequenas maravilhas. Por vezes temos uma imagem na cabeça quando começamos a preparar a receita mas quando tentamos concretizá-la não conseguimos. Tentamos e tentamos e só desistimos quando os familiares reclamam com fome. É assim a vida de uma blogueira apaixonada pela culinária.
    Bjnhos e um domingo fabuloso.
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Ontém depois de um piquenique num sotão, fomos "desmoer" até ao parque e estava-se tão bem! tinha saudades de andar por ali a pé, ver as borboletas e as florzinhas e apanhar sol na esplanada do café. Soube mesmo mesmo bem. Adoro jardins :) e almondegas :P

    ResponderEliminar
  12. Joana, as tuas almôndegas estão uma tentação... Eu também me apresso a tirar as fotografias, com os dois homens cá de casa atrás de mim a pressionar: "já podemos??" ;)

    ResponderEliminar
  13. Cá em casa também faço as minhas almondegas:) ainda recentemente fiz ainda irei publicar:) recheadas com queijo nunca fiz e tenho a dizer - te que é uma óptima sugestão irei assim que puder experimentar:) pois gostei muito da ideia:) beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  14. Almondegas recheadas é algo muito tentador...e para quem gosta tanto de queijo como eu.... :)

    Resto de bom Domingo! :D

    ResponderEliminar
  15. Querida amiga, estas tuas almondegas deixaram-me a salivar, que maravilha :)
    Adoro o jardim da estrela, e há imenso tempo que não vou lá, como sabes agora estou a viver no Algarve e quando vou a Lisboa sobra sempre muito pouco tempo para aproveitar com os meus, pois ando de casa em casa a ver familiares(também é certo que nunca vou muitos dias, por isso também é compreensivel o tempo não ser muito), enfim caprichos de uma lisboeta(que adora a sua cidade de origem) que resolveu vir de malas e bagagens para os Algarves, ao encontro do amor da sua vida lol As fotos que mostras trouxeram-me uma nostalgia enorme, mas muito boa :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  16. Adoro queijo, que delícia de sugestão!

    ResponderEliminar
  17. mais uma vez uma sugestão maravilhosas!!! Que delicia!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Adoro os jardins de Lisboa! Quando estagiei no Príncipe Real adorava estar no jardim, passava lá as minhas horas de almoço ou então no Miradouro de S. Pedro de Alcântara, era completamente apaixonada por aqueles sítios!
    E o jardim da estrela é fenomenal, a minha queima das fitas foi na basílica e depois passámos a tarde na risota e em sessões fotográficas nesse jardim lindo! :)

    Tens muita sorte por poder vê-lo todas as manhãs, eu já tenho saudades de andar pelos espaços verdes de Lisboa!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  19. Bem, mas que almondegas mais apetitosas :D
    Gostei do fato de serem recheadas com queijo, devem ser deliciosas!
    Realmente com paisagens dessas e Coldplay ao ouvido, é um mimo acordar de manhã :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  20. Se leva queijo, então de certeza que é maravilhoso :)
    Quem me dera ter à minha beira um jardim como esse para dar uns passeios. Isso até limpa a alma. Beijo

    ResponderEliminar
  21. Se leva queijo, então de certeza que é maravilhoso :)
    Quem me dera ter à minha beira um jardim como esse para dar uns passeios. Isso até limpa a alma. Beijo

    ResponderEliminar
  22. Olá, Joana!
    Excelente odeia esta de rechear as almondegas! devem ter ficado deliciosas! Hei-de experimentar!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  23. Essa é das boas heim? Tens um ótimo gosto para receitas!
    Só uma pergunta, como seria o peito de frango picado?
    Bjs
    Felipe
    http://www.mundogastronomic.com.br

    ResponderEliminar
  24. Essa última foto das almôndegas tem muito bom aspecto! Bela "surpresa" no interior! ;)

    Eu sou ao contrário, não consigo andar na rua com a música muito alta. Gosto de ter uma noção do som ambiente que me rodeia, um pouco por segurança. Por isso também não consigo correr com aqueles auriculares que agora há, que se enfiam todos no ouvido e bloqueiam o ruído externo... ME-DO!! :)

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  25. Que lindas e criativas almôndegas!

    Boa noite!

    ResponderEliminar
  26. Essas almondegas devem ser fantásticas, recheadas e com optimo aspecto

    ResponderEliminar
  27. Que espetáculo de almondegas!! Esse queijo todo a escorrer até me deu fome :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />