23 de abril de 2013

Almôndegas de lentilhas para um esquistinho de primeira :D

When I woke up tonight I said
I've gotta make somebody love me!
I've gotta make somebody love me!
And now I know, now I know, now I know,
I know that it's you!
Lucky lucky, you're so lucky!

Well do you? Do you, do you want to?
Well do you? Do you, do you want to?
Want to go where I've never let you before?

Franz Ferdinand


O Pedro tem uma alimentação muito característica. 

Não come peixe, moluscos ou marisco, não come vegetais nenhuns (à excepção da alface, da cenoura e do pimento) e não gosta de fruta (só de morangos e bananas)

Adora carne e enchidos, adora arroz e massa e detesta batatas cozidas e puré (mas por outro lado adora batatas estufadas ou fritas). Gosta imenso de feijão vermelho ou preto mas odeia feijão frade ou grão-de-bico. 


Não é particularmente guloso, e não é grande fã de doces. Adora pão e queijo. Raramente bebe água, nunca bebe café e só consigo convencê-lo a beber chá quando está doente.

É muito desconfiado em relação à culinária vegetariana, mas nunca desconfia de nada que leve alheira ou farinheira (ou enchidos no geral)

 

Não é fácil conseguirmos conciliar os gostos de ambos. Normalmente vamos cedendo: hoje eu faço o jantar e saem umas beringelas recheadas, amanhã o Pedro faz o jantar e saem umas costeletas grelhadas deliciosas. 

Mas se há lutas que eu sei que não vale a pena travar, há outras em que continuo a insistir: por muito que eu faça malabarismos o Pedro nunca irá gostar de coco, mas já consigo deixá-lo a babar com os meus croquetes de grão-de-bico com caril


O recíproco também é verdade: por muito que o Pedro tente eu não consigo experimentar orelha de porco, mas por outro lado já me tornei numa apreciadora de farinheira.  

É pequenas vitórias que vamos avançando. E estas almôndegas foram uma delas :D


Almôndegas de lentilhas (receita adaptada do blog 'Not Guilty Pleasure')

Ingredientes (para duas pessoas):

* Uma chávena de lentilhas verdes cozidas;
* Uma cebola picada;
* Dois dentes de alho picado;
* Uma colher de sopa de molho de soja;
* Uma colher de sopa de polpa de tomate;  
* Uma colher de sopa de azeite; 
* Uma colher de sopa de água;   
* Duas colheres de sopa de sementes de linhaça;
* 20g de pão ralado;
* 30g de farinha de aveia. 

Confecção:

* Juntar as lentilhas, a cebola, o alho, o molho de soja, a polpa de tomate, o azeite, a água e as sementes de linhaça e picar bem, ou em alternativa triturar com a varinha mágica

* Juntar o pão ralado e a farinha de aveia e mexer até ficar uma mistura homogénea;

* Fazer bolinhas com as mãos;

* Colocar as bolinhas numa travessa de ir ao forno, regando com um fio de azeite

* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, virando uma ou duas vezes para que as bolinhas cozinhem uniformemente. 


Estas almôndegas foram provadas e aprovadas cá em casa, até pelo senhor 'comida-vegetariana-não-enche-a-cova-de-um-dente' :D 

Até amanhã :D  

34 comentários:

  1. Tão engraçado!

    Realmente eu imagino o trabalho que dá conciliar todos os gostos gastronómicos :D Já que são o oposto...mas aí têm mais piada, e o desafio de criar receitas diferentes e originais! ;)

    O que é o caso destas almôndegas, que adorei! :D

    ResponderEliminar
  2. Deve ser mesmo dificl cozinhar para ele,visto terem gostos diferentes.
    Adorei as almondegas ficaram bem tentadoras.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Essas almôndegas estão uma verdadeira tentação :)
    Beijinhos e um bom dia

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Joana

    Um desafio diário :)

    Entendo que tenha gostado das almondegas, pelo aspeto estão bem gostosas

    Beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Muito apetitosas estas almôndegas... capazes de converter os mais cépticos!
    Bjo, tem um bom dia.

    ResponderEliminar
  6. Tenho de dar estas almôndegas ao meu esquisitinho também....
    Eu gostei muito!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Muito originais estas almondegas, gostei!

    ResponderEliminar
  8. eu gostei tanto, mas tanto desta ideia que nem imaginas!!!
    vou levar a receita comigo e podes ter a certeza que vou experimentar, embora tenha a certeza que só eu é que vou comer, mas não me vou importar nada de comer este petisco sózinha!
    LOL

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana.
    Pois, parece que o Pedro não é lá muito adepto da comida "saudável".
    Fazes bem em tentar que como algumas coisinhas mais leves :)
    As almôndegas tem um excelente aspeto.
    Beijinhos e uma excelente semana para vocês

    ResponderEliminar
  10. Joana,
    não dá pra ficar sem beber água, como o pedro consegue? rsrs.
    Essa receita além de saudável ficou tentadora, as fotos
    estão lindas!

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Pois, com tantas diferenças assim realmente não é fácil conciliar as refeições. Por acaso tenho sorte, o Vel come de tudo, só não gosta muito de salsa, coentros ou fruta, mas se forem na comida até dá o benefício da dúvida. Doces come poucos mas há sempre alguns que ele adora.

    E eu gostei destas almondegas, ó se gostei. E o Vel também vai gostar (sim, já há muito que deixou de estranhar a comida vegetariana, lol)

    ResponderEliminar
  12. Hmmmm, devem ter ficado maravilhosas! Cá em casa também tive umas lutas com o bacalhau (que perdi), com alguns pratos de peixe (com uns perdi, com outros ganhei). Em compensação passei a comer couves-de-bruxelas (que não comia) e a usar ingredientes que antes não usava, como o açúcar mascavado escuro , entre outros. :-) As maravilhas da vida em casal!

    ResponderEliminar
  13. Não sei onde se meteu o comentário... Dizia eu que o homem é mesmo esquisitinho e que considero que tu tens uma alimentação super saudável... Beijo

    ResponderEliminar
  14. Adoro esta sugestão Joana, tem um óptimo aspecto!! :)

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  15. Eu também não cedia no coco nem na orelha de porco! Coco porque não gosto mesmo. Orelha de porco porque não tenho vontade de experimentar :)
    Mas estão a conciliar alguns gostos e estas almôndegas parecem maravilhosas :) Fiquei com vontade de roubar uma para experimentar.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. Eu sou suspeita, lentilhas..... uuhuummm, não sei... talvez um dia....
    Agora, farinheira não gosto, já alheira amo de paixão!
    Coco, também não vou lá muito à bola, só mesmo no caril e aí amo de paixão...
    Acho que se calhar somos todos esquisitos, cada um à sua maneira...
    ehhe
    beijinhos, Sweet

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana,
    lendo o teu post e os comentários chego à conclusão que tenho imensa sorte aqui em casa todos comem de tudo, eu coloca na mesa e ...desaparece! Ahahah!
    Gostei desta receita com as lentilhas, a comida vegetariana faz parte dos meus hábitos, geralmente ao almoço, mas muito à base se sopa e fruta. Vou levar esta receita.
    Obrigada pelo teu apoio.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá Joana :) Não admira que tenhas ganho esta pequena batalha, porque estas almôndegas têm um aspecto fabuloso e devem ser muito boas...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Nunca comi almôndegas de lentilhas, mas já estou com vontade de experimentar, porque têm muito bom aspeto.
    Em todas as casas há esquisitos,é preciso sempre fazer cedências e só assim se consegue equilibrar a alimentação.
    Alheira é muito bom mesmo :)
    Bjns e boa semana
    Isabel

    ResponderEliminar
  20. Estas almôndegas devem ser óptimas, não me espanta nada que tenhas ganho esta pequena batalha alimentar :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  21. Não conhecia! Mas fiquei curiosa. A julgar pelos ingredientes ficam uma verdadeira delicia. Vou experimentar!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  22. Joaninha, tinha que te sair mesmo o P. na rifa - tens paciência e sabes dar a volta para o convencer a experimentar coisas diferentes.
    Como já te disse, também tenho "essa cena" com a orelha de porco. Confesso que sou mesmo preconceituosa!
    O Pedro vou bastante "à frente" no que toca a esta receita! Eu ainda só provei lentilhas na sopa, estufadas e misturadas com legumes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. :D Olha que até me deu vontade de as trazer cá para casa !
    Bem apetitosas!!!!
    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  24. Parece me uma óptima ideia:)))))

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Adorei o titulo do post!! :)

    Nunca me aventurei num petisco destes, mas estas almôndegas estão mesmo com boa cara! :)

    ResponderEliminar
  26. Por acaso não sou muito de almondegas, o que é estranho, já que gosto de carne picada... Cada um com as suas pancas! :)
    Não entendo as pessoas que não gostam de café, a sério... WHYYYY??? :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Uma vitória então, boa boa! =) óptima receita de almôndegas!
    beijinho

    ResponderEliminar
  28. I adore lentils, but I've never made meatballs from them :) Looks wonderful!

    ResponderEliminar
  29. Ficaram com óptimo aspecto Joana! :D Estas almôndegas são demais, aqui em casa somos mesmo in love por elas! :P

    E estou a ver que foram poderosas, ainda bem que conseguiste desviar o teu namorado para o caminho vegetariano! ihih

    beijinhooos*

    ResponderEliminar
  30. As tais almôndegas! Tbm já tinha pensado em fazer mas não me vale a pena comprar lentilhas por agora! A próxima receita de leguminosas que vou fazer vai ser bolinhas de feijão e algas!

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  31. ando com saudades de comer lentilhas e sempre que vou ao supermercado esqueço-me de comprá-las ou simplesmente não têm disponíveis para venda... quando as achar prometo que faço esta receita!

    ResponderEliminar
  32. Que bem que deve ter sabido essa conquista :p
    Já fiz algumas vezes almondegas de lentilhas castanhas, mas geralmente acabavam um bocadinho secas. Vou experimentar esta receita brevemente porque tenho umas combinações em mente com umas bolinhas destas! Ótima partilhas ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />