30 de dezembro de 2020

Dezembro (parte 4).

Para nós 2020 foi um ano bom. Pronto, está dito. E foi um ano bom pelas melhores razões: não perdemos ninguém próximo, não temos ninguém próximo doente e continuamos juntos e felizes. Podia terminar o texto aqui, e mesmo assim já teríamos tido um ano significativamente melhor do que muita gente. Temos casa, trabalho, saúde e família. Temos comida, festas e amigos. Temos tudo o que é importante. 

Em 2020 fizemos o que conseguimos, e conseguimos fazer muita coisa. Pelo caminho ficaram projectos e encontros, e esperemos que em 2021 consigamos concretizá-los. 

Até lá, aqui fica o resumo da semana do nosso Natal :) E boas entradas :) 

Depois do dia brutal passado no Jardim Zoológico, deixámos os miúdos com o Bernardo (que só ligou para a Joana duas vezes, uau) e fomos ao concerto de Natal do David Fonseca. Adorámos. Adoro o David Fonseca, adoro o Natal, por isso tinha tudo para correr bem :)
Fomos para o Porto no dia 23 depois do almoço, e jantámos marisco :) Aqui amêijoas à Bulhão Pato!
Lagosta e camarões
Vieiras gratinadas
Camarões-tigre eeeee depois do jantar fiz grande reacção alérgica. Nunca me tinha acontecido. Por via das dúvidas agora na passagem de ano não vai haver marisco, depois volto a experimentar num dia mais tranquilo para ver se não se repete :)
A bôôôôôôla! Quando chegámos atirámo-nos logo à bôla, era maravilhosa, acho que foi a minha parte preferida do Natal (do ponto de vista alimentar, claro) :D
No dia 24, a fotografar as decorações de Natal da minha mãe :)
Matias pintor :)


Se acham que a minha decoração é too much, é porque não conhecem a minha mãe :D


Adoro esta fotografia. A minha mãe, a minha avó, o Matias, a cozinha desorganizada dos cozinhados natalícios <3




<3
Matias a pintar uma montanha com neve em cima do mar, diz ele :)
A  famosa e deliciosa bôla :D
Tábua de queijos e enchidos para o almoço do dia 24 :)
Os meninos a ver o Madagáscar :)
Fiz um tronco de Natal pela primeira vez e ficou uma CATEGORIA! A receita é da Sally's Baking Addiction, é um tronco de chocolate e avelã :D
O bolo-rei escangalhado da Benedita, que foi o primeiro doce a acabar (literalmente não durou até ao dia 25!). Agora na passagem de ano há mais :D
Pudim abade de Priscos, que este ano ficou bem levezinho :D
A mesa já com alguns doces :)
Ainda fui a tempo de dormir a sesta no sofá enquanto eles viam o Madagáscar :D
Pudim molotof com doce de ovos :D
Morgado do Bussaco :D
Foi um Natal diferente, sempre todos de máscara (até para as sestas no sofá) e com alguma distância, mas todos bem, vivos e juntos. Cada ano que passa e que temos o privilégio de ter connosco os nossos avós (o do Pedro com 95 anos e a minha com 78) é motivo para agradecer muito. 
E por falar nela, eis os bolinhos de abóbora da Dona Luísa :D Este ano não estive cá com coisas e trouxe os bolinhos todos para Lisboa, congelei-os individualmente e quando me apetecer (tipo, todos os dias) descongelo um e como com o café :D
Polvo assado com alho-francês para o jantar de dia 24
E bacalhau com grelos :D Também havia batatas e couves :)
O meu irmão a ler a oração antes de jantarmos :)
Há que amar grelos :D
Programa pós-jantar: ler o livro do Grinch para todos :)
Ainda vimos um bocado do Coco e depois abrimos os presents sob o olhar atento da Libby :D
Já no dia seguinte, a estrear os presentes :)
O Matias elegeu o skate, os Legos do Super Mario e os matraquilhos como prendas preferidas :)
A montar os Legos :)
Libby :)


A estrear o skate :)


Para o almoço de dia 25 houve farrapo velho (é como se chama em minha casa, mas em casa do Pedro chama-se roupa velha). 
Este ano, e como eu não gosto de cabrito, o meu pai decidiu fazer um empadão para mim * snif 31 anos depois finalmente há um prato que eu gosto no dia 25 *. 
Cabrito para o resto da malta
Os oito!

E pronto, foi assim o Natal. Esta semana continuo de férias, mas tenho andado dedicada às arrumações. Desde que o Matias nasceu aproveitamos a semana entre o Natal e o ano novo para arrumar e destralhar (até porque ficamos sempre com imensas coisas novas), e até as decorações de Natal tirei hoje * eu sei, pareço o Grinch, mas já nos sentimos prontos para a próxima fase. Amanhã vamos ser só nós e o Bernardo, mas estou entusiasmada na mesma. Que o novo ano nos traga a todos coisas boas e, principalmente, que nos permita continuar a viver a vida com aqueles que amamos por perto.