18 de novembro de 2017

Sugestões para o Natal #4 - Livros para pais

Continuando na onda das sugestões de Natal, hoje decidi trazer-vos alguns livros que adoramos cá em casa, que uso no trabalho e que são óptimas ideias para oferecer a pais. Espero que gostem! :)




A resposta à pergunta que tantas vezes ouço na minha consulta: 'Então se não se pode bater e gritar, como é que se educa uma criança?'. Cá em casa tentamos trabalhar práticas parentais positivas e construtivas, e o livro d'Os Anos Incríveis tem sido uma espécie de bíblia para nós. Tecnicamente vocacionado para pais de crianças dos dois aos oito anos com problemas do comportamento, a verdade é que o livro é tão bom que se fosse hoje tê-lo-ia começado a ler na gravidez. Recomendo vivamente a pais, a profissionais de saúde que lidem com pais e a professores :) Comprei o meu na Fnac.

http://static.fnac-static.com/multimedia/PT/images_produits/PT/ZoomPE/0/0/3/9789722319300.JPG

 Eu tenho uma crush séria pelo Brazelton. Quando o Mati atingiu o touchpoint dos sete meses (o 'levantado de noite') eu falava tanto do Brazelton cá em casa que o Pedro a dada altura comentou exasperado 'já não te posso ouvir falar desse tipo' :D Para quem é da área os Touchpoints fazem todo o sentido, quer como forma de compreender o desenvolvimento dos bebés, quer como forma de conseguirmos ajudar melhor as famílias. Para quem não é da área, o livro está escrito numa linguagem tão simples que dá perfeitamente para se compreender :) Tem vários capítulos separados por idades onde se explora o desenvolvimento dos bebés em diferentes áreas (sono, comportamento, alimentação, etc). É mesmo muito bom. Comprei-o ainda na gravidez (também na Fnac) e leio-o frequentemente :)



Resultado de imagem para era uma vez uma raiva

O 'Era uma vez uma raiva' é um livro infantil que explora precisamente... A raiva! É um livro muito giro para ler com os miúdos e para os ajudar a compreenderem melhor as emoções. Há uma enorme tendência da parte dos pais a ensinarem coisas académicas (é um quadrado vermelho, a vaca faz mu, aqui estão os olhos), mas na verdade as crianças também precisam de ser ensinadas a associarem um determinado sentimento a um nome, para melhor conseguirem exprimir-se no futuro. Falar dos sentimentos menos positivos (a raiva, a tristeza, a agressividade, o ciúme, a frustração, etc) ajuda-os a perceberem-se, a sentirem-se apoiados e a crescerem de uma forma mais equilibrada e saudável :)

zoom

Muito na linha do livro anterior, temos também o 'No meu coração pequenino', onde se exploram os sentimentos que cabem no nosso coração. No fim, concluímos que o nosso coração é um jardim onde cabem todas as emoções :) É um livro muito bonito e já fui lê-lo à escola do Mati (onde todas as Quintas-feiras vai um pai contar uma história) :)

Resultado de imagem para rinoceronte rodrigo livros

Não é um livro em si, mas uma colecção de livros. Já aqui tinha falado no blog dos livros do rinoceronte Rodrigo. Cá em casa temos o 'Agora!', o 'Mais!', o 'Não!' e o 'Porquê?'. São livros muito engraçados. Acompanham o rinoceronte Rodrigo nas suas fases mais negativistas, e pessoalmente acho que são óptimos livros para oferecer a pais ou a miúdos :)

Em desespero de causa... Há sempre o belo do livro de gin :D

https://static.fnac-static.com/multimedia/Images/PT/NR/8c/a2/0c/828044/1507-1.jpg