30 de maio de 2016

Isto e aquilo #73 (versão 'pais de um recém-nascido')

Sempre que imaginava as semanas imediatamente a seguir ao nascimento da minha coisinha fofa o cenário era um bocadinho desanimador: via-nos com olheiras até ao chão, a passar o dia de pijama, cobertos com nódoas de leite bolsado, com o choro do miúdo a ecoar pela casa... Enfim, um filme de terror autêntico que, infelizmente, é a realidade de algumas pessoas com quem falei sobre o assunto.

De facto, ninguém diz que ter um filho recém-nascido é fácil: na verdade, os relatos que lemos e ouvimos são frequentemente muito semelhantes ao que descrevi acima. E, talvez por isso, achei que fazia sentido fazer uma foto-reportagem do fim-de-semana, desta vez em versão 'somos pais de um bebé de duas semanas'. Porque não é tudo maravilhoso e perfeito, mas também não é tudo péssimo e horrível (pelo menos cá em casa). Porque ajuda muito dividir tarefas e estabelecer rotinas mais ou menos consistentes (ou tão consistentes como o possível). Porque sei que desse lado há muitas leitoras que vão também passar pela experiência da maternidade daqui a pouquinho tempo, e espero que esta publicação vos deixe mais tranquilas e animadas.

E porque sim, o Matias até pode ter dias em que quer mamar seis vezes durante a noite (hoje foi às 0h, 1h, 4h, 7h, 8h e 11h) e nós até nos podemos levantar a rezingar e a maldizer o dia em que decidimos dar este passo. Mas depois pegamos nele ao colo, sentimos aquele cheirinho delicioso e olhamos para aquela carinha linda... E é tudo perfeito outra vez. Aqui vai o nosso fim-de-semana.

Temos acordado à vez para dar o biberão durante a noite, mas de Sexta para Sábado o Pedro teve um turno chatito e eu decidi fazer-lhe bolachas de chocolate para compensar :D Death by Chocolate Cookies (receita aqui!)



Escrever a data no frigorífico todos os dias ajuda a estarmos actualizados :) Senão os dias pareceriam todos iguais :)
De manhã tratamos da dança: ferver água, lavar e esterilizar os biberões da noite, deixá-los já com água, lavar roupa e dar uma arrumadela na casa!
Enquanto isso, o Matias acordou, mamou e adormeceu de barriguinha cheia :D
E nós enchemos a barriga também :D


Parece uma mistureba, mas na verdade é risotto de tomate, frango e brócolos :D
Hora da música :D O Matias já fica muito atento a ver-nos fazer palhaçadas com o ukulele (coitado, deve estar a pensar 'socorro, os meus pais são loucos!') :)
Hora da banhoca :D Comprei estes sais de banho de leite e mel na Body Shop e estou apaixonada :D Acho que tenho um novo happy place, desta vez a bordo de um cruzeiro no Nilo :D
Tivemos cá alguns amigos para ver a final da Liga dos Campeões e mimar o Matias :D
Pedimos pizzas da Domino's :)
A Sofia trouxe tarte de amêndoa :D
Bolo de chocolate que a minha sogra deixou cá durante a tarde :)
Lulas grelhadas :)
Como no Sábado não vimos grande coisa do jogo no meio da conversa de bebés... Vimos no Domingo :D
The force is strong with this one :D
Pijaminha dos dinossauros :D
Coisinha boa <3
Pipocas para vermos a segunda parte do jogo :)
As fraldas da Libero são uma porcaria e molhei a outra roupinha! Cá vai uma nova, com a mesma temática :D (Esta diz 'Tall, dark and handsome just like my dad') :D
Sleeposaurus <3

Salada de fruta para a sobremesa :D
Lombinho de porco recheado com alheira e queijo para o jantar :)


http://1u88jj3r4db2x4txp44yqfj1.wpengine.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2013/03/la-confidential.jpg
Filme da noite, mais um da lista dos 250 melhores filmes do IMDb :) Adorámos :D
E pronto, entretanto o Matias mamou, estendemos uma máquina de roupa, aquecemos o resto do lombinho de ontem e vamos dedicar-nos ao episódio de Game of Thrones! :D

23 comentários:

  1. Isto assim parece maravilhoso :)

    Ainda bem que as coisas estão a correr, e que, dentro do possível, se estão a adaptar às novas rotinas. O vosso Matias parece amoroso :)

    ResponderEliminar
  2. :) É bom perceber que a vida pode ser muito normal e até agradável mesmo com um recém nascido (e até por causa de ter um recém nascido) em casa.
    Com a minha filha de 2 anos as coisas correram muito melhor do que esperava (também estava preparada para um cenário caótico) e tenho memórias muito positivas dos primeiros meses (exceto de duas semanas de cólicas que foram mázinhas mesmo).
    Agora estou bastante otimista com o cenário breve de ter duas meninas em casa. Acho que vai ser fantástico! <3
    Muitas felicidades para os 3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso: tirando a alteração da rotina durante a noite, os nossos dias parecem quase iguais. Estamos juntos, vemos séries e filmes, ouvimos música, cantamos, fazemos quizzes, perdemos tempo a ler coisas parvas... Enfim :)

      Eliminar
  3. Deus te pague minha rica filhinha!
    (a sério, obrigada! Nós também vamos estar juntos os primeiros dois meses e meio - a seguir vai que ser só ele até aos cinco - e também quero acreditar que não vai ser o inferno)
    (e se me contares de onde é o pijaminha dos dinossauros, ainda te agradeço mais :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dividir as tarefas pelos dois é mesmo importante e torna tudo muito mais fácil. Nós por cá dividimos as noites (e assim conseguimos sempre dormir mais horas seguidas), o primeiro a acordar trata da roupa e dos biberões e o outro trata do almoço, dividimos as mamadas... É bem mais simples. Entretanto o Pedro vai regressar ao trabalho e creio que a logística vai ser mais complicada, mas lá temos que nos ambientar novamente :)

