10 de março de 2013

Umm Ali (pudim de pão árabe), e a minha paixão pelo Médio Oriente :)

This desert rose...
Each of her veils,
A secret promise.
This desert flower,
No sweet perfume
Ever tortured me more than this!

Sting e Cheb Mami


Quando eu visitei a Jordânia senti algo absolutamente extraordinário: senti que era ali que pertencia.

Deserto ao pôr-do-sol
Eu e o meu irmão a andar de camelo ao nascer do sol
Na Jordânia vivi experiências verdadeiramente fantásticas: passei um dia inteiro a visitar Petra, com as suas cores quentes e os seus recantos misteriosos, nadei (ou mais concretamente boiei) no Mar Morto, dormi num acampamento beduíno debaixo das estrelas do deserto e andei de camelo ao nascer do sol

Petra ao fim do dia
No caminho de volta
Este foi o início do meu amor intenso e apaixonado pelo deserto e pelo Médio Oriente. Desde então já visitámos também o Qatar, o Dubai e Abu Dhabi, mas confesso que não há amor como o primeiro, e eu continuo a suspirar pelo meu regresso à Jordânia.

Camelos no acampamento, ao nascer do sol
Foi também na minha viagem à Jordânia que começou a minha paixão pela comida árabe, e um dos mais belos exemplos desta culinária deliciosa é o Umm Ali


Na verdade o Umm Ali é uma sobremesa tradicional egípcia, mas é um prato bastante típico em todo o Médio Oriente. Embora tenha algumas características diferentes consoante os países (por exemplo, no Dubai este prato é feito com massa folhada, e não com massa de brioche), a verdade é que todas as versões que experimentei me levaram directamente ao céu

Passeio de camelo ao nascer do sol
Ao céu escuro povoado de estrelas. Ao céu onde a luz da lua se reflectia nas dunas do deserto, ainda quentes. Ao céu com cheirinho a menta, a café árabe e a tabaco beduíno.

Ao céu da Arábia.

Umm Ali, ou pudim de pão egípcio

Ingredientes: 

* 500g de pães de leite (ou pães doces);
* Cinco chávenas de chá de leite;
* Uma chávena de chá de açúcar;
* Meia chávena de chá de pistachios picados;
* Meia chávena de chá de amêndoas picadas;
* Meia chávena de chá de nozes picadas;
* Meia chávena de chá de coco ralado e de sultanas;
* Uma colher de sopa de essência de baunilha.

Confecção:

* Colocar os pães de leite num tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante dez minutos;

* Retirar os pães de leite do forno e parti-los em bocados pequenos;

* Acrescentar os frutos secos e o coco e misturar bem;

* Juntar numa panela o leite, o açúcar e a essência de baunilha e levar a lume médio até ficar quente sem deixar ferver;

* Tirar e deixar arrefecer;

* Num tabuleiro do forno, colocar em camadas um pouco de leite, metade da mistura de pães de leite, metade do leite, a metade restante dos pães de leite e a metade restante do leite;

* Cobrir com amêndoas raladas e com sultanas;

* Levar ao forno durante 15 minutos;

* Deixar arrefecer 5 minutos e servir morno.



Até amanhã! :D