14 de novembro de 2017

Dezoito meses de Matias.

O nosso pequeninão faz hoje dezoito meses. Um ano e meio. Virtualmente é muito pouco tempo, mas na prática honestamente já não me recordo da nossa vida antes desta confusão de beijinhos, cócegas e Legos pelo chão.

Assim é o Mati aos dezoito meses:



* Alimentação

Continua impecável. Passou uma fase mais manhosa há uns tempos na qual se recusava a comer a sopa (e por isso acabava por não jantar), mas agora voltou ao seu modo 'trituradora'. Continua a beber leite de fórmula (só vamos introduzir o leite de vaca aos dois anos), sopas variadas, imensos pratos diferentes, frutas de toda a espécie, iogurtes naturais e cereais puff. Com o calor deixei de fazer papas e começámos a dar apenas cereais, agora com a chegada do Inverno provavelmente as papas vão regressar :)

Panqueca com manteiga de amendoim, cacau e alfarroba :)
Arroz com peixe, ervilhas e tomate
Este fim-de-semana o Mati também comeu do pratinho vegetariano da mamã: salteado de legumes (brócolos, courgette, beringela, couve chinesa, cogumelos, pimento e tomate) e húmus (pasta de grão-de-bico) :D
Cereais puff
Sopa de agriões
* Sono

Continua a adormecer às 20h e acorda por volta das 8h. Na grande maioria dos dias já só dorme uma sesta, entre as 12h e as 15h. Por vezes também precisa de fazer uma espécie de power nap de meia horinha quando chega a casa. Dorme sempre da mesma forma: nós deitamo-lo na cama e ele imediatamente coloca-se por cima do cobertor, vira-se de cabeça para baixo e de barriga para baixo e adormece numa espécie de posição maometana (por cima da roupa). Depois cobrimo-lo com os blankies e já está :) Entretanto começou a tirar os babygrows (e as fraldas!) durante a noite, por isso quando chegávamos ao quarto de manhã lá estava o senhor Matias malandrias todo nu, com a cama toda molhada e feliz da vida. Optámos por fazer o upgrade para os pijaminhas de menino crescido e está a correr bem melhor (pelo menos ele agora só tira as meias!).
 
A acordar o papá de manhã!
Cá está o papá!
Agora ele adora fazer-nos festinhas na cabeça <3
* Creche

Tema complexo. Até agora sempre estivemos muito satisfeitos com a creche, mas recentemente aconteceram algumas situações que fizeram despertar um bocadinho o nosso instinto de que há aqui qualquer coisa que não está bem. Como não é propriamente nada em concreto ainda estamos a analisar as nossas opções com calma. Mas de qualquer das formas o Mati continua a ficar lá aparentemente bem (não chora nem nada, mas também já não nos parece que fique propriamente feliz). Se calhar é só um feeling, não sei. Estamos a dar tempo ao tempo.

* Rotinas

Agora o Mati já faz um montão de coisas. Despe-se, lava os dentinhos dele, espalha o creme, tenta vestir-se, vai buscar os sapatos dele e os meus e tenta calçar-se (e calçar-me também), bebe o leite sozinho e come sozinho (com alguma ajuda), bebe água pelo copo sozinho, anda a pé para todo o lado...


* Personalidade

Continua muito sociável, com crianças e com adultos. É muito curioso e adora perceber como funcionam as coisas. Delira com bolas e a sua nova actividade preferida é jogar futebol (coisa que já faz muitíssimo bem para a idade). Também gosta muito de animais (principalmente os da Schleich). Já faz poucas birras, que acontecem agora maioritariamente quando ele está cansado. Está a passar uma fase super patusca em que até é bastante obediente (ou se calhar são as nossas expectativas que estão muito em baixo) (ou se calhar é a acalmia antes da tempestade dos dois anos!).


Com o urso polar e a girafa :D
 * Dentinhos

Não faço ideia. São mesmo muitos. Serão vinte já? É possível. Já tem todos os dentes da frente, em cima e em baixo.

* Desenvolvimento no geral

A nível motor está super desenvolvido, quer a nível da motricidade fina quer a nível da motricidade grossa. Anda lindamente, corre para todo o lado, salta, sobe e desce escadas, fica a chutar a bola durante séculos contra as paredes... Também está muito bem desenvolvido a nível emocional e é um miúdo muito expressivo desse ponto de vista. Percebe imensas coisas: sabe o nome dos brinquedos todos (se dizemos para ele trazer o bebé ele traz, bem como o urso, a foca, a girafa, os Legos, a bola, etc etc), obedece a ordens simples (levanta, senta, deita, vamos para o banho, vamos comer, vamos à rua, anda ao colo, por aí fora), identifica alguns animais, sabe onde estão imensas partes do corpo (barriga, cabelo, cabeça, nariz, olhos, boca, mãos e pés) e é um mestre na leitura das nossas expressões faciais.

Falar é que nada. Diz água, por vezes diz olá, faz o barulho de alguns animais e dos carros... E fim. Já foi avaliado pela psicomotricista do meu trabalho e nas próximas semanas vamos investir nisto de forma intensiva para ver como corre.




* Actividades preferidas

Chutar a bola para debaixo do sofá e tentar ir lá buscá-la. Rodar chaves e abrir e fechar as portas. Arrumar os Legos e os livros. Beber água do banho. Brincar com cães.




A passear com a tia Joana :D
* Saúde

O Mati tem sido um miúdo super saudável. Na verdade, desde o internamento por causa da varicela teve umas duas gastroenteritezecas sem grande importância (ficámos nós piores do que ele) e umas ranhocas de vez em quando, mas nada de especial.

E tem pele atópica, claro. Nem seria nosso filho se não tivesse.

E pronto, continua um patuscão :D

11 comentários:

  1. 2 perguntas... Vocês deram ao Matias alguma vacina fora do plano nacional de vacinação? E com q idade é que ele foi para a creche?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Demos a Bexsero só :) Foi para a creche com quase oito meses :) Porquê?

      Eliminar
  2. Joana, parabéns pelo filhote! O meu Davi tem 21 meses e em muito se parece com o Matias. Só começou a falar mesmo aos 20 meses, mas impressiona como está evoluindo rápido! Já repete praticamente tudo que pedimos, junta algumas palavrinhas, conta até dez. Então... quem sabe não aconteça o mesmo com o Matias?

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana, gosto muito de ler o teu blog, já acompanho as tuas aventuras à muito tempo, mas não tenho por habito comentar.Podes me dizer onde compras os cereais puff? É que provei num restaurante à pouco tempo e é tão booommmmm.Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Porque falta 1 mês para o meu bebé nascer e agora todas as questões me preocupam. Fazia todo o sentido perguntar a alguém que além de mãe é médica que vacinas deu além do plano nacional de saúde. E depois como disseste que algo te começou a incomodar na creche nesta fase em que o Matias está voltou o meu medo de colocar o meu bebé cedo demais na creche e eu não ser capaz de entender se ele fica lá bem, porque ainda não se consegue explicar.
    Sabes como é cabeça de mãe... um inferno de inseguranças...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, nesse caso :) Eu também queria dar a Rotateq, mas o Pedro não concordou e então acabámos por não dar. Só demos mesmo a Bexsero.

      Em relação à creche, os miúdos vão dando sinais mesmo que não falem ou sejam pequenos. O Matias por exemplo sempre ficou lá bem e agora não quer sair de casa de manhã. Isso deixou-nos logo atentos. Entretanto connosco as coisas não estão a correr muito bem porque houve aqui umas dificuldades de comunicação em relação ao atraso da fala do Mati, e isso juntando ao facto do miúdo não querer ir deixou-nos mais alertas. Mas estamos a ter alguma paciência :)

      Eliminar
  5. É incrível como as crianças (bah, e os adultos também) conseguem ser tão diferentes. Como já referi aqui algumas vezes, a minha pequenita começou a falar cedo e com a idade do Matias já não se calava. Mas por outro lado tem já 2 anos e para subir ou descer algum degrau ainda precisa de apoio (mão na parede ou de mão dada com alguém). E se for com a mão na parede, é preciso que se sinta especialmente corajosa naquele dia. :D Ainda nem consegue subir para cima dos sofás. Também não se despe/veste (acho mesmo que é falta de interesse, nunca foi bebé de tentar tirar as meias por exemplo) e é trapalhona demais para jogar à bola. :) Bom, a verdade é que com a idade do Matias ainda nem sequer andava. :) Tinha acabado de descobrir que podia ficar de pé, por isso bem vês as diferenças. :P
    Como vês, é dar tempo ao tempo. Se pesquisares nalgum fórum de mães verás imensas mães cujos filhos com 2 anos ainda nada dizem sendo o importante que entendem o que lhes é dito e sigam indicações. :) Como o meu pai costuma dizer "Aos 3, todos falam e todos andam. Antes disso, cada um com o seu ritmo". :)
    Tenham paciência Joana e não tarda o Matias não se calará. :D

    ResponderEliminar
  6. Joana que livros recomendas para 18 meses? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma publicação para publicar sobre isso, vou ver se ainda consigo fazê-lo hoje :)

      Eliminar
    2. Boa ;) Isso é muito útil, por vezes faltam ideias :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />