10 de março de 2013

Umm Ali (pudim de pão árabe), e a minha paixão pelo Médio Oriente :)

This desert rose...
Each of her veils,
A secret promise.
This desert flower,
No sweet perfume
Ever tortured me more than this!

Sting e Cheb Mami


Quando eu visitei a Jordânia senti algo absolutamente extraordinário: senti que era ali que pertencia.

Deserto ao pôr-do-sol
Eu e o meu irmão a andar de camelo ao nascer do sol
Na Jordânia vivi experiências verdadeiramente fantásticas: passei um dia inteiro a visitar Petra, com as suas cores quentes e os seus recantos misteriosos, nadei (ou mais concretamente boiei) no Mar Morto, dormi num acampamento beduíno debaixo das estrelas do deserto e andei de camelo ao nascer do sol

Petra ao fim do dia
No caminho de volta
Este foi o início do meu amor intenso e apaixonado pelo deserto e pelo Médio Oriente. Desde então já visitámos também o Qatar, o Dubai e Abu Dhabi, mas confesso que não há amor como o primeiro, e eu continuo a suspirar pelo meu regresso à Jordânia.

Camelos no acampamento, ao nascer do sol
Foi também na minha viagem à Jordânia que começou a minha paixão pela comida árabe, e um dos mais belos exemplos desta culinária deliciosa é o Umm Ali


Na verdade o Umm Ali é uma sobremesa tradicional egípcia, mas é um prato bastante típico em todo o Médio Oriente. Embora tenha algumas características diferentes consoante os países (por exemplo, no Dubai este prato é feito com massa folhada, e não com massa de brioche), a verdade é que todas as versões que experimentei me levaram directamente ao céu

Passeio de camelo ao nascer do sol
Ao céu escuro povoado de estrelas. Ao céu onde a luz da lua se reflectia nas dunas do deserto, ainda quentes. Ao céu com cheirinho a menta, a café árabe e a tabaco beduíno.

Ao céu da Arábia.

Umm Ali, ou pudim de pão egípcio

Ingredientes: 

* 500g de pães de leite (ou pães doces);
* Cinco chávenas de chá de leite;
* Uma chávena de chá de açúcar;
* Meia chávena de chá de pistachios picados;
* Meia chávena de chá de amêndoas picadas;
* Meia chávena de chá de nozes picadas;
* Meia chávena de chá de coco ralado e de sultanas;
* Uma colher de sopa de essência de baunilha.

Confecção:

* Colocar os pães de leite num tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante dez minutos;

* Retirar os pães de leite do forno e parti-los em bocados pequenos;

* Acrescentar os frutos secos e o coco e misturar bem;

* Juntar numa panela o leite, o açúcar e a essência de baunilha e levar a lume médio até ficar quente sem deixar ferver;

* Tirar e deixar arrefecer;

* Num tabuleiro do forno, colocar em camadas um pouco de leite, metade da mistura de pães de leite, metade do leite, a metade restante dos pães de leite e a metade restante do leite;

* Cobrir com amêndoas raladas e com sultanas;

* Levar ao forno durante 15 minutos;

* Deixar arrefecer 5 minutos e servir morno.



Até amanhã! :D 

22 comentários:

  1. Eu nunca provei nada parecido mas pelas imagens e pela tua descrição parece ser mesmo muito bom!
    Bom domingo Joana! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Está tudo de babar...o pudim e as fotos :)
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Tem tudo para ser delicioso!!

    Lindas fotos!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Bim dia!
    Que viagem magnifica! Deve ter sido mágica!
    E este pudim vai directamente para a minha lista de receitas a fazer brevemente! ;)
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  5. eu adorava visitar a Jordânia. deve ser lindíssimo.

    ResponderEliminar
  6. Belas fotos e com um pudim à altura. bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana, descobri o teu blog á pouco tempo e fiquei simplesmente deliciada!
    Mas gostava de ver as tuas publicações mais antigas, desde o inicio do blog, mas como não tens um arquivo torna-se um pouco difícil!
    Devia colocar um, é mais fácil para os teus leitores verem as publicações mais antigas :)

    Só uma sugestão.

    Beijinhos*** :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia! :)

      Já coloquei o arquivo, podes ver do lado inferior direito :D

      Beijinhos e obrigada pela sugestão ;)

      Eliminar
  8. Parece-me muito bem esse doce:)
    Beijinhos e bom resto de domingo

    ResponderEliminar
  9. Parece-me muito bem esse doce:)
    Beijinhos e bom resto de domingo

    ResponderEliminar
  10. as imagens sao lindissimas!!

    a receita esta fantastica!!, simples bem ao meu gosto!!

    bom domingo e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Uma das viagens que queremos fazer cá em casa há já algum tempo é à Jordânia, mas fomos adiando com várias viagens à Grécia e à Turquia e agora com a situação da Síria não nos parece a melhor altura para lá ir :( mas fiquei muito tentada a experimentar este umm ali! Deve ser uma delícia!

    Ah, as fotos são lindíssimas!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Ainda te falta visitar Omã ;) Curiosamente, ainda não experimentei este prato. Mas depois do teu post, não vai tardar muito :) Parabéns pelas lindas fotos!

    ResponderEliminar
  13. Deve ser delicioso! Também adoro a comida do médio oriente. Ontem fiz uma empada de peixe à marroquina! Vou publicá-la em breve no blogue. Beijinhos e bom domingo!

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia mas adorei,tanto o aspecto como os ingredientes.
    Uma receita a testar em breve.
    bjs

    ResponderEliminar
  15. É oficial, estou com inveja! Inveja dessas viagens e desses paladares! Vou masé voltar à minha essay e ao meu chá verde!!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. Que pudim delicioso, deve ser uma perdição :) Adorova conhecer a Jordânia :P

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  17. que fotos lindas, deve ter sido uma viagem maravilhosa :) adorava ter essa oportunidade um dia!
    adoro comida árabe, a pouca que já tive oportunidade de provar :) e esse pudim tem óptimo aspecto!
    beijinho* boa semana :)!

    ResponderEliminar
  18. Não conhecia, mas adorei o aspecto final!! A mim convenceu ;)
    Adorei as fotos

    beijoca

    ResponderEliminar
  19. Jordânia deve ser um país fascinante... Se calhar é lá a tua spriritual homeland, e por isso é que sentiste uma ligação tão forte! ;) Experimentar pratos e sobremesas típicos é outro dos prazeres de viajar.

    Bjs!

    ResponderEliminar
  20. Olá, adoro pudim de pão de todas as formas e feitios. Esta versão não conhecia mas já guardei para experimentar!
    Adorei o aspecto! :)
    A gastronomia é sem dúvida um dos valores mais interessantes que as distintas culturas nos podem dar.

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />