19 de janeiro de 2017

O meu filho é mitra?

Desde que o Matias entrou na creche que todas as manhãs o visto com fatos de treino. Há uns mais fofinhos, com zebras e dinossauros e tal, e depois há outros menos inspirados (que normalmente foram oferecidos por outras pessoas) que são mais feiosos desinteressantes mas não deixam de ser confortáveis. Também não é inédito levar o miúdo para a creche de babygrow, principalmente em dias mais frios ou quando tenho menos tempo de manhã.

Percebi desde logo que o Mati era o único miúdo a ir para a escolinha assim vestido, e que os outros miúdos levam roupas 'a sério': camisas, camisolas, calças e sapatos. E a dada altura dei por mim a questionar-me se estaria a agir de forma adequada - afinal, todos os miúdos que vejo por aí andam com roupas à fidalgo do século XVI e o meu filho parece um mitra (guna para a malta do Norte).

Por outro lado, é inegável que os fatos de treino são super práticos. São quentinhos, são confortáveis para dormir, são largos o suficiente para ele gatinhar à vontade (e há dois dias que ele já se põe de pé, por isso também são bons para isso)... É claro que preferia vesti-lo com coisinhas frufrus a combinar, mas seria realmente melhor para ele?

A dúvida, a dúvida.

20 comentários:

  1. Roupa para estragar.. há melhor que essa? ;)

    ResponderEliminar
  2. Oh deixa o miúdo andar confortável. :D A minha filha anda quase sempre de leggings e t-shirts (de manga comprida no inverno).
    Ninguém me vai convencer que andar de calças de ganga e camisas de botões é mais confortável para um miúdo que o belo do fato de treino. :P

    ResponderEliminar
  3. A Maria da Graça também é mitra, contam-se pelos dedos das mãos os dias em que não andou de babygrow, qualquer que fosse a actividade. E a maioria são giros, mas o essencial para mim é o conforto dela e, ainda importante mas em segundo lugar, ser prático de vestir. Fazem-me muita confusão bebés de dias com folhos e folhinhos, rendinhas e frufrus, como já vi.

    ResponderEliminar
  4. Bem, eu nunca na vida sairia de casa em fato de treino, por muito que estivesse confortável, a menos que fosse efectivamente treinar. Portanto, não sei se o faria a um filho. Até porque às vezes vejo fotos dos outfits que a minha mãe me enfiava quando eu era pequena e a minha alma morre um pouco de cada vez que o faço =P

    ResponderEliminar
  5. São gostos, Joana. Eu sou da mesma opinião que tu, fatos de treino ou leggings de algodão e t-shirts simples para se poder sujar à vontade, sem eu me preocupar com nódoas em coisas catitas. Não consigo sequer pensar em calças de ganga ou camisas... Teve um par de calças de ganga e uma camisa e vestiu-os talvez duas vezes, porque me afligia vê-lo sem se conseguir mover tão bem como com roupas mais elásticas. Sapatos também só usou quando começou a andar. Até hoje, que tem 2 anos e meio, leva sempre o mesmo "uniforme" para a creche: umas calças de fato de treino da H&M e uma t-shirt de manga comprida preta, feito. Tem talvez duas mudas de roupa mais catitas da Zara, mas sempre tudo muito informal e elástico. Team mitra/guna forever! E parabéns pelo Matias, que está um doce e parece muito feliz! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Joana, se me der na real gana sou capaz de ir para a faculdade de fato-treino (mas um relativamente giro, vá xD). Se eu acho que são super confortáveis/quentinhos/práticos para aqueles dias em que só tenho uma aula, então o Matias deve andar nas nuvens todos os dias. É uma espécie de pijama mas mais giro xD Não te preocupes com os outros, desde que o Matias esteja confortável é o que interessa :)

    ResponderEliminar
  7. 5 anos e ainda vai de fato de treino para a escola na maior parte dos dias. Prático, confortável e quentinho acima de tudo ;) Os outros vão mais pipis. Boo hoo, don't care.

    ResponderEliminar
  8. Sem duvida o melhor é roupa confortável!!! Golinhas à Camões é para sair e apenas umas horas ;)

    ResponderEliminar
  9. Os fatos-de-treino são mais confortáveis para o dia-a-dia e são a escolha mais lógica. É tão pequenino... Não vejo mesmo a necessidade de vestirem os pequenos "à fidalgo" no dia-a-dia. A missão das crianças é isso mesmo, ser crianças (com tudo o que isso implica, inclusive roupa estragada). Têm o resto da vida para usarem roupas de crescido!

    Aqui na Suécia, onde vivo, andam t-o-d-o-s de fatos-de-treino e a grande maioria sem sequer combinar calças e camisolas. Às vezes parecem uns desgraçadinhos mas não acho que lhes faça diferença!

    ResponderEliminar
  10. O meu filho tem quase 4 anos e desde os 7 meses que anda na creche e vai sempre de fato dee treino. Acho que só uma vez foi de calças de ganga. Só mesmo no dia das fotografias e que vai mais compustinho...eheh! Para mim.....continuaria a apostar nas roupas mais práticas e fáceis!

    ResponderEliminar
  11. ♥ E o melhor título de post de 2017 vai para....Joana!
    É claro que o Zé Carlos não é mitra. Eu adoro aquelas roupas clássicas mas depois penso: camisa? o tecido às vezes não é fofinho e é frio. E depois são demasiadas layers (caramba, é só para estar no infantário a brincar, comer e dormir). E calças de bombazine e de ganga...são desconfortáveis. Andar de fato de treino é como...andar por casa, ou de pijama, massss numa versão socialmente aceitável - não vai haver nenhum bebé a apontar-lhe o dedo e a gozar porque ele está de fato treino, por isso, por agora deixa lá!

    ResponderEliminar
  12. É tão mitra como o meu Lolol Os fatos de treino são super quentinhos e super confortáveis para eles brincarem e andarem no chão :-) Eu guardo as roupas mais pipis para o fim de semana :-P

    ResponderEliminar
  13. Também sou mais ou menos do team mitra :p. A Beatriz vai para a creche de leggins e sweat (inverno) ou t-shirt (no verão), pois não acho que exista grande variedade de fatos de treino para meninas. Uma vez vestia-a com calças de ganga para a creche e percebi logo que aquilo não funcionava, prende imenso os movimentos. Vestidos nem pensar, só a imagino a tropeçar naquilo o dia todo. Até começar a querer andar foi sempre descalça, aliás nunca comprei sapatos até ela começar a andar, por isso, basicamente, ia descalça para todo o lado ^^. Agora com este frio tenho vestido camisolas de lã, porque acho mais quentinhas. Mas admito que evito vestir/comprar conjuntos descoordenados ou com cores e padrões muito berrantes :p.

    ResponderEliminar
  14. Onde é que eu já vi isso?! Pois a mim aconteceu-me o mesmo e continua a acontecer. Tenho uma menina e na escola é ver as outras meninas desde o berçário de vestidinhos e saias e a minha sempre de fato de treino. Confesso que ainda me pus a pensar sobre isso mas logo cheguei à conclusão que ela tem é de andar prática e assim pode correr e saltar à vontade.

    ResponderEliminar
  15. No primeiro colégio onde o Tiago esteve, no berçário, não havia bibes nem batas: à chegada, a roupa e os sapatos da rua eram trocados por um fato de treino e umas pantufas ou meias antiderrapantes e assim andavam até à hora de saída, quando lhes trocavam outra vez a roupa para aquilo que os pais levassem.
    Quanto mudámos de colégio, tinha o Tiago um ano, eles não faziam isso. A roupa que os pais levavam era a roupa que usavam durante todo o dia, por baixo de um bibe. Na altura, questionámo-nos se seria melhor mandar o Tiago de fato de treino (coisa que nunca tínhamos feito até então, por uma questão de gosto pessoal - claro que ele veste coisas confortáveis, calças mais elásticas, camisolas de algodão e de malha, mas fatos de treino só para casa e babygrows só para dormir - desde muito cedo que foi essa a nossa opção).
    Depois de ponderarmos, chegámos à conclusão de que não valia a pena. O Tiago já se tinha habituado à roupa "normal" do dia a dia e fazia tudo com ela, por isso não mudámos a nossa perspetiva. E até hoje corre tudo bem e ele sente-se confortável na mesma - e acredita que, com um ano e nove meses, ele já se queixa muito bem quando não está satisfeito: no outro dia não quis uma camisola porque a etiqueta lhe estava a fazer confusão, ontem foi um fio na manga do casaco (não parou de falar disso até ter tirado o casaco), etc.
    Acho mesmo que se trata do gosto dos pais e da adaptação dos filhos. Se vocês enquanto família estão confortáveis assim, força ;)

    ResponderEliminar
  16. Mãe de mitra aqui também. Eu sou apologista que enquanto são pequenos têm é de andar confortáveis. Confesso que me mete impressão os miúdos pequenos que vão para a escola com roupas todas xptos, com laçarotes enormes na cabeça, etc... Nada contra, cada um veste-se como quer, mas parece-me sempre que na altura da brincadeira não vão ter à vontade suficiente para correr, sujar , pular. E é nesta altura que eles podem fazer isso tudo,já para não falar que as calças de fato treino são muito mais quentes que as de ganga.

    ResponderEliminar
  17. ahah, muito bem! Eu acho que depende das creches e agora que a princesa vai para a creche coloco-me essa mesma questão - os babes andam sempre todos arranjadinhos e eu estou habituada a vesti-la super confortavel - calças, body, camisola e casaquinho (às vezes camisa vá). Parece-me que vai ser a confy lá da creche, ao lado dos babys chiques. Conforto acima de tudo parece-me :)

    ResponderEliminar
  18. Nada como o conforto do bebé = fato de treino. Tem uma vida inteira para escolher ser fidalgo do séc. XVI . Ou continuar a ser mitra! 😊😊

    ResponderEliminar
  19. Olá Joana :) fatos de treino à parte, só tenho a dizer que o vosso Matias é a coisa mais fofa de sempre...cruzei-me com o Pedro e com ele há 2 dias aqui na rua (acho que somos vizinhas) e reconheci-o logo (a mochila dos soldadinhos ajudou a acabar com qualquer dúvida eheh)...
    Beijinhos e tudo a correr bem convosco!
    Catarina

    ResponderEliminar
  20. Eu sempre resolvi isso com roupa de semana e roupa de fim de semana. A roupa de semana, usada em casa até aos 3 anos e no colégio a partir dessa idade, sempre foi o mais confortável possível.
    Ao fim de semana andavam como eu gostava de os ver, com laços e golas, vestidos de folhos, calções e camisa... Enfim tudo aquilo a que eu tinha direito (eu e não eles... ahahahahah)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />