22 de janeiro de 2019

Jantar Mistério 2019 #2

Ah, uma folga. Tão bom. Devia estar a aproveitar para fazer coisas importantes como arrumar e fazer relatórios, mas em vez disso estou a planear a festa de aniversário do Matias (tema actual: Vaiana) e a tratar do disfarce de Carnaval dele (tema actual: Maui).

Estou a demorar imenso tempo nesta última tarefa. Sinceramente pensei que seria só escrever algo do género 'disfarce de Maui' e encomendar, mas deparei-me com toda uma polémica sobre os disfarces de Maui e o racismo (TL;DR: aparentemente muita gente acha que disfarçarmos os miúdos de Maui é apropriação cultural ou racista).

E nem sei bem o que pensar. O Matias adora a Vaiana, adora o Maui, todos os dias pede para ouvir a música do Maui no carro (ao ponto de já a sabermos todos de cor) e não vejo qualquer tipo de problema em vesti-lo assim, tal como não vi problema em vesti-lo de uma personagem mexicana no Halloween passado ou de cowboy no primeiro Carnaval. Mas também não quero estar potencialmente a ofender alguém.

Será isto apropriação cultural?
Ou isto?
Por outro lado, isto coloca-me algumas questões. Haverá limites neste tipo de situações? Agora o Matias ainda não tem propriamente grandes sugestões, mas um dia mais tarde se ele quiser vestir-se de princesa, preso, padre ou Bob Marley será que alguém irá ficar ofendido? Será isto racismo ou apropriação cultural? Estou mais inclinada a achar isto um bocadinho uma tontice, mas também diria que é fácil sentir-me assim: sou branca, da classe média e heterossexual, não se é mais normativo do que isto.

Enfim, vou pensar no assunto. Enquanto isso, aqui vão outras fotos nossas com disfarces bastante inocentes :D






























Lá vou eu continuar a aproveitar a minha folga! :D

6 comentários:

  1. Adorei as fotos e agora percebi que estou tramada, o Carnaval está aí e ainda não fiz nada !!!

    Não sei o quem é o Maui, mas se é o que ele gosta não vejo onde a opinião dos outros interesse!!

    ResponderEliminar
  2. Isso é o problema comum de quem se leva muito a sério por isso tudo lhe parece mal. Essas pessoas pagam as vossas contas? É que se não pagam também não participam na escolha da máscara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, acho que não é bem assim. Se eu pagasse um fato de Hitler para o miúdo isso não me daria o direito de não o achar desadequado e ofensivo :P

      Eliminar
    2. Depende Joana. E se fosse num contexto de gozo?
      Já vi muito humorista alemão gozar fortemente com Hitler, personificar o homem, brincam mesmo à força toda. "Rosts" dignos do nível do Ricardo Araújo Pereira... E por acaso sempre achei interessante como o mundo pensa que eles se levam muito a sério mas por exemplo cá em Portugal caía o Carmo e a Trindade se alguém gozasse, satirizasse e ironizasse Salazar como eles fazem com o Hitler. Aliás aqui qualquer representação do homem tem que ser digna como se ele não tivesse sido um tirano e ditador que fez a vida de imensas pessoas num autêntico inferno.

      Eliminar
  3. Quanto à máscara: mas que grande parvoíce.
    Quanto às fotos: estão todos muito catitas!

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente eu acho que neste momento é tudo tão ofendidinho que tornam causas sérias numa pieguice sem credibilidade nenhuma!

    Apropriação cultural porque se quer celebrar uma personagem dum filme 🙄🙄 mesmo que fosse apenas um traje tradicional, não seria mais uma "honra" por algo ser representado? Ou agora querem ver que uma mãe com filhos com uma cor de pele escura não pode vestir as filhas das princesas da Disney (excepto a do sapo) porque é apropriação cultural da Europa ? E os super-heróis que nas bandas desenhadas são brancos? E os anime japoneses também não podem ser recriados por indivíduos de pele escura? Ou isto do racismo, apropriação cultura e afins só dá para um lado?!

    Desculpa mas só me apetece dizer a essa gente para irem arranjar uma vidinha e causas sérias.

    Tanto sitio e tantas situações onde o racismo e xenofobia estão mesmo presentes e essas causas perdem-se porque essas pessoas decidem ser ofendidinhos por tudo e mais alguma coisa !! Cansa... E é muito injusto para quem quer fazer um trabalho sério de combate às injustiças porque fica descredibilizado por esta gente.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />