15 de janeiro de 2017

8 meses de Matias.

Pois é, o nosso patuscão fez ontem oito meses :D Com oito meses, o nosso grandão bão é assim:

* Alimentação

08.30h: 210ml de leite;
11.30h (na creche): sopa, prato e fruta;
15.00h (na creche): papa;
18.00h (já em casa): sopa e fruta;
20.00h (antes da caminha): 210ml de leite (já estávamos a dar 240ml, mas ultimamente o Matias tem deixado bastante leite no biberão).

Continua a comer muito bem. Adora fruta. Ainda está a ambientar-se a esta novidade estranha do prato (fizemos arroz com peito de frango picado e brócolos, mas deve ter ficado com bocados demasiado grandes porque o miúdo parece ter algumas dificuldades com aquilo). Gosta da sopa e adora a papa (possivelmente porque tem fruta). Daqui a nada vai começar a comer iogurtes. Decidimos que não vamos fazer iogurtes em casa para já (para não sermos mais papistas que o papa), mas vamos comprar iogurtes naturais sem açúcar. A alimentação é de longe a parte que mais trabalho nos dá: mesmo fazendo as sopas e as papas para quatro dias, dá-me sempre a sensação que estamos sempre a cozinhar coisas ou a alimentar o miúdo :D

Papa com farinhas integrais de espelta, quinoa e aveia e cerejas :D O Matias adora cerejas :D
Pronto para as comidinhas :D
* Sono

Depois de uns bons tempos (meses!) a dormir entre doze e catorze horas seguidas todas as noites (snif), o Mati decidiu passar as últimas duas semanas a acordar um montão de vezes, geralmente porque anda aos trambolhões na cama e depois precisa de ajuda para voltar à posição inicial. De Sexta para Sábado eu e o Pedro levantámo-nos dez vezes (DEZ. VEZES.), ontem eu nem me levantei e o Pedro só precisou de se levantar uma vez, depende dos dias. No fundo o Mati continua a dormir doze horas por noite... Já não são é seguidas! :) Mas eu acho que é uma questão de tempo até ele voltar à rotina habitual (sou uma optimista!) :) De dia dorme das 9.30h às 10.30h e das 12.00h às 15.00h (na creche) e das 16.30h às 18.00h (em casa).

Gosto de dormir! :D
* Creche

Na Segunda-feira à tarde telefonaram-me porque o Matias estava novamente com febre. Ora entretanto quando o Pedro o foi buscar (meia hora depois de me terem ligado) o miúdo estava super bem disposto, e como não fez febre em casa na Terça-feira levei-o para a creche na mesma. Só tinha consultas das 14 às 15h (estava a trabalhar na mesma, mas não a dar consultas), por isso disse que se ele fizesse febre novamente podia perfeitamente ir buscá-lo sem problemas... E o facto é que ele não fez febre, nem na Terça nem nos dias seguintes. Esta semana foi à creche todos os dias e aparentemente está a correr tudo muito bem :D

A mochila gira da creche (que também usamos quando saímos) :D Comprei em Londres :D
* Rotinas

Com a entrada na creche as rotinas mudaram um bocadinho. De manhã acordo o Mati às 8.30h, tratamos das coisinhas (vestir, lavar dentinhos, dar leitinho, por aí) e às 9.00h estamos na creche. Às 16h o Pedro vai buscar o Mati. Geralmente ele vai dormir pouco depois de chegar a casa, acorda entre as 17.30h e as 18.00h, janta e brincamos em família. Às 19.30h começamos as rotinas do deitar (banhinho, leitinho) e às 20.00h o Matias já está na caminha. Sinto que durante a semana tenho muito pouco tempo para estar com ele (e chego a casa às 17.00h porque tenho horário reduzido até Maio!), mas tento compensar brincando muuuuuuito :)

* Personalidade

O Matias é um bebé super curioso. Adora mexer-se. Na creche dizem-nos todos os dias que ele é o miúdo com mais energia que lá está, e na verdade nós conseguimos perfeitamente perceber isso: enquanto os outros miúdos estão sentados a brincar ou aconchegados na espreguiçadeira o nosso filho anda lá a gatinhar de um lado para o outro (o que nós chamamos carinhosamente de 'fazer piscinas') :D Também continua a babar-se imenso :D Não gosta muito de colinho e gosta de fazer malandrices (o que já lhe valeu a alcunha de 'Matias Malandrias') :D Gosta de livros com música e de instrumentos musicais no geral (cá em casa já temos dois pianos, um xilofone, um tambor e uma mesa com dez instrumentos musicais!). Já vai fazendo a reacção ao estranho, mas no geral até é um miúdo simpático.

Matias a ler (=comer) os livros de viagens da mamã :D
Matias com o seu brinquedo preferido do momento: a mesa com dez instrumentos :D Ele adora particularmente o disco de DJ :D
* Dentinhos

Já tem quatro: dois em cima e dois em baixo :D

* Desenvolvimento no geral

Já gatinha muito bem (na verdade já gatinha muito bem desde os seis meses) e também já se senta bem. Vai fazendo uns movimentos para se levantar e gosta muito de estar de pé, principalmente no parque. Achamos que vai andar razoavelmente cedo, mas podemos estar enganados. Por outro lado, para além de uns 'uauaua' não diz grande coisa, por isso acho que o miúdo saiu ao pai e vai ser mais reservado (que bom #not).

Mati a ver o papá a tocar piano :)
* Actividades preferidas

Acabámos por ainda não o levar à natação porque durante a semana há pouco tempo e ao fim-de-semana apetece-nos ficar a curtir o nosso bebé sem grandes planos estruturados. Vamos passear com ele se nos apetecer, ficamos em casa no quentinho se nos apetecer... Enfim, achámos que ter uma actividade fixa não era assiiiiim tão importante nesta fase (principalmente porque ele é um miúdo que precisa de dormir muito, por isso temos que nos adaptar aos ritmos dele). No entanto, brincamos imenso os três, lemos muitos livros, passeamos, cantamos, vamos à biblioteca, vamos comer fora... O Matias adora passear, principalmente se for na Boba ou ao colinho :)

* Saúde

Depois da constipação/febre que o Mati teve logo na primeira semana da creche, continua ranhoso, mas nada de especial. Temos abusado do soro e das aspirações (que ele odeia), mas tem estado tudo razoavelmente controlado :)

E pronto, é isto :D Está um fofo o nosso miúdo :D