28 de maio de 2016

Coisas inúteis que comprei durante a gravidez

No dia em que cheguei a casa com os copos de congelação do leite da Avent, comecei a desconfiar que quando o Matias nascesse íamos acabar com um monte de coisas inúteis. No entanto, confesso que não me preocupei muito: na verdade, creio que comprar coisas inúteis até faz parte da experiência de ser mãe pela primeira vez (até porque agora posso olhar para trás e pensar no quão mais sensata e sábia sou agora, do alto das minhas duas semanas de experiência).

Por outro lado, achei melhor escrever uma publicação sobre as coisas que nos estão a ser úteis e aquelas que foram tremendos erros de casting. Pode ser que seja útil para alguém... Ou para a Joana do futuro, quando o segundo filho vier aí e eu entrar novamente em modo 'tenho-de-comprar-os-copos-de-congelação-JÁ'.

(Num tema relacionado, é normal esta cena de querer ter outro filho já? É que até já ando a pensar em nomes e tudo! Serão as hormonas?)



Coisas que têm sido muito úteis e que gastamos bastante:

* Fraldas de pano;
* Bodies;
* Babygrows;
* Meias - quando os babygrows não têm pés;
* Mantinhas - anda sempre enrolado nelas :)
* Espreguiçadeira - tem dado imenso jeito: assim ele fica connosco na sala ou na cozinha :)
* Poltrona para o quarto dele - onde lhe dou de mamar durante a noite, acho bastante prático e confortável :)
* Marsúpio/pano - melhor cena de sempre. Ele adora :)
* Babetes - usamos imenso porque ele mama tão rápido que manda leite para fora pelos cantinhos da boca :)
* Toda a parafernália dos biberões, do esterilizador ao escovilhão - porque agora o Matias já mama, mas ainda suplemento com fórmula;
* Compressas frias para a pipi - foram muito úteis nos primeiros dias :)

Coisas inúteis:

Gorros - temos sete, de vários tamanhos e feitios (temos um gorro de Mickey, outro de cupcake, outro de viking, outro de stormtrooper e por aí fora). Só usei gorro no hospital, por isso os restantes gorros são mais para tirar fotos giras do que propriamente para usar :)

Leggings - entre os bodies e os babygrows, o Matias não tem usado leggings. Mas também tem estado uma temperatura agradável :)

Botinhas de lã - temos um montão delas, tricotadas pela minha avó ou oferecidas. Entre os babygrows e as meias ainda não foram usadas;

Casacos de tamanho 50 - quando precisamos de sair o Matias vai enroladinho na manta aconchegado no marsúpio, por isso também ainda não vestiu nenhum dos casacos;

Luvas - não usou nenhumas ainda;

Carrinho - ainda não o usou uma única vez porque sai sempre no marsúpio. Confesso que estou arrependida de ter comprado um trio e creio que nos teríamos safado apenas com o ovo (para o nosso carro) e eventualmente o carrinho de passeio para uma fase mais posterior;

Toalhas de banho a mais - temos sete por razões que desconheço e ainda só usámos... Duas;

Almofada de amamentação - muito útil durante a gravidez, tem tido zero de utilidade para a amamentação, provavelmente porque ainda não apanhei o jeito daquilo;

Conchas colectoras de leite e discos absorventes - devia estar com medo que esgotassem no mundo inteiro e comprei durante a gravidez. Entretanto tenho pouco leite, por isso está tudo por usar;

Cuecas descartáveis e pensos higiénicos próprios - achei pouco prático e comecei a usar umas cuecas próprias (daquelas tipo fralda) descartáveis. Muito mais confortável;

Cinta para o pós-parto - só experimentei uma vez e parecia que o meu períneo ia explodir. Por outro lado confesso que a minha barriga está a superar as minhas expectativas: estava à espera de ficar parecida com o Jabba the Hutt mas até estou aceitável para quem teve um bebé há duas semanas, por isso não sinto propriamente aquela urgência enorme em usar a cinta. Talvez daqui a uns tempos;

Copos de congelação do leite - sem comentários;

Joana do futuro, quando vieres reler isto capta bem a seguinte mensagem: as coisas não esgotam. Não precisas de comprar tudo antes. Tem calma.

Hakuna your tatas é genial!

30 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas Joana! O meu nasce em Outubro ;) Ainda vou muito a tempo de não comprar coisas inúteis :D

    ResponderEliminar
  2. Que cuecas tipo fraldas usas? Estive a olhar para aqueles pacotes todos do supermercado e consegui decidir se iria habituar-me àquilo ou não. Depois do parto da minha filha usei aqueles pensos grossos e cuecas descartáveis mas não achei piada nenhuma mas andar de fralda... não sei bem se é a minha cena. Depois mudam-se de hora a hora como os pensos? Como é que funciona?
    As conchas colectoras de leite usei muito, principalmente nos primeiros 2 meses, porque tinha os mamilos muito feridos e era a única forma deles não tocarem em tecido. Foram a minha salvação. Espero que desta vez não seja necessário. A almofada de amamentação nunca me serviu para nada mas a poltrona também não. :) Amamentava sempre onde calhava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já experimentei estas: http://www.tena.pt/mulheres/produtos/os-nossos-produtos/cuecas/tena-pants-maxi/ e as da Lindor. Não é fralda, é cueca mesmo. Mas sem aquele sistema da cueca mais o penso :) Eu mudo conforme for necessário, agora só preciso de mudar duas vezes por dia :)

      Eliminar
    2. Muito obrigada. Acho que vou mesmo experimentar. Vou comprar um pacote e logo vejo como me dou. :)

      Eliminar
    3. Sempre compraste :D eu assim que vi isso pensei logo "compra obrigatoria quando um dia tiver uma cria!"

      Eliminar
  3. Este post ajudou imenso! Ainda não comprei muitas coisas (acho que ainda vou a tempo) e assim já posso selecionar melhor o que faz falta. Obrigada :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Ola Joana,
    Tambem usei tudo o q tens na lista de coisas uteis. SO nao tinha as compressas para a pipi. Disse-Te q tinha tido uma "second degree tear" (nao sei traduzir para portugues lol) mas vim a descobrir q foi uma laceracao no labio.
    Ninguem conseguiu explicar como ou porque acontece mas esteve la. Levou 2 semanas a cairem os pontos todos por causa da localizacao. Ja agora se souberes uma possivel razao para a laceracao agradeco. 😂😂😂

    Nao comprei pensos nem calcinhas descartaveis porque vi muitos videos no youtube e muitas meninas falavam maravilhas das cuecas tipo fralda. Comprei da always.

    Conta pos parto nao comprei pq em mocambique usam um pano para amarrar a barriga e foi isso q usei. Na verdade nem cheguei a precisar. Usei so no quarto e quinto dia.

    Toalhas de banho tambem tenho muitas e pensando bem so uso 2.

    Uso o carrinho e o pano dependendo da saida.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente as lacerações acontecem quando não se fazem episiotomias e o períneo é demasiado 'rijo'. Foi o meu caso, mas a mim fizeram a episiotomia :) De qualquer das formas também já estou impecável, são as tais duas semaninhas :)

      Eliminar
    2. Pois mas a minha nao foi no perineo mas sim no labio vaginal.

      Eliminar
    3. Ah pois é. Mmmm. Não sei, boa pergunta. Talvez estivesse relacionado com a posição da cabeça do bebé? Vou perguntar à minha amiga interna de obstetrícia :)

      Eliminar
    4. Pois, pode ser pela posicao da cabeca do bebe.

      Obrigada

      Bjnhos

      Eliminar
  5. Discordo nalgumas coisas ahahah
    Acho as conchas colectoras de leite super poderosas para quando há a subida de leite e "excesso" de leite que por vezes pumbas cá para fora sem querer.
    Discos absorventes super uteis senao os soutiens nesta altura meu deus, molhava a roupa toda. Dura é pouco tempo esta fase normalmente.

    Cueca descartavel deve mais sim mais prático contudo em relaçao ao dinheiro, penso q deve ser mais carota, daí ter preferido o método antigo com um penso enorme ahahah

    O importante é o bebe e nós estarmos bem <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não duvido que sejam úteis, mas é inútil comprar durante a gravidez :) É esse o intuito do post: coisas inúteis que comprei e que deveria ter esperado para comprar :)

      Eliminar
  6. Joana, ainda não devias usar cinta, pois nao? Li em qualquer lado (acho que não sonhei, mas comigo nunca se sabe :P ) que no primeiro mês não se deve usar cintas XD
    É tão, tão bom já estares a pensar em mais bebés :) é sinal que a experiência está a ser fantástica (ou melhor, que vocês se estão a adaptar de uma forma fantástica).
    Muitos beijinhos e tudo de bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tecnicamente nunca devias usar cinta :P Hoje em dia não se recomenda. Mas uma das moças ao meu lado meteu logo no primeiro dia do pós-parto e tudo :P

      Eliminar
    2. Porque é que as pessoas se torturam a elas próprias? XD

      Eliminar
  7. Há também a versão "oposta" :) "não compres isto... porque depois dão, não compres aquilo, porque não faz falta" e quando se chega a casa com o bebé, chegamos à conclusão que não temos nada :) :) e lá vão, mãe e filho com dias, às compras ... mas com o segundo já foi diferente.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Os copos da avent são maravilhosos para congelar sopas... Não servem agora vão dar jeito depois!
    E ninguém acerta em tudo porque depende muito de cada bebe e de cada familia. Há coisas que não compramos e tinham dado jeito e outras completamente inúteis, não há regras (o meu sempre odiou o sling e o carrinho era o meu melhor amigo)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, assim pelo menos não foi dinheiro deitado fora... Como o das conchas e discos :P

      Eliminar
    2. Joana vê desta perspetiva, quem já está a pensar no segundo deve sempre manter a tralha toda á mão!!! mesmo o que axas que não teve qualquer utilidade!! Os partos são diferentes e os filhos também!! Imagina que no próximo tens muito leite por exemplo e os discos ou conchas te vão parecer uma maravilha!! ;)

      Eliminar
  9. Os copos vão dar jeito para outra coisa: para as doses da sopa! Não percas a esperança!

    ResponderEliminar
  10. Os copos vão dar jeito para outra coisa: para as doses da sopa! Não percas a esperança!

    ResponderEliminar
  11. Não desistas dos copinhos da avent serão óptimos na altura de dosear as sopinhas!

    ResponderEliminar
  12. Este post é serviço público!
    (a riscar meia lista de compras)

    ResponderEliminar
  13. Olá.. tenho uma dúvida.. :S "* Compressas frias para a pipi - foram muito úteis nos primeiros dias :)", são próprias? Aonde se compra? E como se usa? Tem que se ficar de papo pó ar quanto tempo :$.. lol
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu usei umas que o Pedro recebeu para os olhos que dá para colocar no congelador e ficam bem frias (também dão para pôr no microondas e ficam quentes). São como uma espécie de vendas, por isso a nível de tamanho e forma eram boas. No hospital eles tinham uma coisa engraçada: enchiam preservativos com água, faziam um nó na ponta e levavam ao congelador. Depois colocavam dentro de um saquinho e era isso que davam às puérperas :P Creio que também há umas compressas próprias, talvez procurando numa farmácia ou em lojas especializadas em produtos de grávida...

      Coloca-se depois no local, idealmente durante quinze minutos. Eu punha três vezes por dia e ficava deitadinha :) Aproveitava para descansar :)

      Eliminar
  14. Joana do futuro, não precisas, efectivamente, de comprar tudo antes, mas podes ser (como sempre) uma Joana prevenida e já ter tudo o que pensavas (não) ser preciso, se acontecer alguma situação, e não tenhas como ir comprar, onde comprar, quando comprar ;)

    ResponderEliminar
  15. Os copos ainda te vão dar muito jeito, acredita em ti e no teu corpo! Não desistas de estimular a mama, põe o piqueno a mamar várias vezes, principalmente antes do biberão. E depois tira o resto com a bomba e congela. Eu usei muito esses copinhos, mesmo para guardar as sopas nos primeiros meses de alimentação complementar, são maravilhosos! Agora já não os uso porque ele come imenso, já fica em tamparueres dos nossos :P

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />