21 de março de 2013

Muffins de banana e aveia com pepitas de chocolate para um dia de bloco operatório infernal!

Just do your best, do everything you can.
And don't you worry what the bitter hearts are gonna say!

It just takes some time, little girl,
You're in the middle of the ride.
Everything, everything, will be just fine, 
Everything, everything, will be alright, alright.

Jimmy Eat World


A manhã começou às oito horas, com uma pergunta difícil:

'Então, hoje quem se desinfecta para ajudar na cirurgia?'

Olhei para um lado, olhei para o outro, encolhi os ombros e resignei-me à minha sorte: era a minha vez de entrar na cirurgia. Nem sabia bem o que ia ser feito, mas como a minha tutora tinha outra cirurgia marcada para as onze imaginei que não fosse algo de muito complicado.

Oh, estava tão enganada.


Eram dez horas quando fiquei com uma fome tremenda. O problema é que dentro do bloco operatório não podemos comer, beber ou nem sequer coçar o nariz, por isso resignei-me à minha sorte: ia ter de esperar.

Eram onze horas quando a operação começou a correr seriamente mal, e de repente a fome era o menor dos meus problemas. Se até aí o meu trabalho consistia em segurar no material, a partir desse momento comecei a (literalmente) meter as mãos na doente.

Era meio-dia quando chamaram outro cirurgião para avaliar, e juro-vos: quase chorei de desespero. Tinha fome, tinha sede, tinha dores nos braços, nas costas e nas pernas e simplesmente queria ir para casa e desaparecer debaixo dos cobertores. Mas continuei a resignar-me à minha sorte: tinha de ficar ali. 


A partir daí não me recordo muito bem do que aconteceu. Sei que gritei várias vezes dentro da minha cabeça que era uma mulher do Norte e não uma qualquer fraquinha, sei que joguei ao jogo do 24 com as horas que via na parede do bloco operatório e sei que visualizei milhares de vezes a maçã e os cereais que tinha trazido para comer a meio da manhã.

Eram cerca de três da tarde quando o argumento da mulher do Norte começou a perder a força, juntamente com as minhas pernas. Lembro-me vagamente de ter medo de desmaiar para cima da barriga aberta da doente, e depois só me lembro de estar sentada na sala dos médicos com um copo de água com açúcar à frente.

E digo-vos, que visão dos céus foi aquele copo de água com açúcar. 


Não vos consigo descrever a sensação de fracasso que se apoderou de mim. Porque não consegui aguentar, porque me senti mal à frente de toda a gente (logo eu, que não gosto nada de ser o centro das atenções) e, principalmente, porque não tenho jeito nenhum para cirurgia.

Mas depois cheguei a casa, comi um prato de caldo verde, tomei um longo banho e passei o resto da tarde a relaxar. À noite fui jantar com uma amiga. E, já tarde, fui para a cozinha fazer muffins. 

Posso não ter jeito para cirurgia, mas pelo menos tenho jeito para fazer muffins. 

 

Muffins de banana e aveia com pepitas de chocolate 

Ingredientes (para doze muffins):

* 225g de farinha de trigo;
* Uma colher de chá de fermento;
* Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Três bananas esmagadas em puré;
* 100g de açúcar;
* 60g de flocos de aveia;
* Um ovo batido;
* 120ml de leite;
* 75ml de óleo;
* 60g de pepitas de chocolate (usei da Vahiné).

Confecção: 

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e as pepitas de chocolate;

* Noutra tigela bater as bananas esmagadas com o açúcar, os flocos de aveia, o ovo, o leite e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.



Estes muffins ficaram deliciosos, e a combinação do sabor da banana com o sabor do chocolate resultou muito bem :D Acabei por levá-los no dia seguinte para o hospital, e fizeram bastante sucesso entre os meus colegas e a minha tutora :D 

Até amanhã! :D