16 de janeiro de 2020

Novidades.

Os últimos dias foram uma animação, mas em mau.

Passei a semana passada a tratar dos detalhes da minha festa de aniversário temática, que aconteceu no Sábado e onde me diverti imenso. Ainda no Sábado, a Gabriela bebeu o biberão às 20h, deitámo-la e ela só voltou a acordar... Às cinco da manhã. Depois comeu novamente às 11h (!), às 15h (!!) e às 19.30h (!!!). Passou literalmente todo o dia a dormir.

Claro que entretanto decidiu vingar-se, e desde então voltámos à fase em que a madame não pára de chorar. Berranço sem fim, a todas as horas do dia (felizmente fecha a matraca à noite, senão acho que enlouquecia), sem grande razão aparente. Até a minha avó, que esteve cá a passar uns dias e para quem os bisnetos são perfeitos, passava a vida a dizer coisas como 'realmente a menina é um bocadinho impertinente' (e isto é a minha avó a ser fofa, eu cá chamo-lhe coisas bem piores na minha cabeça).

No meio disto tudo, óbvio que o Matias também decidiu andar cheio de energia, aos saltos por todo o lado, a espalhar mil tralhas pela casa toda, a falar altíssimo e a acordar a irmã quando ela finalmente se cala e adormece.

Hoje acordámos todos às 10h, dei o biberão à miúda, depois ela bolçou imenso (inclusivamente para a minha roupa), depois o Matias não queria arrumar os puzzles que tinha andado a fazer, depois não queria ir para a escola 'porque queria ficar a brincar em casa', enquanto isto a Gabriela chorava e bolçava... A sério, apetecia-me fazer pausa no cenário e sair pela porta, e juro que quando os meti no carro para irmos para a creche (normalmente vamos a pé mas hoje achei que ia chover) ainda pensei em deixá-los lá dentro e ir-me embora.

Não fui embora. Levei o Matias à creche, onde entrei com lágrimas nos olhos, ar atropelado e as calças manchadas de bolçado. Chorei no caminho para casa. E depois pousei a Gabriela na espreguiçadeira, fui tomar banho (tudo parece melhor depois de tomar banho), tomei um bom pequeno-almoço (idem) e sentei-me no sofá a planear a festa de aniversário do Matias.

Gostava de dizer que agora estou aqui muito mais calma e que os passarinhos voltaram a cantar e os coelhinhos a saltitar, mas não é verdade: estou só ligeiramente menos desesperada do que estava há duas horas atrás. Mas vai passar. Tudo passa. All things go. 

No entretanto, e se quiserem ajudar-me a concentrar na festa para evitar atirar-me da janela ou assim, podem dar-me sugestões de comidinhas? Este ano já vamos ter os amiguinhos do Matias connosco e não faço ideia do que comem os miúdos (o meu come tudo, de sushi a croquetes e de tortilhas de arroz a batatas fritas, e não sei bem o que servir mas vou assumir que sushi será desadequado). Também não faço ideia de onde encomendar o bolo - não gostamos de pasta de açúcar mas também já estamos um bocado enjoados daquelas coberturas de manteiga, não ficámos satisfeitos com o sítio de onde encomendámos os dois últimos bolos do Matias depois do incidente no ano passado e não me sobram grandes ideias. O meu bolo no Sábado veio da Frutalmeidas (mmm bolo de morangos e chantilly da Frutalmeidas), mas o Matias gosta mais de chocolate.

Enfim, chutem aí bitaites sobre a vida nos comentários, acho que estou a precisar de companhia. Digam onde vão de férias, ou o que vão fazer no fim-de-semana, ou sítios fixes para encomendar bolos, ou restaurantes porreiros, ou formas de fazer miúdos chatos calarem as matracas :)