6 de abril de 2016

Pregnancy Diary #108

(Pronto, já estou um bocadinho cansada de chafurdar em autocomiseração. Vamos lá falar de pipis.)

Uma das coisas mais importantes (e, na minha opinião, mais esquecidas) da gravidez é a saúde da pipi: a malta enche a barriguinha de creme para prevenir as estrias, mas geralmente não se preocupa muito com prevenir outras questões.

O facto de existir pouca informação sobre o assunto também não ajuda. Confesso que fiquei um bocadinho chocada quando nenhuma das grávidas do meu curso de preparação para o parto conhecia os Kegels (algo que eu já faço desde os 16 anos, quando comecei a praticar yoga) ou sabia em que consistia a massagem do períneo. Mas depois lembrei-me que este é um tema tão tabu em todo o lado que é muito fácil este tipo de informação não ser divulgada.

E está mal. Porque se numa das publicações abaixo vos dizia que era só cocó, agora digo-vos que são só pipis. Todas temos uma. Servem para coisas muito agradáveis e importantes. E devíamos dar-lhes o valor e o cuidado que merecem.

Vai daí, eis algumas dicas para cuidarem da pipi durante a gravidez.



1. Kegels Kegels Kegels! 

Façam-nos. Nem precisam de estar grávidas para fazê-los. Os Kegels são óptimos para fortalecer o pavimento pélvico, e se antes da gravidez são importantes para melhorar as sensações durante a relação sexual, durante são-no porque previnem a incontinência e ajudam no período expulsivo.

Fazer Kegels é muito simples: basta concentrarem-se no ânus e puxarem-no para cima, quase como se quisessem evitar fazer cocó. Depois imaginem que têm uma linha que vai do ânus até à uretra, e vão fechando e puxando sequencialmente. No fundo, o objectivo é contrair (para cima) toda a zona. Há sequências rápidas (contrai-liberta-contrai-liberta), sequências médias (contrai-conta até três-liberta) e sequências longas (contrai-conta até dez-liberta), cada uma com a sua indicação própria. Durante a gravidez todas são importantes :) O ideal é fazerem os exercícios todos os dias, em séries de dez contracções e pelo menos três repetições por dia.



2. Deixar a pipi respirar!

Na verdade todas nós deveríamos andar sem qualquer tipo de roupa interior (como os nossos antepassados), mas durante o dia isto é bastante impraticável. Vai daí, o ideal é andar com roupa interior de algodão durante o dia e dormir sem qualquer barreira durante a noite (ou, na pior das hipóteses, de roupa interior de algodão também). Esqueçam as calças apertadas e as cuequinhas de renda e libertem a pipi :)

3. Massagem do períneo

Há estudos que sugerem que a massagem do períneo pode ajudar a evitar a necessidade de episiotomia (o corte no períneo) durante o parto. Não há assim provas transcendentes, mas mal certamente não faz e é uma boa preparação para o que o períneo vai suportar uns tempos depois. A massagem do períneo tem algumas contra-indicações, por isso o melhor é informarem-se com o vosso médico ou enfermeiro assistente antes de colocarem (literalmente) as mãos à obra. Muito resumidamente, se não têm contra-indicações para continuar a vossa vida sexual (como contracções dolorosas, colo curto ou indicação para repouso) em princípio também não terão contra-indicações para a massagem do períneo.

Esta deve ser iniciada às 34-35 semanas (embora haja estudos que defendem que devia ser feita desde o início da gravidez) e podem ser vocês a fazê-la ou o vosso companheiro (a versão que vou explicar aqui é a do companheiro porque acho que é muito mais prático, por isso se forem fazer a vocês próprias avisem e eu explico quais são as diferenças). Normalmente é melhor ser realizada depois do banho, quando estão mais relaxadas. Usem um lubrificante à base de água e com o dedo indicador (inicialmente um, depois os dois) introduzam uma falange e meia na pipi. Sintam os músculos de cada lado e empurrem-nos para baixo, para os lados e para fora. Mantenham estes movimentos durante dois ou três minutos (arde ligeiramente, mas faz parte) e terminem com uma sequência de Kegels lentos.

http://cdn.guiadagravida.com/wp-content/uploads/2015/04/massagem-perineal-tecnica.jpg

E é isto :) Como podem ver, não é nada de difícil ou transcendente :) Se tiverem alguma dúvida estão à vontade para perguntar nos comentários, por mail (palavrasqueenchemabarriga@hotmail.com) ou através do Facebook (https://www.facebook.com/PalavrasQueEnchemABarriga/). Se vos ocorrer mais alguma sugestão, também sou toda ouvidos :)