11 de março de 2013

Caldo verde sem batata, um prato à prova de esquisitinhos :D

No conforto pobrezinho do meu lar
há fartura de carinho.
E a cortina da janela é o luar,
mais o sol que bate nela.
 
Basta pouco, poucochinho p'ra alegrar
uma existência singela!
É só amor, pão e vinho
e um caldo verde, verdinho,
a fumegar na tigela!

Amália Rodrigues


Eu conheço pessoas com as mais variadas preferências alimentares. Tenho amigos vegetarianos, amigos que comem peixe mas não comem carne, amigos que comem carne mas não comem peixe, amigos intolerantes à lactose, amigos alérgicos ao ovo, amigos alérgicos ao marisco e amigos que não gostam de chocolate, de tomate, de cebola, de alho ou de picante. 

Quando faço jantares cá em casa é uma aventura conseguir conciliar todos estes requisitos: normalmente fazemos um prato de carne e outro de peixe ou vegetariano, evitamos o queijo e os ovos, não usamos molho de tomate, cebola, alho ou picante e fazemos sobremesas com fruta. Mesmo assim é difícil conseguir agradar a gregos, troianos e esquisitinhos, embora nunca saia ninguém com fome cá de casa :) 


No entanto, nunca conheci ninguém que não gostasse de um belo caldo verde - mesmo os meus amigos que não comem carne, que optam por pedir sem chouriço. 

De certo modo acho que o caldo verde apela ao português que há dentro de nós, e não conheço ninguém que não fique tentado por uma bela tigela de caldo verde a fumegar. 


Cá em casa somos fãs desta sopa tão típica e reconfortante, e há bastante tempo que faço a minha própria receita mais saudável e menos calórica com courgette, couve-flor e chouriço de peru. 

Hoje não há mais nada para jantar, mas ninguém vai ficar com fome. Há amor, há pão e há vinho. E há um caldo verde, verdinho, a fumegar na tigela

É uma casa portuguesa, com certeza

 

Caldo verde sem batata 

Ingredientes: 

* Duas courgettes grandes;
* 200g de couve-flor congelada;
* 150g de couve galega cortada;
* Dez rodelas de chouriço de peru;
* Água q.b.;
* Sal q.b. 

Confecção:

* Encher uma panela com água, colocar sal a gosto e levar a aquecer até ferver;

* Juntar as courgettes cortadas em cubos e a couve-flor congelada e deixar cozinhar durante vinte minutos; 

* Retirar água para uma tigela até os legumes ficarem só ligeiramente submergidos (na dúvida, mais vale tirarem água a mais do que a menos); 

* Passar com a varinha mágica, juntando a água reservada para obterem um caldo verde mais grosso ou mais líquido, conforme o gosto;

* Juntar a couve galega e as rodelas de chouriço e deixar cozinhar mais vinte minutos;

* Rectificar o sal, se necessário

 

Podem optar por não utilizar as rodelas de chouriço e temperar com paprika e com pimentão-doce, fica bastante semelhante (embora não fique tão bom). Aconselho-vos vivamente que experimentem :

Tenham uma óptima semana :D