      O pijama dos dinossauros (os dois aliás) é da H&M, mas no site diz que já não há :( São estes: http://www2.hm.com/pt_pt/productpage.0307170001.html. Eles têm coisas giríssimas, quase todas as roupinhas que comprei vieram de lá :D

      Eliminar
    2. Obrigada!
      (que pena...estou numa cruzada para 'descorderosar' o guarda-roupa da minha filha e adorei os dinossauros, mas a Boden também tem umas coisas com um padrão semelhante. E vou ver a H&M de rapaz :))

      Eliminar
    3. Como te percebo! Toda a gente nos oferece roupinhas azuis todas mimosas, e eu ando sempre a vestir o miúdo com roupas cheias de bonecada :D

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Nós gostamos bastante, preferimos à Telepizza ou à Pizza Hut. Mas lá está, nós somos apologistas daquela frase que diz que a pizza é como o sexo: mesmo quando é má é bastante boa na mesma :P Mas alguns dos nossos amigos nunca tinham provado e gostaram muito :)

      Eliminar
  5. Aproveita ao máximo, todos estes momentos,....ainda bem que vocês, se conseguem organizar e dividir as tarefas,...só isso,...já facilita e muito!
    Beijinhos para vocês,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  6. Que delícia! :) Fazem mesmo uma grande equipa - comidinhas deliciosas, bons filmes e programas com os amigos, continua tudo!
    A roupinha do Matias é mesmo gira :) Não sentes tentação de lhe enfiar três conjuntos diferentes por dia? :P Já ouvi histórias destas.

    Hoje estive na Feira do Livro e falei de ti, estilo amiga orgulhosa da autora que aqui esteve há dois anos a distribuir queques :D
    Beijinhos! Tudo a correr bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não, até porque vesti-lo é uma aventura :P Não gosta de estar nu o miúdo :D

      Quando é que vocês o vêm conhecer? :D Fica desde já aqui feito um convite para jantar :D :D :D

      Eliminar
  7. Fico muito feliz por saber que ter um recém-nascido não é tão assustador quanto se ouve falar. Confesso que estou um pouco receosa, pois o meu nasce em Outubro. Depois de ler o teu relato, fiquei bem mais aliviada :)
    Que bom fim-de-semana, em família :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Serviço público :P para descansar futuros pais! Eheh. Não amamentares a peito dá imenso jeito para dormir umas horinhas mais de seguida! Senão serias sempre tu :/
    Uma coisa (se não for uma pergunta demasiado pessoal): O Matias dorme no quarto dele ou no vosso? Como no post anterior falaste da poltrona, pareceu.me que já ficava no quartinho dele :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora amamento ao peito, mas só de dia. Como tenho pouco leite não vale a pena o miúdo mamar à noite e assim descanso melhor :) Mas sim, o meu maior respeito para a malta que amamenta durante a noite! :)

      O Matias dorme no nosso quarto, no bercinho dele. No hospital dormiu na minha cama (porque tinha o braço imobilizado ainda e não conseguia pô-lo e tirá-lo do berço), mas cá em casa deixei-me disso (com alguma pena, dormir com ele era mesmo bom). Queremos passá-lo para o quartinho dele aos seis meses, mas sinceramente não sei se aguento até lá porque com ele no nosso quarto não durmo lá muito bem porque acordo com TODOS os barulhinhos do miúdo (até com ele a respirar fundo) :)

      Por outro lado damos sempre de mamar no quartinho dele ou na sala, porque assim o outro pode voltar a adormecer :) Daí a poltrona ser fixe, até porque parecendo que não cada mamada ainda nos ocupa uns 30/40 minutos :)

      Eliminar
    2. Boa técnica :) e com o biberão tenho ideia que os bebés "aguentam" mais até à mamada seguinte :P

      Eliminar
  9. Afinal ainda dá para fazer muitas coisas durante o tempo em que o Matias dorme ou mama :)

    As bolachas têm um aspecto delicioso assim como a pizza. Continuem a aproveitar a vossa coisinha fofa que é mesmo fofa e que veste as roupas mais fixes de sempre.

    ResponderEliminar
  10. Ter a data e dia da semana a vista e uma boa ideia. Eu perco o control e muitas vezes confundo-me toda.

    Tambem temos tido tempo para tudo e nao tem sido caotico como imaginei e como diziam q seria. So fiquei um pouco atrapalhada no primeiro dia q o Dario voltou ao trabalho.

    Dividimos as tarefas como sempre fizemos e temos tido tempo para tudo. Ate tenho feito uns trabalhos para a emprestar q trabalho para um dinheiro extra.

    As bolachas tem mesmo bom aspeto.

    Bjnhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós achámos uma boa ideia precisamente por isso mesmo :)

      Também tenho algum receio de como vai ser quando o Pedro regressar ao trabalho. Mas é uma questão de hábito, como foi agora :)

      Eliminar
  11. Olá Joana!
    Ainda bem que afinal nem tudo é complicado! É que ouço com cada relato de amigas minhas... O meu Lucas nasce pro mês que vem, estamos na recta final e estou a começar a preparar as coisas... É bom ler estes desabafos! Tudo a correr bem com vocês! Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana!
    Parece que se estão a ambientar bem ao pequenito :) Criar as rotinas é o essencial!
    Tenho que fazer as bolachas!! Nham nham! ;)
    Adorei as roupas do Star Wars! São de onde? :D
    Espero que tudo continue a correr bem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />