24 de abril de 2013

Arroz de peru com bacon para o tempo passar mais depressa :D

Take me somewhere I can breathe,
I've got so much to see!
This is where I want to be,
In a place I can call mine!

All Saints


Ainda há um piscar de olhos estávamos em Novembro: o mês em que fiz a árvore de Natal e o presépio, o mês em que comecei a estudar para o exame da especialidade, o mês em que o meu pai fez anos e eu tive Pediatria.

Parece que foi há apenas um suspiro que comecei a fazer as minhas primeiras compras de Natal e que cozinhei as primeiras compotas do Inverno, que as canecas de chá voltaram a fazer-me companhia depois do jantar e que o meu pijama das renas saiu do fundo da gaveta.

 

Agora estamos em Abril. Já janto com a luz do dia, e pela janela vejo as amendoeiras em flor. Na rua vejo mais sorrisos, e ao fim da tarde as esplanadas em frente da minha casa enchem-se de amigos, que riem enquanto partilham uma cerveja gelada e um prato de amendoins. Já cheira a calor e a Cornettos de morango, já cheira a limonadas e a meloa.

 

O exame da especialidade aproxima-se a passos largos, e com ele a ansiedade começa a aumentar. Tanto eu como o Pedro precisamos de tirar boa nota, e de repente os meses que aí vêm começam a parecer simultaneamente demasiado longos e incrivelmente curtos. 


Já começámos a estudar a sério e já começámos a tratar dos detalhes da viagem que vamos fazer depois do exame (ai meu Deus ai meu Deus ai meu Deus!), e por isso os dias vão correndo ao nosso lado e nós vamos assistindo com um misto de serenidade, resignação e expectativa. 

Suspiro.

Estamos em Abril, mas se eu pudesse saltava já para Dezembro. 

 

Arroz de peru com bacon

Ingredientes (para três pessoas):

* 250g de peito de peru cortado em cubos; 
* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* 100g de bacon magro cortado em cubinhos; 
* 100ml de vinho;
* Água q.b.; 
* Arroz a gosto (faço a olho); 
* Uma folha de louro; 
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Uma colher de chá de paprika.

Confecção:

* Saltear o bacon e refogar a cebola e o alho na gordura que se vai soltando;

* Acrescentar o arroz e misturar bem;

* Juntar os cubinhos de peru; 

* Acrescentar o vinho e a água até cobrir o peru;

* Temperar com a folha de louro, a paprika e o pimentão-doce; 

* Deixar cozinhar, acrescentando mais água se necessário. 


  
Até amanhã! :D 

22 comentários:

  1. Esse arroz ficou com um aspeto delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Joana,
    Adorei este arroz :)
    Hei-de experimentar...

    Bjinho

    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que belo pratinho, gostei muito.
    Kiss, Susana

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderEliminar
  4. O tempo passa mesmo depressa, não é? Quando dermos por ela já estamos a meio do ano! Espero que corra tudo bem :)
    Esse arroz tem mesmo bom aspeto, comia agora um bocadinho!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito deste arroz e com uma das minhas carnes preferidas, peru.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Esse arroz está uma tentação!
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  7. Vai tudo correr bem no exame, para puderem desfrutar da viagem que dizes mais tranquilamente ;)!
    E quando deres por ela já estamos em Dezembro! :D

    E adoro os pratos de arroz que aqui colocas, sempre todos a meu gosto! Tão apetitosos! Gosto muito...

    ResponderEliminar
  8. Já estamos em Abril....e ainda bem que me lembras, pois que devia estar a trabalhar afincadamente na minha tese de mestrado. Haja inspiração!

    E enquanto penso nisso, sentada a apreciar o correr do tempo lá fora, vou-me servindo e provando do teu arroz.

    Beijinhos,
    Aida

    ResponderEliminar
  9. Joana,
    os dias estão voando, o mês de Abril já está chegando ao fim.
    Bela mistura de ingredientes, arroz super saboroso!

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Aproveita os dias de sol, por entre a ansiedade do exame, Joana! Vai correr bem... e passar a correr, como os dias.
    O teu pratinho de arroz está bem apetitoso!
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  11. O tempo é mesmo assim... foge... escapa-se por entre os dedos e nós a correr a tentar acompanha-lo. Ás vezes gostava de fazer frezze ... outras que passasse ainda mais depressa :)
    Esse teu arroz encheu-me as medidas... Gosto muito do verão! Mas lembraste-me o Natal!
    Ficou lindo e de certeza muito saboroso !
    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  12. Um arrozinho muito delicioso, gostei da sugestão...bom estudo querida :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  13. realmente Joana o tempo voa mas a uma velocidade maluca, quando era mais nova acho que demorava a passar agora nem dou por ele.
    Este arroz tem um aspecto divinal, gosto muito de peru e esta sugestão está mesmo com aspecto fantástico.
    Boa sorte para fase que se apróxima.

    http://thatcakesweet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. O tempo que antecede o exame da especialidade é sempre um stress terrível, vi bem isso com os meus amigos! Mas a viagem de Dezembro vai ser aquela meta fantástica que vocês vão querer alcançar :)
    Que arrozinho delicioso, hei-de experimentar :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. É verdade, são meses trágicos. E depois de acabar o sexto ano, quando tens as 24 horas inteiras do dia, todos os dias, todas as semanas, se fores maluquinha como eu (que lá para setembro/outubro, estudava tipo 16 horas por dia) é muito mau. Mas tem de ter mesmo um bocadinho de resignação à mistura porque é um dos exames mais importantes da vida e sabemos que não temos outra hipótese senão fazê-lo. Organiza bem, calendariza o estudo, faz MUITOS exames antigos (ajuda imenso). E para te animar, pensa na viagem que vais fazer logo a seguir :) Eu, mal o examinador disse "acabou, pousem as canetas!", ainda nem sabia se tinha corrido bem ou mal mas já estava com a maior sensação de alivio de sempre, meses de tensão e choradeira ali a sairem-me de cima dos ombros! BOA SORTE! :)

    ResponderEliminar
  16. De facto o tempo é uma coisa curiosa, tanto pode parecer imenso como demasiado escasso... enfim!...
    Este arroz ficou com um aspecto muito bom!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  17. Que stress.. Eu bem me lembro do último ano na UM, e do stress que antecede cada exame.. E Esse é bem especial, mas vai correr bem certamente!
    Essa refeição parece-me perfeita, e já anotei ;)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. de certeza que irá correr bem. o tempo vai passar num instante e quando deres por isso já estarás na tua viagem, com o exame feito, uma excelente nota e a pensar no casamento :D

    ResponderEliminar
  19. O tempo passa a correr é bem verdade, e quando parece que não sempre me concentro neste pensamento: Tudo passa!!! Custe o que custar, mas é verdade, há-de acabar por passar, e tudo te irá correr bem, vais ver. Pensamento positivo sempre e muita muita calma!!
    Adorei este teu arrozinho, ficou mesmo apetitoso!! :)
    Beijinhos doces e bom feriado!

    ResponderEliminar
  20. Que lindo arroz para te ajudar a aguentar a ansiedade, Joana :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Não digas uma coisa dessas! Então saltavas o Verão? ;-)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />