19 de novembro de 2018

Bratislava 2018 #1

Hoje fiquei em casa com o Matias doentito para poder fazer o tratamento super científico que usamos para as viroses cá em casa: muita água para tornar as secreções mais líquidas, toda a comida que ele quiser para ter energia, quilos de cobertores para ficar quentinho, sestinhas prolongadas e programas mais tranquilos (já fizemos um bolo, já vimos um bocadinho do filme da Vaiana, já lemos histórias e já cantámos canções). Incrível como seis anos de curso de medicina e cinco anos de internato depois, trato doenças com litros de água e pecinhas de fruta. Como diz a minha avó, aprendam porque eu não duro sempre :)

E foi assim que hoje o Matias já comeu imensas uvas, duas tortilhas de arroz, uma banana, sopa, peixe com batatas e brócolos e uma manga inteira (o senhor interno de Endocrinologia Bernardo fica logo a tremer da pálpebra quando digo que o Mati come mangas inteiras, mas #fuckthepolice), e ficou tão empanturrado que no fim do almoço perguntei se ele queria água e ele respondeu 'não, quero óó'.

Logo estou de urgência, o que é sempre desagradável. Amanhã vou sair e vou directa para um funeral, o que é ainda mais desagradável (acho eu, nunca fui a nenhum). Depois de uma shopping frenzy em que comprámos algumas prendas de Natal nunca mais tivemos uma única ideia de jeito, e começo a pensar que vai chegar o Natal e eu ainda vou ter prendas para comprar.

Mas hoje não estou nada preocupada com isso. Hoje é dia de ficar em casa a dar miminhos ao Matias, a enchê-lo de beijinhos, a enroscar-me debaixo dos cobertores a ver filmes de desenhos animados. Hoje é dia de comer bolo de maçã e canela ainda quentinho enquanto bebemos chá (frio no caso do Matias, ele é muito chatinho com as temperaturas). Hoje é dia de ficar na ronha :)

Aqui vão as fotos de Bratislava :)

Residência do Presidente da Eslováquia :)



Vista para o Castelo :)
Entrada na zona antiga :)

Porta de S. Miguel



E a loja de pastéis de nata? :D




Na praça principal :D


Tinha um mercadinho que fazia lembrar os mercados de Natal :D
Começou a chover A POTES e decidi beber um chocolate quente. O difícil foi mesmo escolher entre os 30 diferentes :D
Perguntei qual era o bolo mais típico e acabei a comer um bolo de sementes de sésamo com chocolate branco e framboesas :D Bem bom :D
Olhem que sítio tão mimoso :)
De volta à praça :)

Câmara Municipal
Palácio dos Primados
Parte da Câmara



Ópera
Museu National da Eslováquia
E pronto, amanhã há mais!

11 comentários:

  1. Que dia Bom :) aqui em casa nos tambem costumamos curar as viroses assim 😊

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,
    queria desejar as melhoras para o Matias, ter os pequenos doentes em casa é muito chato. A sorte é que o Matias fala e/ou consegue expressar o que tem. Nunca dêmos uma manga inteira à O., porque a pequena tem 14 meses, mas existe algum mal com a manga?

    Sempre soube que "tudo em exagero faz mal, até a água", mas tirando isso, há algum outro mal (será do açúcar/doce)? Fiquei curiosa com a tua observação /preocupação do Bernardo.

    Beijinhos aos três

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É do açúcar precisamente :) Devíamos comer só meia manga de cada vez :)

      Eliminar
    2. Pronto :D acertei no "problema" da manga, por acaso dividimos sempre a manga em três e a O. come só três pequenos pedaços, ela própria não gosta de coisas (incluíndo fruta) muito doce.
      Na minha gravidez padeci tanto, porque não podia comer ovos moles que ficam com azia. Era a miúda a "dizer" para me portar bem, logo eu que era uma grávida exemplar e engordar o esperado.
      Beijinhos e espero que o Matias esteja melhor. Agora é a nossa vez de tratar de uma constipação. O que vale é que também fiquei doente (lol),assim já não há perigo de contágio.

      Eliminar
  3. Olá Joana!
    Espero que o Matias recupere rapidamente. Também fiquei curiosa em relação à manga! Quanto às fotografias estão muito giras e deixam água na boca e vontade de ir conhecer mais um local no planeta :)
    Beijinhos e rápida recuperação do Matias.

    ResponderEliminar
  4. Eu se calhar vou dizer um disparate, mas Bratislava parece mais bonito (para os meus padrões!) que Viena! :P
    As melhoras do Matias <3 Comer 1 manga inteira faz mal em miudos com idade do Matias? :O

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou conhecer Bratislava lá para abril. De Viena não fiquei fã...

      Eliminar
    2. Comer uma manga inteira pelos vistos faz mal em todas as idades :P Têm muito açúcar :P

      Eu gosto de Viena e gosto de Bratislava. São diferentes. Viena mais 'polida', mas também com mais gente, e de certa forma sem grande coisa de novo a partir de dada altura :)

      Eliminar
  5. Mas de facto o científico que existe para estas viroses dos toddlers é mesmo fluidos, antipiréticos só se a criança estiver mesmo desconfortável/febre muito alta, e acima de tudo muita paciência, porque vai passar... evidence-based medicine! :p

    E, lamento, sou dessas que prefere mil vezes Viena do que Bratislava :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E soro pelo nariz à grande :P Até o Matias já põe soro no seu próprio nariz :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />