Did you know when you go
It's the perfect ending,
To the bad day I was just beginning?
When you go all I know is
You're my favorite mistake!
It's the perfect ending,
To the bad day I was just beginning?
When you go all I know is
You're my favorite mistake!
Sheryl Crow
Quando eu era adolescente era hábito irmos tomar o pequeno-almoço de Sábado a uma pastelaria muito conhecida em Matosinhos, a Dallas. Na altura eu ia alternando entre os meus dois pastéis favoritos, o bispo e o pastel de Chaves.
Eu já vos falei do meu amor pelo pastel de Chaves neste post aqui, mas a minha paixão pelos bispos é também sobejamente conhecida: inclusivamente, o Pedro chegou a fazer a viagem de Lisboa ao Porto só para me comprar um bispo da Dallas porque eu estava a passar um mau bocado. Infelizmente há dois anos a Dallas fechou, e como forma de protesto eu nunca mais comi um bispo ou um pastel de Chaves.
Estes pastéis não podiam ser mais diferentes entre si: o bispo é um pastel doce feito com massa folhada e coberto com coco e creme de pasteleiro, e o pastel de Chaves é um pastel salgado recheado com carne. No entanto, há algo que os une: a massa folhada.
Ultimamente a massa folhada tem sido um dos meus maiores dilemas. Se por um lado eu acredito verdadeiramente na alimentação saudável para o nosso corpo e para a nossa mente e sei que a massa folhada não é propriamente algo de inocente, por outro não consigo evitar desatar a salivar sempre que vejo uma receita com este ingrediente. Mas vou adiando e aguentando, dizendo a mim própria que estou a fazer o correcto em prol de uma vida mais saudável.
Hoje não vou adiar. Hoje é dia de massa folhada. É dia de matar o desejo, é dia de pastéis salgados. É dia de folhado estranho, como lhe chamou o Pedro.
Que se lixe, eu gosto de coisas estranhas. E gosto de pessoas estranhas, que fazem 600km por causa de um pastel. Afinal, não são as coisas mais estranhas que se revelam as melhores surpresas? :D
Folhado de espinafres com queijo de cabra e nozes
Ingredientes (para duas pessoas):
* Dois quadradinhos de massa folhada;
* 200g de espinafres baby;
* 50g de queijo de cabra;
* 50g de nozes picadas;
* Um ovo batido.
Confecção:
* Saltear os espinafres com as nozes picadas;
* Rechear os pastéis com os espinafres e as nozes e juntar o queijo partido em cubinhos;
* Fechar os pastéis e pincelar com o ovo batido;