8 de março de 2013

Folhado de espinafres com queijo de cabra e nozes e a história de uma pastelaria especial :)

Did you know when you go
It's the perfect ending,
To the bad day I was just beginning?
When you go all I know is
You're my favorite mistake!

Sheryl Crow


Quando eu era adolescente era hábito irmos tomar o pequeno-almoço de Sábado a uma pastelaria muito conhecida em Matosinhos, a Dallas. Na altura eu ia alternando entre os meus dois pastéis favoritos, o bispo e o pastel de Chaves

Eu já vos falei do meu amor pelo pastel de Chaves neste post aqui, mas a minha paixão pelos bispos é também sobejamente conhecida: inclusivamente, o Pedro chegou a fazer a viagem de Lisboa ao Porto só para me comprar um bispo da Dallas porque eu estava a passar um mau bocado. Infelizmente há dois anos a Dallas fechou, e como forma de protesto eu nunca mais comi um bispo ou um pastel de Chaves. 


Estes pastéis não podiam ser mais diferentes entre si: o bispo é um pastel doce feito com massa folhada e coberto com coco e creme de pasteleiro, e o pastel de Chaves é um pastel salgado recheado com carne. No entanto, há algo que os une: a massa folhada. 

Ultimamente a massa folhada tem sido um dos meus maiores dilemas. Se por um lado eu acredito verdadeiramente na alimentação saudável para o nosso corpo e para a nossa mente e sei que a massa folhada não é propriamente algo de inocente, por outro não consigo evitar desatar a salivar sempre que vejo uma receita com este ingrediente. Mas vou adiando e aguentando, dizendo a mim própria que estou a fazer o correcto em prol de uma vida mais saudável. 


Hoje não vou adiar. Hoje é dia de massa folhada. É dia de matar o desejo, é dia de pastéis salgados. É dia de folhado estranho, como lhe chamou o Pedro. 

Que se lixe, eu gosto de coisas estranhas. E gosto de pessoas estranhas, que fazem 600km por causa de um pastel. Afinal, não são as coisas mais estranhas que se revelam as melhores surpresas? :D 


Folhado de espinafres com queijo de cabra e nozes

Ingredientes (para duas pessoas): 

* Dois quadradinhos de massa folhada; 
* 200g de espinafres baby;
* 50g de queijo de cabra
* 50g de nozes picadas;
* Um ovo batido

Confecção: 

* Saltear os espinafres com as nozes picadas;

* Rechear os pastéis com os espinafres e as nozes e juntar o queijo partido em cubinhos; 

* Fechar os pastéis e pincelar com o ovo batido

* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos


Estes folhados ficaram mesmo deliciosos, e a conjugação do sabor dos espinafres e das nozes com o sabor forte do queijo de cabra ficou muito interessante :D Recomendo-vos vivamente que experimentem :D

Tenham uma óptima Sexta-feira! :D  

29 comentários:

  1. Viva as memórias de infância..
    Viva a massa folhada ;)...
    Viva as coisas, assim esquisitas...
    Viva que ficou muito fixe....

    bjokitas princesa ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá :D
    Eu acho que o teu folhado tem mesmo um óptimo aspecto e confesso, sou fã da massa folhada ainda que saiba todos os contras que tem para "manter a linha".
    Por vezes são mesmo essas coisas/pessoas mais estranhas que se revelam as maiores e melhores surpresas :D
    Beijinhos e boa sexta-feira*

    ResponderEliminar
  3. eu também tenho sempre esse problema com a massa folhada, antes não pensava nisso, a minha mãe costumava fazer uns folhadinhos assim com legumes e molho de soja e eu adorava! agora evito, mas é maravilhoso de facto, e dias, nunca são dias!
    a tua combinação deve ser espectacular :) tem tudo para resultar!
    beijinhos Joaninha, tem uma óptima 6ª feira*

    ResponderEliminar
  4. Te digo que não é qualquer moço que faz 600km para comprar um pastel! Isso diz muito hã? :-)

    Eu também adoro massa folhada, de cada vez que saio do Metro na estação da Alameda e começo a sentir o cheiro dos pastéis acabados de sair do forno até evito respirar :-))

    Onde costumo tomar o café de manhã, eles tÊm os Pastéis de Chaves, dizem que são verdadeiros. Como não tenho base de comparação achoo-os muito bons, se são verdadeiros ou não, não sei!

    ResponderEliminar
  5. Quem está a salivar neste momento sou eu =)
    O bispo não sei o que é nem nunca comi, mas o pastel de chaves sei bem o que é. Quando era miuda ia tomar o PA a um café com a minha mãe, e comia sempre sempre um pastel de chaves. Mas realmente hoje penso na quantidade de gordura que aquela pequena maravilha tinha. Mas um dia não são dias e o teu "folhado estranho" devia estar delicioso. =)

    ResponderEliminar
  6. Lá em casa também gostamos imenso de pastéis de Chaves, são tão bons! E adoro as frigideiras de Braga... Lá está a massa folhada :)
    Os teus folhados deviam estar fantásticos!! Eu adoro queijo de cabra e acho que combina lindamente com nozes :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  7. Como se diz: primeiro estranha-se e depois entranha-se.Acho que estes folhados não ia estranhar pois adoro essa combinação até em saladas...
    Bjoka
    Rita
    Feliz Dia da Mulher

    ResponderEliminar
  8. Aposto na qualidade desses folhados :). Têm uma cor linda!
    Mas tb conheço a qualidade dos pastéis de Chaves, não fosse eu dessa bela terra. Não sei se esse jejum do bispo e do pastel de Chaves te fazem bem :). Pela minha parte posso mandar-te uma caixinha! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Viva a massa folhada :) De vez em quando, não faz mal!
    Ficaram com optimo aspecto e gostei da ideia para recheio

    ResponderEliminar
  10. Gosto sempre de ler as tuas histórias :)

    ResponderEliminar
  11. O bispo não conheço mas o pastel de chaves adoro. E o pastel deve ser mesmo bom também!
    Tem um dia muito feliz :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. OLha eu também hoje tenho uma sugestão com massa folhada! É verdade que não é o mais saudável (e ainda por cima na massa folhada de compra, para evitar a manteiga, usam-se outros produtos menos recomendáveis). Mas também é verdade que não há nada como um folhado! ;-) E um dia não são dias!

    ResponderEliminar
  13. Eu também adoro os pasteis de chaves, são tão booons! Estes teus pasteis ficaram uma tentação:) com queijo de cabra que tanto gosto, aiaiaia!

    beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito!!!


    Bjocas e bom dia da Mulher

    ResponderEliminar
  15. Olá Joana,
    adoro massa folhada, estes pastéis estão lindos e tem
    gostinho de quero mais, hummmmm!

    FELIZ DIA DA MULHER, HOJE E SEMPRE!
    BJS

    ResponderEliminar
  16. Concordo... os folhados são uma perdição. Também me acontece ficar a salivar sempre que vejo um desses diabinhos!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Oh, não conhecia essa pastelaria :(
    os teus folhados devem ter ficado deliciosos!
    Feliz Dia da Mulher

    ResponderEliminar
  18. Também gosto muito de tudo o que leve massa folhada.
    Gostei desta tua sugestão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Adoro folhados e este deve ser delicioso!

    Beijinhos

    http://fabricocaseiro.blogspot.com/2013/03/cupcakes-de-tangerina-com-chantilly-de.html

    ResponderEliminar
  20. Adoro folhados mas como sou gulosa são faço folhados doces.
    Achei os teus uma delicia e já levava um....
    bjs

    ResponderEliminar
  21. Olá!
    Adoro esta mistura de ingredientes!
    Deve ter ficado memso irresistivel!
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Eu tenho uma adoração por folhados tanto em salgados como em doces
    Esse deve ter ficado delicioso.
    Na baixa abriu agora uma loja só de pasteis de chaves. Muito gira por sinal.
    Bom fds

    ResponderEliminar
  23. Ficaram excelentes os teus pastéis. Confesso que para mim tudo o que leve massa folhada também é uma grande tentação, muito dificil de resistir....eh eh eh!
    O meu homem também já fez umas quantas coisas estranhas por mim... :P Mas não se pode dizer que não saiba bem, certo? ;)
    Beijinhos doces e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  24. Olha, eu também gosto de massa folhada! Fazer o quê?! Também não como todos os dias.
    E se o teu homem fez 600km para te comprar um pastelinho... it's a KEEPER!! :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  25. Eu também sempre acreditei que os estranho são os mehores =D
    Esses pastelinhos são mesmo os melhores...Acho que podias tentar recriar as duas receitas de pasteis que tanto gostas, assim matavas o desejo ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  26. Belo post. Gosto de tudinho nele!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  27. ficaram muito bonitos e quando vejo folhados não sei porquê, mas faz me lembrar os pasteis de chaves que se come num "tasco" na baixa do porto, que são feitos na hora!!

    vou experimentar a tua sugestao mas troco o queijo pois não gosto de queijo de cabra :)

    ficaram douradinhos!!

    bj"

    ResponderEliminar
  28. Adoro este tipo de folhados, faço numeras vezes e nao ha o que correr mal, sao sempre fantásticos!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />