21 de março de 2013

Muffins de banana e aveia com pepitas de chocolate para um dia de bloco operatório infernal!

Just do your best, do everything you can.
And don't you worry what the bitter hearts are gonna say!

It just takes some time, little girl,
You're in the middle of the ride.
Everything, everything, will be just fine, 
Everything, everything, will be alright, alright.

Jimmy Eat World


A manhã começou às oito horas, com uma pergunta difícil:

'Então, hoje quem se desinfecta para ajudar na cirurgia?'

Olhei para um lado, olhei para o outro, encolhi os ombros e resignei-me à minha sorte: era a minha vez de entrar na cirurgia. Nem sabia bem o que ia ser feito, mas como a minha tutora tinha outra cirurgia marcada para as onze imaginei que não fosse algo de muito complicado.

Oh, estava tão enganada.


Eram dez horas quando fiquei com uma fome tremenda. O problema é que dentro do bloco operatório não podemos comer, beber ou nem sequer coçar o nariz, por isso resignei-me à minha sorte: ia ter de esperar.

Eram onze horas quando a operação começou a correr seriamente mal, e de repente a fome era o menor dos meus problemas. Se até aí o meu trabalho consistia em segurar no material, a partir desse momento comecei a (literalmente) meter as mãos na doente.

Era meio-dia quando chamaram outro cirurgião para avaliar, e juro-vos: quase chorei de desespero. Tinha fome, tinha sede, tinha dores nos braços, nas costas e nas pernas e simplesmente queria ir para casa e desaparecer debaixo dos cobertores. Mas continuei a resignar-me à minha sorte: tinha de ficar ali. 


A partir daí não me recordo muito bem do que aconteceu. Sei que gritei várias vezes dentro da minha cabeça que era uma mulher do Norte e não uma qualquer fraquinha, sei que joguei ao jogo do 24 com as horas que via na parede do bloco operatório e sei que visualizei milhares de vezes a maçã e os cereais que tinha trazido para comer a meio da manhã.

Eram cerca de três da tarde quando o argumento da mulher do Norte começou a perder a força, juntamente com as minhas pernas. Lembro-me vagamente de ter medo de desmaiar para cima da barriga aberta da doente, e depois só me lembro de estar sentada na sala dos médicos com um copo de água com açúcar à frente.

E digo-vos, que visão dos céus foi aquele copo de água com açúcar. 


Não vos consigo descrever a sensação de fracasso que se apoderou de mim. Porque não consegui aguentar, porque me senti mal à frente de toda a gente (logo eu, que não gosto nada de ser o centro das atenções) e, principalmente, porque não tenho jeito nenhum para cirurgia.

Mas depois cheguei a casa, comi um prato de caldo verde, tomei um longo banho e passei o resto da tarde a relaxar. À noite fui jantar com uma amiga. E, já tarde, fui para a cozinha fazer muffins. 

Posso não ter jeito para cirurgia, mas pelo menos tenho jeito para fazer muffins. 

 

Muffins de banana e aveia com pepitas de chocolate 

Ingredientes (para doze muffins):

* 225g de farinha de trigo;
* Uma colher de chá de fermento;
* Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Três bananas esmagadas em puré;
* 100g de açúcar;
* 60g de flocos de aveia;
* Um ovo batido;
* 120ml de leite;
* 75ml de óleo;
* 60g de pepitas de chocolate (usei da Vahiné).

Confecção: 

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e as pepitas de chocolate;

* Noutra tigela bater as bananas esmagadas com o açúcar, os flocos de aveia, o ovo, o leite e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.



Estes muffins ficaram deliciosos, e a combinação do sabor da banana com o sabor do chocolate resultou muito bem :D Acabei por levá-los no dia seguinte para o hospital, e fizeram bastante sucesso entre os meus colegas e a minha tutora :D 

Até amanhã! :D   

41 comentários:

  1. Que lindos os teus muffins. Parecem deliciosos. Ainda bem que os teus colegas e tutora gostaram. beijocas

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindos lindos e com um aspecto super apetitoso!
    Joaninha o nosso organismo comom tu bem sabes tem limites e com o estomago vazio e o stress todo gerado naquele blolo operatório é normal que não tenhas aguentado, se já sem bloco operátorio existem pessoas que de estomago vazio desmaiam, imagina tu naquele stress todo! Não é isso que vai determinar o teu sucesso profissional :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Gosto gosto!! :) E bom bolinho para celebrar a primavera, que digam o que disseren, com as explicaçoes q quiserem dar, para mim a Primavera começa hoje, foi assim ue aprendi na escola eheh

    ResponderEliminar
  4. Os teus muffins ficam sempre fantásticos!

    ResponderEliminar
  5. Fazem crescer água na boca, se fazem!!

    ResponderEliminar
  6. Nem quero imaginar como te sentiste, devias estar numa aflição... ai!
    Pelo menos inspiraste-te para fazer os muffins! Vou levar esta receita :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Nem consigo imaginar essa angústia! É realmente difícil.
    Mas, os teus muffins estão uma maravilho e com um excelente aspecto!

    ResponderEliminar
  8. Os médicos tb são humanos e têm necessidades como qualquer ser humanos
    Esses bolinhos ficaram optimos

    Beijokas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Ficaram lindos os teus Muffins :)
    Nós não fomos feitos para estar tantas horas a fazer a mesma coisa ... No teu caso foi o desgaste da fome( compreendo-te bem... eu tou sempre a mastigar :P ) e de veres que a cirurgia não estava a correr bem ... Eu tb n funciono com fome, além de rabujenta também me sinto mal ... e duvido que alguém funcione... O que aconteceu não significa um fracasso , estás simplesmente a adaptar-te :)
    Beijinho bem doce ;)

    ResponderEliminar
  10. Vê o lado positivo, não eras o doente. :-)
    Depois de um dia desses não sei como tiveste coragem de ir para a cozinha.

    ResponderEliminar
  11. Que dia ontem! há dias assim, que nos esgotam... mas pelo menos acabou bem com estes muffins deliciosos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Não podemos ser bons em tudo, não é. E o dia acabou por ser tornar bom: banhinho prolongado, saída com amiga, muffins maravilhosos... Beijo

    ResponderEliminar
  13. Joana...
    Pois que eu gabo-te a coragem de aguentar esse tipo de coisas, e ainda bem que ha pessoas como tu... eu ja passei pelo bloco operatorio como paciente e sei que para vcs nao é nada façil... dou-vos os meus mais sinceros parabens pela vossa coragem e desempenho!!!

    Ja vim visitar o teu blog uma vez e adorei e cá estou outra vez... ficando deste lado daqui a babar so de olhar para esses belos muffins que apresentas... adorei

    Beijocas

    MArgarida

    http://tachosvspanelas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Oh rapariga, tantas em horas sem comer querias o quê?? Não te recrimines pelo que aconteceu! E no dia seguinte já ninguém se lembrava, só sabiam dizer que os muffins eram fantásticos :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Joana querida,
    Não faz mal ser o centro das atenções de vez em quando e ninguém é de ferro, pois as horas que passaste com fome, acho que justificam o teu mal estar.
    Ainda bem que fazes muffins tão bem, pois estão lindos, apetitosos e com sabores que só podem ser uma delícia e ainda bem que o resto do dia foi passado descontraidamente e em boa companhia.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  16. Tem calma, todos temos dias em que por muito que tentemos não estamos no nosso melhor e mesmo que não tenhas vocação para cirurgia, certamente terás para outras áreas.
    Que muffins tão bonitos!

    ResponderEliminar
  17. Ficaste 100% certa que não tens vocação para cirurgia!
    Ainda me ri, porque no meio do stress ainda consegues pensar em comer. Eu perco totalmente o apetite quando tenho um trabalho inadiável.
    O pior é que no fim do stress e do trabalho feito, me atiro à comida como se não houvesse amanhã! Que não me apareçam esses Muffins!

    ResponderEliminar
  18. Olha, sabes... Eu acredito que dias melhores virão :)...
    E esses muffins estão excelentes!!!
    beijinhos querida

    ResponderEliminar
  19. E que dia!
    Se já estavas com fome as 11 e as 15 ainda lá estavas dentro imagino o tormento :)
    Já passou e estes muffins estão com um aspecto irresistível :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Ainda bem que têm a oportunidade de "cheirar" um pouco todas as especialidades para escolherem o vosso futuro!! Já sabes, antes de entrar no bloco tens que comer bem!! ;)
    Que muffins tão apetitosos ;)
    Bjocas e bom resto de semana ;)

    ResponderEliminar
  21. Cada um tem os seus limites... e tantas horas sem comer, n é tarefa fácil para ninguém, muitos menos com tanto esforço! :)

    Quanto aos muffins, tenho a certeza que te reconfortaram... parecem deliciosos, vou anotar a receita :D

    ResponderEliminar
  22. Nada como um bom muffin para animar depois de um dia assim!
    Às vezes quando faço cirurgias (eu gosto de fazer) mas são muito demoradas também entro em desespero, fome e dores! Bem sei como é complicado. E nem poder coçar o nariz!
    Um muffin desses de banana, aveia e chocolate faz sorrir :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. São coisas que acontecem , não fiques triste.
    Esses muffins ficaram lindos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Joana,
    imagino a sua ansiedade, sei que não é fácil o seu trabalho
    além de cansativo no final é gratificante.
    Gratificante mesmo são estes bolinhos lindos e tentadores que
    vc nos proporciona!

    Beijos, boa sorte sempre!

    ResponderEliminar
  25. Devem estar uma delícia! Deixa lá, não se pode ter jeito para tudo! ;-) Como se diz lá em cima, cada um é para o que nasce.

    ResponderEliminar
  26. Oh Joana, que tontinha, fracasso porquê? É super frequente isso acontecer. A mim aconteceu-me logo na PRIMEIRA cirurgia da vida (imagina a vergonha, 3º ano de curso, Hospital da Marinha, estágio de Introdução à Clínica, nunca me esqueço). Aconteceu-me só essa vez mas conheço e presenciei n histórias. É, fisicamente, muito muito exigente. Às vezes chegava a uma altura em que já era tudo: fome, sede, chichi, comichão na cabeça, dificuldade em respirar por causa da máscara, dores nas pernas, nas costas, nos ombros, a pressão de ter de segurar uma coisa e não poder movê-la minimamente... Para mim, não dá! Os muffins têm ar delicioso :) :)

    ResponderEliminar
  27. Não dever ter sido mesmo nada fácil , mas com certeza acontece a mais gente não tens que ficar triste.
    Achei os muffins tão lindos que era capaz de comer já dois.
    bjs

    ResponderEliminar
  28. Que dia !!!
    Os muffins ficaram lindos, banana e chocolate juntos , adoro :)

    bjnhs

    ResponderEliminar
  29. Um dia difícil, Joana, mas é por uma boa causa. E olha, os teus muffins estão lindos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Já ouvi relatos idênticos, não deve ser fácil estar muito tempo dentro de um bloco operatório. Mas acredito que de certeza terás jeito para cirurgias.
    Mas para muffins estás uma "pro" porque estão lindos e apetitosos. Vou roubar um :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  31. Olá Joana,
    Ficaram lindos
    Beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  32. Deixa lá isso , toda a gente tem momentos de fraqueza!
    Só mostra que aguentas te o teu máximo porque estavas concentrada no teu trabalho, mas no final do dia pudes te te vingar nestes belos muffins!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  33. Ai que fome, só de olhar para esses muffins!
    Miúda, isso está mesmo a ser difícil, não vai ser cirurgia de certeza assim com essas fraquezas... Olha hoje fui tirar sangue e já não comia há 4 horas, porque me esqueci de meter lanche no saco e quase desmaio ao tirar um único frasquinho de sangue... Foi cá um susto! Mas tu tens que te aguentar com as operações, mas um psiquiatra normalmente não precisa de assistir a operações pois não?

    Beijo grande e muita coragem..

    ResponderEliminar
  34. és a " mulher" dos muffins, ficam sempre bem. !
    Se quiseres participar está a decorrer um pequeno passatempo no meu blogue para celebrar o seu 4º aniversário:

    http://www.cincosentidosnacozinha.blogspot.pt/2013/03/4-aniversario-do-cinco-sentidos-na.html

    beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Olá Joana (: Há alguns dias descobri o teu blog e fiquei fã, tens receitas de deixar água na boca! (: Precisava de fazer uns muffins hoje e eis que vi esta receita! Ficaram divinais, dos melhores que já provei! Um beijinho e continua.

    ResponderEliminar
  36. Perde-se uma cirurgiã mas ganha-se uma doceira ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  37. É uma coisa que poderia acontecer a qualquer um (eu então, com a minha tensão de passarinho...), numa situação tão tensa e ainda por cima sem comer! Ao menos traduziu-se nuns muffins fofinhos!:)

    Beijos

    ResponderEliminar
  38. I need to bake these with my next batch of over-ripe bananas...so darn yummy! Perfect for my tea time :)

    ResponderEliminar
  39. Hummm esses muffins devem ser bons! Tenho que experimentar.
    Estar nas salas de cirurgia pode ser um desespero! Os pequenos fracassos também fazem parte da vida. Boa sorte para a próxima vez! um beijinhoo

    ResponderEliminar
  40. Joana sem dúvida que tens imenso jeito para os muffins e. certamente para as cirurgias tb.
    Kiss

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />