8 de agosto de 2019

Pregnancy Diary #34

Quando eu passei pela Medicina Interna observei várias vezes um fenómeno curioso: às vezes tínhamos um determinado doente a morrer e, de repente, a febre passava, ou as análises melhoravam, ou o doente ficava mais consciente e orientado. Nós ficávamos todos contentes... E no dia a seguir o doente morria.

Juro que vi isto acontecer várias vezes (inclusivamente com pessoas da nossa família). A malta médica chama a isto 'as melhorias da morte', e lembro-me de ter ouvido alguém a dizer que é uma espécie de último esforço do organismo para tentar recuperar.

Pois bem, eu também estava a morrer. Ou melhor, a minha alegria em estar grávida estava. A definhar, a arrastar-se, a patinar, a falecer mesmo.

E depois algo bizarro aconteceu. Na semana passada era todo um 'bububu detesto estar grávida', e de repente esta semana já ando a saltitar de nenúfar em nenúfar, cheia de felicidade, o estado de graça em pessoa.

O que é isto? Serão as melhorias da morte, e a partir daqui vou ficar tão mal que é melhor ir puxando já do antidepressivo? Ou estou só desequilibrada?

É claro que há algumas razões para eu andar tão animada. O Matias passou uma fase em que parecia a encarnação do demo, mas agora anda todo amoroso, a portar-se super bem e a dizer todos os dias que sou linda e que me adora (obrigada Édipo!). Já tenho uma barriguinha fixe, por isso em vez de parecer balofa já pareço uma balofa grávida (sempre mais animador). Sinto imenso a miúda, o que é bom (outra que tem imensos soluços, como tinha o Matias na minha barriga). Deixei de fazer pinguinhas de xixi nas cuecas quando espirro (nem consigo descrever o  quão deprimente era isso).

Sinto também que a meta das 24 semanas foi muito importante para nós: agora em vez de pensar no quanto falta, penso que faltam '40 semanas menos x', e o facto de termos atingido a viabilidade faz com que cada semana a mais seja estar mais perto do nascimento da miúda. 

No geral sinto-me melhor, por isso tudo melhorou à minha volta: tenho mais energia, faço mais coisas, a minha vida sexual voltou, a minha auto-estima também... Que sensação estranha, depois de seis meses a sentir-me na merdinha.

Resultado de imagem para pregnancy memes funny