22 de abril de 2013

Muffins de Baileys e café para a sinfonia da vida :)

'Cause it's a bittersweet symphony, this life!
Try to make ends meet,
Try to find some money, then you die!
 
I'll take you down the only road I've ever been down...
You know the one that takes you to the places
Where all the things meet, yeah!

The Verve


Quando eu fiz o jantar temático irlandês para os meus afilhados a Pipa trouxe uma garrafa de Baileys Irish Cream que ficou esquecida na nossa cozinha. Decidi guardá-la para uma próxima oportunidade e acabei por arrumá-la dentro de um armário, onde ficou perdida desde então. 


Há uns dias o Pedro encontrou-a e decidiu abri-la para experimentarmos. Nunca tinha experimentado Baileys - aliás, a minha cultura gastronómica a nível de bebidas alcoólicas é manifestamente insuficiente, e resume-se a poucas cervejas, alguns vinhos, vinho do Porto, licor Beirão e vodka (que apreciava bastante nos meus primeiros meses de faculdade)


Não posso propriamente dizer que fiquei loucamente apaixonada por Baileys, mas imaginei logo como ficaria aquela combinação interessante de natas, whisky e chocolate em muffins.  


Não estava enganada: estes muffins ficaram com uma combinação curiosa do doce das natas e do amargo do café, onde o toque do whisky se torna uma surpresa agradável. 

Surpreendentes e curiosos, tal como a vida. Doces e amargos, tal como a vida. Uma deliciosa sinfonia de sabores.


Muffins de Baileys e café

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha de trigo;
* Uma colher e meia de chá de fermento;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Um ovo;
* 100g de açúcar;
* 150ml de Baileys;
* 80ml de leite;
* 40ml de café;
* Seis colheres de sopa de óleo.

Confecção: 

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, o Baileys, o leite, o café e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.



Tenham uma óptima semana! :D  

29 comentários:

  1. Bom dia Joaninha!
    Que originais!!! Vou trazer um para acompanhar o um café!
    Beijinho doce e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Esses muffins ficaram com uma linda cor.
    E devem ser mesmo uma delicia.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Devem ter ficado deliciosos.
    Vou levar a receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Curiosamente não consigo imaginar o sabor desses muffins, mas acredito que estejam bons :) Devem ser ótimos a acompanhar um café!
    Boa semana!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Joana,

    Adorei a combinação, nao fosse dois sabores que eu gosto!
    Tenho de experimentar...

    Bjinho
    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Muffins de Baileys parece-me muito bem! Ficaram com óptimo aspecto, com uma cor linda :)

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto muito de bayleis, não gosto especialmente de café! Mas isso também não importa nada, é a sinfonia da vida e do paladar :)

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  8. Por acaso gosto muito de baileys, esses muffins devem ficar fantásticos

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana, estes muffins ficaram muito bontos e, apesar de eu não gostar de Baileys, acredito que aqui dê um toque interessante!
    Beijinhos e tem uma óptima semana.

    ResponderEliminar
  10. Hmmm baileys! Agora já não bebo mas sei o sabor e deve ter ficado muito bom :)
    Os teus muffins deixa-me sempre com vontade de roubar um :P

    beijinhos***

    ResponderEliminar
  11. Joana,
    teus muffins ficaram lindos e pela receita parecem deliciosos!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  12. A menina apaixonada por muffins volta a fazer-nos apaixonar por muffins... estão lindos, Joana e eu, que até gosto de Baileys, já copiei a receita para fazer!
    Bjos e boa semana!

    ResponderEliminar
  13. Mais uma combinação deliciosa em forma de muffins:)

    Beijinhos


    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/04/bolo-de-limao-com-mousse-de-chocolate.html

    ResponderEliminar
  14. Gostei da combinação de sabores, certamente ficam bem saborosos!

    ResponderEliminar
  15. Agora que penso nisso, baileys em muffins deve ficar mesmo bom..
    beijinhos e uma óptima semana :)

    ResponderEliminar
  16. Fizeste um shot de muffins??! :p
    Eu acho que ninguém deve gostar mesmo de vodka... suspeito que o seu consumo diminuiria muito se não fosse servido por essas ladies night fora, juntamente com sumo de laranja. :)
    Bailleys e licores docinhos já gosto.

    Beijinhos e uma boa semana!

    ResponderEliminar
  17. Joaninha,

    Se te aparecerem 2 comentários, ignora o primeiro que estava completamente incompleto :)

    Ficaram com uma "cor deliciosa"! Isso pode existir?

    Por acaso tenho aqui umas garrafas de Baileys...A última vez que o P. tentou abrir uma, estava estragada! Não é como o vinho do Porto!

    Beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  18. Olá Joana,

    realmente é uma supresa as tuas receitas de muffins, gostei tanto desta sugestão, vou fazer para o dia da mãe...

    beijinhos,

    http://Thatcakesweet.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Bom... eu sei que já fiquei a babar :D

    ResponderEliminar
  20. Hummm eu adoro baileys, ainda me lembro de ser pequena e os meus pais me darem a provar, nunca mais me esqueci do sabor :)
    Esses muffins devem ter ficado realmente deliiosos =)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  21. Yammi, de certeza que ficaram muito bons. Se possivel tirava 1

    Até breve
    Paula

    ResponderEliminar
  22. Devem ter ficado tão docinhos! Bayles leva leite condensado!

    Beijinho**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, o Baileys leva whisky, chocolate e leite (e no site também diz baunilha, mas no rótulo do meu Baileys a baunilha não aparece) ;)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  23. Uau, parece delicioso!! Há imenso tempo que não bebo Baileys (acho que enjoei dele mesmo) mas em receitas como esta deve cair mesmo bem!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  24. Hummm, que delicia, comia 2 ou 3 agora !
    Beijinhos, linda, optima semana !

    ResponderEliminar
  25. Muffins e mais muffins e, por causa disso vim aqui buscar uma receitinha para o fim de semana (publiquei hoje). Espero que me tenha safado à altura :)
    Kiss, Susana

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderEliminar
  26. Con lo que me gusta el Bayleis, tuvieron que estar expectaculares, besos
    Sofía

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />