12 de abril de 2016

Pregnancy Diary #112

A dor ciática é relativamente frequente no último trimestre da gravidez e sinceramente achei-a bastante incapacitante. Não conseguia andar, subir e descer escadas era um pesadelo e até virar-me na cama me custava horrores. Entretanto fiquei bastante melhor, por isso decidi trazer-vos algumas das coisas que experimentei. Pode ser que sejam úteis :)

1. Medicação oral - desde analgésicos até vitaminas, experimentei um pouquinho de tudo. Nada resultou particularmente bem.

2. Medicação endovenosa - a dada altura fui a uma consulta de cardiologia e levei o carro, mas estava tão aflita que achei mesmo que não conseguiria trazer o carro de volta naquelas condições. Fui à urgência e os colegas decidiram fazer-me um opióide endovenoso. Fiquei mais aliviada, mas duas ou três horas depois os sintomas voltaram (por outro lado fiquei bastante zen nesse dia e dormi uma bela sestinha).

3. Acupunctura - senti-me imediatamente mais aliviada, mas dois ou três dias depois já estava novamente na mesma.

4. Massagens - não ajudaram de todo, mas é sempre agradável :)

5. Repouso - era bastante eficaz, principalmente quando descansava deitada ou sentada com a perna esticada. É claro que quando andava mais activa ficava novamente pior, por isso era mais evitar o problema do que propriamente resolvê-lo :)

6. Bola de pilates - isto sim resultou lindamente. Sempre que ficava mais aflita sentava-me na bola de pilates e fazia a báscula, dava pequenos saltinhos ou fazia círculos com a anca. Sinceramente acho que a razão pela qual melhorei foi mesmo a utilização quase ininterrupta da bola de pilates.

Foi isto. Se tiverem mais alguma sugestão, sou toda ouvidos :) Até lá, a bola de pilates vai continuar a ser a minha melhor amiga :D

10 comentários:

  1. Felizmente não tive dor ciática na gravidez nem sei o que é isso. Mas a minha mãe tem dor ciática (mesmo sem estando grávida, claro está) e vejo o quanto horríveis e incapacitantes são as dores. Ela já chegou ao ponto de paralisar de andar ou de repente de se baixar e não se conseguir levantar nem mexer mais :-( Horrível! Vou-lhe dar a dica da bola de pilates, o médico mandou-lhe fazer muita piscina... Beijinhos e que essa dor passe de vez quando acabar a gravidez é o que desejo :-)

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    1. A bola de pilates a mim ajudou-me imenso :) Já praticamente não tenho dores :) :) :)

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  2. Eu recomendo osteopatia. Tive dor ciática nas minhas duas gravidezes. Na primeira fui aguentando até aos 7 meses, altura em que consultei um osteopata, não tendo tido mais dores durante o resto da gravidez. Da segunda fui logo às 15 semanas (não convém ir antes) e também não voltei a ter dores até ao fim da gravidez.

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    1. Agora estou bem melhor, mas se piorar já sei :) Recomenda alguém? :)

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    2. Recomendo o Dr. Sérgio que dá consultas no Celeiro da rua 1 de Dezembro em Lisboa.

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  3. Comecei a ter algumas dores semana passada mas nao é a ciatica acho. Tenho uma dor no interior da coxa direita q aparece quando estou a andar e faz-me ter muitas pausas. Ela vem e vai.

    Uso muito a bola. É a minha cadeira quando estou em casa :D

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    1. Normalmente a ciática irradia para a parte externa da coxa ;) Pode é ser da pressão do bebé, eu também sinto isso às vezes ;)

      O meu único problema com a bola é que me faz doer as costas porque fico com uma péssima postura a nível cervical... Por isso faço sessões curtas, mas bastantes :)

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  4. Isto vai parecer parvo, mas a minha mãe ensinou-me, sempre que tiver dores ciáticas, para contrair com muita força os glúteos e depois descontrair, repetindo várias vezes este exercício. A verdade é que comigo resulta sempre. Ahah beijinho

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