20 de março de 2019

Bolo de ananás invertido.

Desde que estou a fazer estágio no internamento tenho entupido os meus colegas de docinhos. Começou com uma torta de maracujá e côco, depois levei as minhas famosas bolachas de amendoim e chocolate para uma reunião, fiz uma tarte de macadâmias caramelizadas, levei um bolo de tiramisú no meu aniversário, experimentei uma nova receita de lemon bars, fiz uma tarte de amêndoa e levei um bolo de ananás invertido.

Entretanto acabo o estágio na próxima semana (#snif) e nem sei o que levar: fazia sentido que fosse algo mais pomposo, mas depois deste desfile de docinhos acho que só consigo subir de nível se fizer um daqueles bolos com andares :D

De qualquer das formas já comprei um presente para deixar lá: cinco embalagens do meu chá preferido (o marroquino da Lipton), que cativou a malta num dia em que tinha acabado o café :D

Aqui vai a receita do bolo de ananás invertido. Usei mais uma vez uma receita do Sally's Baking Addiction, e embora tenha sentido que não foi a receita dela que mais gostei de sempre, a verdade é que o resultado não foi nada mau :D




Bolo de ananás invertido

Ingredientes:

Para a cobertura:

* 60g de manteiga derretida;
* 100g de açúcar amarelo;
* Rodelas de ananás (usei ananás normal - sem ser em calda - e então como as rodelas eram grandes parti-as aos pedaços);

Para o bolo:

* 210g de farinha;
* Meia colher de chá de fermento;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* 115g de manteiga derretida;
* 150g de açúcar amarelo;
* 50g de açúcar branco;
* Um ovo;
* 60g de iogurte natural;
* 120ml de leite;
* 60ml de sumo de ananás (triturei rodelas de ananás);
* Uma colher de chá de essência de baunilha.

Confecção:

* Colocar a manteiga derretida na forma do bolo e cobrir com o açúcar amarelo e as rodelas de ananás;

* Numa tigela juntar a manteiga derretida, o açúcar amarelo e o açúcar branco e misturar bem com a vara de arames;

* Juntar o iogurte, o leite, o sumo de ananás e a essência de baunilha;

* Acrescentar a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio e misturar suavemente;

* Colocar a massa sobre as rodelas de ananás e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 45 minutos;

* Deixar arrefecer o bolo durante 10 minutos e desenformar.