Quando fiz o workshop com o chef Chakall comentei numa conversa com a Duxa e a Cristina que não gostava nada de tripas à moda do Porto, mas que no entanto adorava tripas enfarinhadas. Ambas desconheciam por completo este conceito, e logo pensei em mostrar aqui no blog um dos maiores petiscos do Norte do nosso país.
As tripas enfarinhadas são feitas com tripas de porco que são lavadas, cozidas e posteriormente recheadas com farinha de milho, cominhos e pimenta. As tripas são posteriormente cortadas em pedaços e fritas, sendo depois temperadas novamente com cominhos. São servidas como parte dos rojões à moda do Minho, ou em alternativa como uma entrada ou um petisco :D
Na minha terra as tripas são feitas em casa e são vendidas pelas senhoras idosas no mercado, e quando era adolescente este era um dos meus petiscos preferidos.
No Sábado passado a minha mãe decidiu fazer tripas em casa. Há anos que não comia umas belas tripas enfarinhadas, mas ainda não foi desta que matei as saudades porque estava doente com a gastroenterite!
De qualquer das formas, nunca é demais publicitar a gastronomia maravilhosa da minha região :D
Não se esqueçam de participar no meu desafio de receitas vegetarianas, que podem ver aqui! :D
Tenham um óptimo fim-de-semana :D
Tenham um óptimo fim-de-semana :D