6 de abril de 2013

E vocês, sabem o que são tripas enfarinhadas? :D

Quando fiz o workshop com o chef Chakall comentei numa conversa com a Duxa e a Cristina que não gostava nada de tripas à moda do Porto, mas que no entanto adorava tripas enfarinhadas. Ambas desconheciam por completo este conceito, e logo pensei em mostrar aqui no blog um dos maiores petiscos do Norte do nosso país. 


As tripas enfarinhadas são feitas com tripas de porco que são lavadas, cozidas e posteriormente recheadas com farinha de milho, cominhos e pimenta. As tripas são posteriormente cortadas em pedaços e fritas, sendo depois temperadas novamente com cominhos. São servidas como parte dos rojões à moda do Minho, ou em alternativa como uma entrada ou um petisco :D


Na minha terra as tripas são feitas em casa e são vendidas pelas senhoras idosas no mercado, e quando era adolescente este era um dos meus petiscos preferidos. 

No Sábado passado a minha mãe decidiu fazer tripas em casa. Há anos que não comia umas belas tripas enfarinhadas, mas ainda não foi desta que matei as saudades porque estava doente com a gastroenterite! 

De qualquer das formas, nunca é demais publicitar a gastronomia maravilhosa da minha região :D 


Não se esqueçam de participar no meu desafio de receitas vegetarianas, que podem ver aqui! :D 

Tenham um óptimo fim-de-semana :D  

26 comentários:

  1. Não conhecia, Joana!
    É sempre bom aprendermos mais um pouco sobre os sabores da nossa gente.

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos!

    http://eassimsaoosdias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adoro tripa enfarinhada, mas odeio o cheiro que fica na casa depois de as fritar. Gosto de as cortar em fatias mais fininhas do que as tuas que ficam ainda mais estaladiças e deliciosas. Será possível tornar este petisco mais saudável? Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tripas não são propriamente um petisco não saudável :) São tripas (não têm gordura, são só constituídas por músculo liso porque são um órgão) e são recheadas com farinha de milho e especiarias, a chatice é mesmo serem fritas. Presumo que possas tentar grelhá-las num fundinho de azeite e depois limpar bem a gordura, mas confesso que não sei se ficará a mesma coisa ;)

      Beijinhos e bom fim-de-semana :D

      Eliminar
  3. Em minha casa nunca faltam junto com os rojões :)
    Beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Joana, lembraste-me de uma das comidas que mais gosto da minha terra (Porto). Agora que moro em sintra é difícil comer essas iguarias.....que saudades!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, eu também moro em Lisboa e há anos que não como tripas enfarinhadas! Mas pronto, às vezes lá dá para matar saudades ;) (não desta vez, mas certamente não irão faltar outras oportunidades!) :)

      Beijinhos e bom fim-de-semana! :D

      Eliminar
  5. Olá Joana, nunca comi tripas enfarinhadas, mas como adoro tripas à moda do Porto, de certeza que também devo gostar. Quando passar no Porto tenho de provar :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana,
    Só conheço tripas enfarinhadas porque uma das madrinhas do meu filhote é do NOrte! É um petisco!!!
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  7. Tripas enfarinhadas é coisa que não consigo comer. Uma vez ia provar, mas assim que levei o garfo perto da boca não consegui comer devido ao cheiro.. Naaaaa, isso não é para mim, mas o meu namorado adora lol
    Bom fim de semana!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Joana estou sempre a descobrir coisas sobre ti. Achei, não sei porquê, que eras de Lisboa e sais-me uma nortenha a gostar de tripas enfarinhadas! Assim que ficares boa dessa gastroentrite faço-te companhia junto a um pratinho desses...hum, tão bom!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Joana, as tripas enfarinhadas não levam também carne dentro? Pelo menos já comi algumas vezes com carne (tipo bocadinhos de chouriço). Era algo que não gostava muito, mas foi questão de encontrar as certas e são uma maravilha! :)

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana
    Não conhecia... mas fiquei com vontade de provar, as tuas fotografias são apetitosas! ;)

    ResponderEliminar
  11. Eu conheço e adoro,costumo junta-la ao rojôes.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Também não conhecia a ideia das tripas enfarinhadas. E apesar de não serem saudáveis, talvez sejam mais saudáveis que as outras.

    Obrigada pelos ensinamentos :)

    Beijinhos,

    AIda

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana: não conhecia esta receita,mas parece deliciosa. Sabem sempre tão bem as comidinhas tradicionais da nossa infancia,não é?
    Bjns
    Márcia
    Nota: obrigada pelo comentário lá no meu blog. Só que tive um problema hoje de manhã com um vírus e ele não apareceu ( só vi no email).

    ResponderEliminar
  14. Joana,
    essa receita pra mim é novidade, o aspecto ficou bom demais!
    Quem é do Brasil pode participar do seu desafio?

    Beijos, bom fds!

    ResponderEliminar
  15. Nunca provei, mas pelo aspecto acho que ia adorar, são dos tais petiscos que são uma bomba calórica, mas que são uma delicia para a nossa boca hehehehe

    beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  16. Não sou muito apreciadora, mas duas ou três a acompanhar uns rojões não digo que não ;) beijinhos e bom fds**

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana =) Tenho de concordar que o aspecto das tripas e a maneira como descreveste a sua confecção, me deixou aqui com água na boca. Mas só de saber que são tripas... Sou um pouco esquesitinha nesse aspecto.
    Beijinhos e bom fim de semana =)

    ResponderEliminar
  18. Hmmmm... eu acho que desta vez (e pela primeira vez?) vou passar! :) Se não soubesse o que eram talvez acedesse a provar, mas assim... Ok, talvez provasse na mesma, que eu sou gaja de provar tudo pelo menos uma vez, mas não prometo que gostasse! :p eheh

    Bejinhos

    ResponderEliminar
  19. Confesso que não conhecia, nem sei se iria gostar tão pouco, tripas, é algo que realmente não me chama nada a atenção em termos de apetites! LOOOL
    Beijinhos doces e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  20. Hehehe.. concordo com o comentário "Corre como uma menina" talvez provasse, mas não prometo que iria gostar...
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Não conhecia tal receita! É daquelas coisas que ou se odeia ou se adoro, mas eu ainda tenho aquele "receio" de provar até =P
    beijinho

    ResponderEliminar
  22. Tripas é algo que eu nunca iria comer, mas assim feitas deste modo até apetece! Têm óptimo aspecto!

    ResponderEliminar
  23. Não conhecia :) já sabes que estou esquisitinha e as tripas também não estão na minha lista mas estas pelo menos na fotografia quase parecem choco frito XD yum yum (Agora já ía!)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />