11 de março de 2013

Caldo verde sem batata, um prato à prova de esquisitinhos :D

No conforto pobrezinho do meu lar
há fartura de carinho.
E a cortina da janela é o luar,
mais o sol que bate nela.
 
Basta pouco, poucochinho p'ra alegrar
uma existência singela!
É só amor, pão e vinho
e um caldo verde, verdinho,
a fumegar na tigela!

Amália Rodrigues


Eu conheço pessoas com as mais variadas preferências alimentares. Tenho amigos vegetarianos, amigos que comem peixe mas não comem carne, amigos que comem carne mas não comem peixe, amigos intolerantes à lactose, amigos alérgicos ao ovo, amigos alérgicos ao marisco e amigos que não gostam de chocolate, de tomate, de cebola, de alho ou de picante. 

Quando faço jantares cá em casa é uma aventura conseguir conciliar todos estes requisitos: normalmente fazemos um prato de carne e outro de peixe ou vegetariano, evitamos o queijo e os ovos, não usamos molho de tomate, cebola, alho ou picante e fazemos sobremesas com fruta. Mesmo assim é difícil conseguir agradar a gregos, troianos e esquisitinhos, embora nunca saia ninguém com fome cá de casa :) 


No entanto, nunca conheci ninguém que não gostasse de um belo caldo verde - mesmo os meus amigos que não comem carne, que optam por pedir sem chouriço. 

De certo modo acho que o caldo verde apela ao português que há dentro de nós, e não conheço ninguém que não fique tentado por uma bela tigela de caldo verde a fumegar. 


Cá em casa somos fãs desta sopa tão típica e reconfortante, e há bastante tempo que faço a minha própria receita mais saudável e menos calórica com courgette, couve-flor e chouriço de peru. 

Hoje não há mais nada para jantar, mas ninguém vai ficar com fome. Há amor, há pão e há vinho. E há um caldo verde, verdinho, a fumegar na tigela

É uma casa portuguesa, com certeza

 

Caldo verde sem batata 

Ingredientes: 

* Duas courgettes grandes;
* 200g de couve-flor congelada;
* 150g de couve galega cortada;
* Dez rodelas de chouriço de peru;
* Água q.b.;
* Sal q.b. 

Confecção:

* Encher uma panela com água, colocar sal a gosto e levar a aquecer até ferver;

* Juntar as courgettes cortadas em cubos e a couve-flor congelada e deixar cozinhar durante vinte minutos; 

* Retirar água para uma tigela até os legumes ficarem só ligeiramente submergidos (na dúvida, mais vale tirarem água a mais do que a menos); 

* Passar com a varinha mágica, juntando a água reservada para obterem um caldo verde mais grosso ou mais líquido, conforme o gosto;

* Juntar a couve galega e as rodelas de chouriço e deixar cozinhar mais vinte minutos;

* Rectificar o sal, se necessário

 

Podem optar por não utilizar as rodelas de chouriço e temperar com paprika e com pimentão-doce, fica bastante semelhante (embora não fique tão bom). Aconselho-vos vivamente que experimentem :

Tenham uma óptima semana :D   

44 comentários:

  1. Adoro caldo verde. Mas não me lembro qual foi a última vez que comi uma bela tijela dessa sopa.
    Mas fiquei tentada a experimentar essa receita bem menos calórica.
    Beijinhos Joana =)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Joana,

    Tens toda a razão fazer um jantar para gostos variados é muito complicado. Há os que ficam super satisfeitos e os que não ficam tão satisfeitos ... é normal e ainda bem por não sermos todos iguais :)
    Boa sugestão bem saudável e reconfortante. Não conheço chouriço de perú, vou experimentar obrigada pela dica

    beijocas e boa semana
    Paula

    ResponderEliminar
  3. não como caldo verde há tanto tempo, precisamente porque sei que é uma sopa quase só com batata!como é que nunca me tinha lembrado disto??
    Obrigada Joana :) vou voltar ao caldo-verde...e não há mesmo casa portuguesa sem esta sopa maravilhosa, e pão e vinho na mesa!
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Eu confesso que sou uma esquisita a comer! E só como sopa se for passada, com excepção para o caldo verde! Gostei muito desta sugestão porque o aspecto é igual ao do caldo verde "normal" mas é muito menos calórico :)

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  5. Acabas de conhecer alguém que não gosta de caldo verde: eu :)!

    Mas, na verdade, saudo o bom aspecto do teu caldo mesmo sem batata!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, Joana!
    Também costumo fazer caldo verde sem batata, uso xuxu e cougette e adoro. Nunca experimentei chouriço de perú, mas parece-me uma boa sugestão!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro caldo verde! E nunca tinha pensado nestes substitutos para a batata! Adorei a receita :)
    Boa semana! Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Eu e o meu namorado não somos nada esquisitos, mas sempre que vem alguém cá a casa a sempre a preocupação por causa dos esquisitos :)
    Adorei a tua versão de caldo verde.
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Cá por casa somos fã de caldo verde. A tua receita fica bem mais saudável. Com os anos aprendi a gostar e apreciar qualquer alimento, por isso eu sou uma convidada fácil de agradar, mas cada um tens as suas esquisitices e lá temos de agradar a todos. bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  10. Adorei a sugestão deste caldo verde sem batata, normalmente faço as outras sopas sempre sem batata e acrescento outros substitutos como a cougette, mas no caldo verde nunca tinha arriscado, hei-de experimentar!

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  11. E não gosto muito de caldo verde! ;) eh eh

    Mas a tua adaptação mais saudável parece bem! :)*

    ResponderEliminar
  12. Adoro caldo verde, mesmo sem a batat deve ficar delicioso, tenho de experimentar

    ResponderEliminar
  13. Querida Joana,
    Caldo verde é sempre bem vindo e bem preparadinho
    assim melhor ainda, hummmmmmm!
    Ficou lindo o seu prato!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  14. Bem original... E eu adoro caldo verde :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito desta ideia! E eu como adoro courgettes e caldo-verde, vou experimentar de certeza!

    Beijinhos e boa semana!

    http://fabricocaseiro.blogspot.com/2013/03/pernas-de-frango-no-forno-ao-alho.html

    ResponderEliminar
  16. Olá :D
    Eu gosto muito de caldo verde e desde que estou por estes lados não tenho comido nada assim.
    Agora quando volte a casa tenho que pedir à minha mãe para fazer (não gosto de fazer sopas) que entraram-me desejos pelas tuas fotos :D
    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  17. Bom dia Joana.
    por acaso já fiz caldo verde em batata, mas com outros ingredientes, e mal se nota!

    Beijinhos Joanita, e boa semana **

    ResponderEliminar
  18. Evito sempre colocar batata na doce, mas nunca comi caldo verde sem batata.
    Vou apontar a receita!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  19. Realmente não é fácil agradar a todos os paladares né? rsrs
    Nunca experimentei caldo verde, mas tem um aspecto bem gostoso mesmo =)
    Beijãooo

    www.receitazada.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. :( vou confessar uma coisa...sou das esquisitinhas...mas acho que não dizia que não às bolachas que fizeste no fim de semana :D ainda que nem fossem para ti :P

    ResponderEliminar
  21. Eu adoro caldo verde!
    É das minhas sopas preferidas :)
    Nunca o fiz sem batatas mas gostei da sugestão!
    Os teus amigos são mesmo esquesitinhos! Nem consegues fazer refogados com alho nem cebola! Deve ser uma aventura cozinhar tanta coisa, mas o importante e que saem dai de casa satisfeitos!

    ResponderEliminar
  22. Também não conheço ninguém que não goste de caldo verde.
    Conheço, sim, pessoas que o adoram e não passam sem ele.
    Quando falo em sopa cá em casa é logo o caldo verde o escolhido :)
    Bjokas

    ResponderEliminar
  23. É a minha sopa favoritaa de anossssssss! :)
    Sem batata nunca provei.

    ResponderEliminar
  24. Olá Joana,
    fiz uma grande panela dele este fim de semana, ninguém se esquiva a uma boa tigela. O meu é com bastante cebola e batata mas gostei desta versão light! olha embora seja hora de lanchar, não me importava nada de comer uma tigelinha do teu bem quentinho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Ficou com um aspecto delicioso, igualzinho ao original.
    Tenho que experimentar essa versão apesar de adorar o tradicional.
    Aliás deve ser a unica sopa onde uso batata.

    bjnhs e boa semana

    ResponderEliminar
  26. Veio mesmo a calhar, agora que ando a arranjar substitutos para a batata na sopa! :) tenho de experimentar chouriço de peru! Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Olá Joana,
    nada como um caldo verde para nos aquecer a alma e a casa :)
    Agrada a todos mesmo, inclusivé aos amigos vegetarianos!
    Eu adorei esta tua versão mais light, acho que a vou fazer duma próxima vez. Adoro comer com broa de milho!
    Ao menos consegues agradar aos teus amigos e olha que eles são bem esquisitos :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  28. Humm que delícia esta versão do caldo verde! Como não gosto muito de batata cozida devo preferir esta;) beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Que lindo caldo verde, Joana :). Tenho de experimentar essa receita, bem mais light do que a receita normal...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  30. Olá querida, queria-te pedir que pusesses "Gosto" aqui:

    https://www.facebook.com/festivalsecundario2012/posts/500633693307159?comment_id=5247343&notif_t=share_reply

    Se ganharmos, eu e uns amigos ficamos com bilhetes para o festival secundário em Gouveia! Obrigada :)

    ResponderEliminar
  31. Caldo verde é uma sopa tão reconfortante, adoro. Curiosamente é a única sopa que a minha filhota não gosta.
    Não conhecia a versão com curgette, mas hei-de experimentar. Sabes, também fica muito bem se substituíres as batatas por chuchu e é mais light :)
    bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  32. Uma das minhas sopas preferidas, sem dúvida! Vou tentar esta nova modalidade de caldo verde :) Obrigada Joana!
    ****

    ResponderEliminar
  33. Adoro caldo verde mas não consigo comê-lo todos os dias. Mas acho que esta tua versão light pode muito bem ser um sucesso cá em casa! Vou experimentar e depois digo-te como correu. ;-)

    ResponderEliminar
  34. E vai tudo ficar bem satisfeito e com a barriguinha cheia certamente! Que bela sopinha!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. É a minha sopa preferida! E quando se está fora, quem é que não se lembra de um belo caldo verde?!
    Também faço sem batata...mas também sem chouriço, gosto à mesma! :)

    ResponderEliminar
  36. Aí JoAna que bem que conheço essa aventura de juntar amigos em casa... Sabes o que faço? Entrego um inquérito a cada um dos convivas com questões básicas como: alergias alimentares, o que nao gosta de comer, o que nao tolera, coisas que adora... Do cruzamento de todos os inquéritos preenchidos gosto se arranja :-). É hilariante
    Adorei o caldo verde! Mesmo! Uma delicia!

    ResponderEliminar
  37. Eu ainda estou chocada com o "amigos que não gostam de chocolate"... :O

    :)

    Caldo verde quentinho e pão com chouriço é uma bela maneira de terminar noitadas! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Gostei desta versão de caldo verde, eu também costumo fazer mas só com a couve-flor em vez da batata.

    Beijokas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  39. Eu também faço caldo verde sem batata, não se nota a diferença e continua a ser deliciosa :) Tem um bom dia*

    ResponderEliminar
  40. Esquisitinha sou eu que como quase sempre os mesmo alimentos, não gosto de legumes quase nenhuns, não gosto de molhos, de menta, de côcô and so on....! ahahahah

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />