2 de fevereiro de 2016

Pregnancy Diary #61

Listas de compras que vejo por aí para quem opta pela amamentação natural:

* Soutiens de amamentação;
* Creme para os mamilos;
* Discos absorventes;
* Conchas colectoras de leite;
* Compressas térmicas quentes e frias;
* Bomba para extrair leite;
* Biberões para administrar o leite extraído;
* Escovilhão para lavar biberões;
* Esterilizador de biberões;
* Aquecedor de biberões;
* Sacos ou copos de congelação;
* Mamilos de silicone;
* Almofada de amamentação;
* Estátua da Nossa Senhora de Fátima;

Listas de compras que vejo por aí para quem opta pela amamentação com leite artificial:

* Leite em pó;
* Biberões;
* Escovilhão para lavar biberões;
* Aquecedor de biberões; 
* Esterilizador de biberões;
* Doseador de leite em pó.

E questiono-me... Quando é que a alimentação natural deixou de ser, lá está, natural? E porque raios é que algo tão simples como literalmente-pôr-a-maminha-para-fora-e-alimentar-a-nossa-coisinha-fofa não só esvazia a nossa maminha, como esvazia também a nossa carteira pelo caminho?

Haha...love this! #breastfeeding #humor:  

68 comentários:

  1. Mesmo assim talvez saia mais caro para quem usa leite artificial, como têm de estar sempre a comprar leite durante um grande período de tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou a questionar isso ;) Estou a questionar o facto da amamentação natural exigir um grande investimento prévio quando deveria ser, no fundo, algo de extremamente simples ;)

      Eliminar
    2. Ah sim! De facto é uma grande lista. :)

      Eliminar
  2. Da tua lista, para mim o mais importante e necessarios são os 3 primeiros itens se bem que eu tive de comprar os mamilos de silicone. De resto acho que não tens de te preocupar em adquirir antes de o bebé nascer. Apenas compras se tiveres necessidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O creme eu já tenho e até já aplico, porque a dada altura tinha imensa comichão e fiquei com os mamilos mais secos :/ Acho que vou investir nas conchas também (estive a ler sobre elas e pareceram-me práticas) e as compressas térmicas o Pedro arranja-me (os delegados de propaganda médica arranjam-lhe compressas térmicas para os olhos, e vai dar ao mesmo no fundo) :) O esterilizador já me ofereceram, por isso também é menos um item da lista :) Estou na dúvida é em relação à bomba. Eu pensei comprá-la depois se fosse necessária, mas tenho uma colega de trabalho que diz que a usou logo na maternidade para evitar que o leite se acumulasse muito... Sei lá, fico com medo de estar a ser relaxada demais :P

      Eliminar
    2. Olá,a bomba é necessária se a tua coisinha fofa for muito preguiçosa para mamar,ser mãe é óptimo,mas nem sempre corre como deveria ser,não é um grande investimento e pode aliviar bastante.Fiz cesariana,o colostro ficou muito grosso,estive horas ligada lá um aparelho para para tirar o leite,citocina a dar com um pau,desconfortável e dorida,os mamilos gretaram e sangraram,ainda hoje tenho as cicatrizes há quase vinte e um anos,podes não precisar,mas se te fizer falta estás prevenida.

      Eliminar
    3. O leite costuma sobdescer ubs dias depois do bebe nascer, nao é? Eu nao percebo nada disto, mas pronto, também venho dar bitaites eheh é k ires carregada com a bomba nao é pratico, rapariga x)

      Eliminar
    4. Se eu fosse a ti não investia já na bomba, é muito dinheiro e podes nunca precisar e se vieres a precisar compras ou alugas. Na maternidade se for preciso eles têm e isso só acontece se o bebé for muito preguiçoso, se for um comilão não tens de te preocupar. E eles no inicio pedem comida muitas vezes, nunca chegas a ficar com o peito cheio de leite a ponto de doer... Eu esterilizo com um liquido da chicco para água fria, super prático e rápido.
      No caso dos mamilos eu só comprei depois de mil e uma tentativas de o BabyG tentar mamar e não conseguir, os meus bicos iam para dentro e teve mesmo de ser, caso contrário eles são de evitar.
      Acredita, vai tudo correr bem e não precisas mesmo de seguir estas listas gigantes de coisas... Só servem para nos stressar nesta fase que passa num instante e tens é de a aproveitar :-) Vais ter pessoas a dizer e a jurar a pés juntos que precisaram de tudo e mais alguma coisa mas acredita, a grande maioria delas só usou as coisas 1 vez...
      Literalmente só precisas de maminhas ahahahah Tudo vais correr bem :-)

      Eliminar
    5. Eu a bomba não vou mesmo comprar antes ;) Comprei os discos e as conchas (e diga-se que já me sinto totó por ter comprado as duas coisas) e já tinha o creme, e sinceramente acho que se acabaram as coisas que vou comprar adiantadas para a amamentação. Até os soutiens, acho que depois logo vejo para escolher um tamanho mais parecido com a realidade ;)

      Eliminar
  3. Pela minha experiência diria que, se correr tudo bem, precisas apenas de maminhas e talvez de discos absorventes para quando o leite sair em jacto. Vais mesmo precisar deles mas uma caixa chega perfeitamente.
    Quando a minha filha nasceu dei-me muito mal com os mamilos de silicone que me fizeram feridas nos mamilos. Quero muito voltar a amamentar mas desta vez sem mamilos de silicone, sem bomba para extrair o leite, sem biberão e sem almofada de amamentação (que mal usei). Quanto mais natural melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu os mamilos de silicone não planeio de todo comprar, até porque não são recomendados :) Mas aparecem em todas as listas de amamentação, isso é um facto :P Ainda tenho de falar sobre isso lá nas aulas de preparação para o parto ;)

      Eliminar
    2. ai, se não tivesse sido os mamilos de silicone... sofri tanto com a 1ª , com o 2º vou logo desde o inicio e foi bem mais simples... mas como te dizem, os 3 primeiros items são importantes, o resto logo vês.

      Eliminar
    3. Lá está, depende das situações (e dos mamilos!) ;) Eu logo vejo :) Também se tiver de comprar não é nenhum drama :)

      Eliminar
  4. A amamentação natural só exige um grande investimento se nos deixarmos levar pelas listas que as marcas nos impõem. Eu só precisei de mamilos em silicone e foi mesmo por necessidade senão não teria podido continuar a amamentar a minha filha. O resto são mariquices. Fazem-nos acreditar que precisamos de tudo o que vimos na listas, acabamos por acreditar que sem tudo o que nos querem vender que não vamos ser boas mães.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é quando nós achamos que essas coisas são mariquices mas depois conhecemos pessoas que juram pelas alminhas dos filhos que precisamos disso tudo e que é tudo super útil ;) Eu não acho que vá ser pior mãe por não ter as coisas, mas algumas delas são sem dúvida práticas. Outras nem tanto ;)

      Eliminar
  5. eu nao comprei nada antes dele nascer, joana! Nem me parece boa ideia! Da lista apenas vim a precisar da bomba de tirar leite (quando já era maior e eu tinha de ir trabalhar) e os copos de congelação. Soutiens? Usei os mesmos de antes, é só baixar e sacar da mama :p ah e os copos de congelaçao servem tambem de biberao, falta apenas investir na tetina (que nao é caro). Beijoca! p.s. estou grávida outra vez, agora de uma menina :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, estou a precisar de ler opiniões destas ;)

      Na verdade provavelmente preciso dos soutiens, já tenho muita dificuldade em meter as maminhas nos meus soutiens normais e até já tive de comprar um soutien de gravidez :P Mas esse dá para adaptar para a amamentação depois ;)

      Parabéns pela gravidez :D :D :D

      Eliminar
  6. A minha opinião (fui mãe há quase 5 meses) é que precisas do creme e das conchas e dos discos. O resto vês pelo caminho... Eu tive alguma dificuldade em começar a amamentar e ainda meti a máquina quando estava na maternidade. Acho que não vale a pena...só se começares a produzir muito. Mas isto sou eu. A amamentação natural não requer biberões para o início (a não ser que pretensas tirar o leite para dar sempre ao bebé ). Para mim amamentação natural é mama e muita paciência. E se não der, há sempre alternativas. Não stresses com as listas ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pelo bebé :D

      Pois, eu tinha pensado comprar as conchas e os discos (o creme já tenho). Até tinha a ideia antes de tirar o leite com a bomba e alternar as mamadas com o Pedro a dar o biberão com o meu leite (para estimular a vinculação dele com o bebé), mas depois achei que isso não era minimamente prático (porque ser eu é mais simples), justo (porque depois da licença inicial o Pedro regressa ao trabalho e eu não, por isso o coitado tem de dormir para não furar nenhum olho) ou sensato (porque há muitas outras formas de estimular a vinculação) :)

      Eu stresso muito com as listas, confesso. Para já, sou uma pessoa de listas. Adoro listas. Relaxam-me :P E depois sinto que não percebo nada disto e fico assustada com a possibilidade de me faltar alguma coisa importante. Mas já estou muito melhor comparativamente com o início da gravidez :P

      Eliminar
  7. Aconselho-a a adquirir á medida da necessidade. Tenho um bebe de dois meses e tb preocupei-me em comprar muita coisa que acabei por nao precisar :)

    ResponderEliminar
  8. Da minha experiência, os únicos itens da lista que vale a pena ter já preparados são os soutiens e o creme. Comprei/ofereceram-me tudo o que consta da lista e não usei nem metade... Se for preciso alguma coisa há sempre quem possa ir comprar no momento.

    * Soutiens de amamentação - óbvio
    * Creme para os mamilos - sim, nas 1ªs semanas
    * Discos absorventes - nunca precisei
    * Conchas colectoras de leite - nunca precisei
    * Compressas térmicas quentes e frias - frio não interessa, quente usei umas meias com arroz dentro aquecidas no micro-ondas (conselho de uma CAM) e foi ótimo!)
    * Bomba para extrair leite - usei 2/3 vezes, nunca me adaptei bem
    * Biberões para administrar o leite extraído - raras vezes
    * Escovilhão para lavar biberões - se usar biberão, o escovilhão dá jeito
    * Esterilizador de biberões - nunca usei
    * Aquecedor de biberões - nunca usei
    * Sacos ou copos de congelação - usei os copos da Avent (ofereceram-me o kit de recém-nascido que traz 2 biberões e os copos) que foram muito práticos para o leite e depois para as sopas. Vão ao congelador e ao micro-ondas...
    * Mamilos de silicone - se for preciso compra-se, nunca usei
    * Almofada de amamentação - tinha e usei, mas qualquer almofada de tamanho médio faz as honras
    * Estátua da Nossa Senhora de Fátima - dá sempre jeito :)

    Faz parte desta viagem o disparate de compras. Estou de 29 semanas do 2º filho e olho para as caixas de puericultura que tinha guardado do 1º e fico doida com a quantidade de coisas que tinha e que não me serviram para nada.

    Beijinho, tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MUITO OBRIGADA!

      Pois, eu acabei por colocar algumas das coisas na lista do baby shower porque os meus amigos não queriam dar dinheiro e já tínhamos as coisas mais importantes. Pedi os biberões, o esterilizador e o aquecedor, mas sinceramente já estou arrependida (é o que dá fazer estas listas cedo demais, quando ainda estamos em pânico com a quantidade de coisas que vemos nos catálogos).

      As meias com arroz já tinha ouvido falar! De qualquer das formas temos cá por casa umas compressas que o Pedro me arranjou quando estava pior do pescoço que também se aquecem no microondas, por isso com essa parte não estou muito preocupada ;)

      Em relação à bomba, com o tempo fui achando que não valia a pena investir já, mas já li opiniões de pessoas que até para a maternidade levaram :P

      Já me falaram desses copos da Avent e até já os procurei, mas não encontrei! Quais são?

      Pois, eu também acho que faz parte perdermos a cabeça com compras. Até já me arrependo de coisas que comprei, e só estou de 26 semanas. Mas pronto, pelo menos estou a aprender para a próxima :D

      Obrigada e boa sorte :D

      Eliminar
    2. Os copos são estes: http://www.philips.pt/c-p/SCF612_10/avent-via-frascos-para-leite-materno-da-avent São mesmo muito bons. Usei imenso tempo, muito resistentes e muito práticos. A tampa é completamente hermética, andam à vontade dentro da mala deles... Em relação à bomba, já alguém atrás falou (muito bem) que até poderá ser contraproducente. Comprei uma manual que me deu para as poucas vezes que precisei retirar. Para o alívio dos 1ºs tempos, se depois do bebé mamar ainda sentisse a mama muito cheio, retirava mesmo com a minha mão (massagem básica e espécie de pente com os dedos da mama até ao mamilo) mais umas gotinhas. Se retirarmos demais, a mama produz também demais. É mesmo verdade! :) Espero ter ajudado. Beijinho

      Eliminar
    3. Muito obrigada! :D Já vi onde se vendem, vou ver se passo por lá hoje ou amanhã :)

      Obrigada pela dica :D Eu já tinha lido algo como 'ordenhar a mama', mas isso traumatizou-me um bocado. Realmente 'massagem' soa bem melhor e parece muito mais fisiológico :D

      Obrigada :D

      Eliminar
    4. Eu comprei copos na amazon, tens lá vários conjuntos da avent. aliás tens lá de tudo e o preço pode compensar e o trabalhoa procurar tb. Bombas na maternidade acho estranho, se forem precisas eles lá t~em para as mães! Depois há aqui algo que é preciso perceber ... os bébés precisam de aprender a mamar e isso pode demorar dias... ás xs mais... as bombas alteram os fluxos pois qto mais tiras mais produz e isso pode influenciar a maneira do bébé mamar. Acredita que pode mesmo vir a ser preciso caso tenhas uma subida de leite explosiva, ou se quiseres armazenar para alguém dar qdo não estás... mas acho que é uma coisa que podes comprar depois se precisares e consoante a finalidade ;)

      Eliminar
    5. Eu vi que há na Amazon, o meu problema é que os tipos da Amazon NUNCA dão com a nossa casa e isto acaba sempre comigo a ir buscar as encomendas sabe-se lá onde ;) A não ser que não tenha mesmo alternativa não gosto muito de encomendar as coisas pelo Amazon. Mas posso ver se há no Ebay, isso sim chega cá bem :) Senão, não me importo de ir procurar.

      Obrigada pela opinião :) Vou mesmo esperar para comprar :)

      Beijinhos :D

      Eliminar
    6. Podes ver na área de saúde do Jumbo ou do Pingo Doce (dos que têm aquelas grandes) costuma haver, há opção da bomba com copos e só os copos para quem quiser fazer stock. Também nas lojas prenatal, desculpa se já for informação a mais, mas qualquer coisa dispõe! :)

      Eliminar
  9. Olá! Eu vivo na Alemanha e tenho uma bebe de 7 meses. Cá há o sistema de parteiras e as dicas da minha foram uma bênção!
    Nunca pensei muito na amamentação. Era um tema que evitava tocar de todo. A bebé nasceu e toca de enfrentar. Tive a sorte de ter uma bebé que já sabia o que fazer, mas o primeiro mês foi muito dificil devido essencialmente das dores e feridas nos mamilos. Não comprei nada especifico para a amamentação, e não me adaptei à almofada. Apenas comprei uma bomba num momento de pânico em que achei que já não tinha leite. Mas não a uso.
    A minha parteira sempre me disse que a amamentação está na nossa cabeça. Quando entramos sem pânico ou começamos a questionar a quantidade de leite pois o bebé chora e a sogra, a mãe, etc, dizem que é fome... Aí a produção de leite começa realmente a reduzir. Quanto mais o bebé mamar mais leite é produzido, e um ciclo. Usar a bomba as vezes faz-nos cair em erro porque é uma máquina e por ser algo artificial muitas das vezes não conseguimos tirar muito leite (o meu caso) e isso induz a erros e paranóias.
    Com 7 meses ainda amamento.. :)
    Desculpa o testamento ;) Em suma: relaxa ao máximo e confia no teu instinto e força para as primeiras semanas, essas sim são dolorosas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A almofada dá-me imenso jeito agora e valeu a pena o investimento (que nem foi assim tanto porque comprei em promoção). Durmo com ela, sento-me com ela no sofá... Só falta sair com ela de casa :P

      Acredita que eu sei que a ansiedade materna influencia muita coisa :P E estou a tentar relaxar ;) Mas realmente estas listas não ajudam :P

      Beijinhos e obrigada :D

      Eliminar
    2. Olá outra vez!
      Tal como a MaryLou, também vivo na Alemanha! De facto, o tamanho dessa lista é assustador! Tive algumas dificuldades em amamentar no primeiro mês. Lágrimas escorriam pelo rosto abaixo por ter um mamilo rasgado e não querer deixar de dar de mamar. A minha parteira encaminhou-me para outra parteira que faz terapia de laser e depois disso fui bem mais feliz! E também me ensinou a limpar o cordão umbilical com leite materno, a dar banho sem usar produtos, coisas sobre as quais não tinha uma opinião formada e que acabaram por moldar o meu dia-a-dia. Imagina o choque quando digo que o meu filho não usa cremes xpto das farmácias para cheirar melhor. Nunca tinha ouvido falar de mamilos de silicone, nem de conchas.
      - Bomba aluguei uma eléctrica na farmácia por volta dos 6 meses (aqui a palavra bomba adquire todo um outro significado, cuidado com ela!)
      - Sacos de congelação de leite são espectaculares porque o leite descongela muito mais rapidamente do que nos copos, mas não sei se são reutilizáveis.
      - Copos da Avent são um bom investimento porque podes usar numa fase inicial para o leite e mais tarde para os primeiros sólidos. Com o tal adaptador para a tetina ficas logo com 20 biberões.
      - Fervia tudo numa panela.
      - Compressas? Quark coberto com folhas de couve cozida!
      A minha almofada de amamentação era uma senhora almofada! Quando a minha parteira me ensinou várias formas de amamentar para minimizar o sofrimento, ainda lhe dei mais valor! Ela era quase tão grande quanto eu :D
      Vai correr tudo como tiver de correr! Até podes ouvir mil dicas, mas o teu caso ser diferente e ninguém terá a milésima primeira! Quando deres por ela, já o teu filho está a andar de bicicleta! Beijinhos

      Eliminar
    3. Eu optei pelos copos, mais porque assim posso usá-los depois para congelar a comidita :) Comprei os da Avent :) As compressas o Pedro arranjou-me das para os olhos, acho que o efeito é o mesmo :P

      Eliminar
  10. Há farmácias que alugam bombas elétricas, que são as melhores! Pela minha experiência basta ires comprando à medida que precises! A minha bebé adormecia na mama e no primeiro mês não ganhou o peso que devia, tive de dar suplemento e utilizei biberões da Chicco e nem pensei que tivesse influência e ela largou logo a mama, tive de tirar com a bomba e dar-lhe. Enfim, hoje tinha feito diferente, mas na altura comprei logo os biberões para ter em casa para qualquer eventualidade e não correu bem! De qualquer forma a maior lição é que cada bebé é diferente e depois saberás o que fazer! Muita hidratação e descanso e um bebé que mame com genica é sucesso certo !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu também era assim e depois não quis a mama para nada :P Acho que depende dos bebés :)

      Obrigada :D

      Beijinhos! :)

      Eliminar
  11. Joana,

    Sou da mesma opinião de quem diz que é ir comprando depois de se ver como corre (nomeadamente, conchas, discos, bicos de silicone, essas coisas).
    Copos da Avent: comprei sempre na Amazon UK. Ele já tem 4 anos (e os copos também) e eu ainda os uso para fins variados :)
    http://www.amazon.co.uk/s/ref=sr_nr_p_89_4?fst=as%3Aoff&rh=n%3A59624031%2Cn%3A!60032031%2Cn%3A60041031%2Cn%3A60199031%2Cp_89%3APhilips&bbn=60199031&ie=UTF8&qid=1454456006&rnid=1632651031

    Quanto à bomba é que eu queria mesmo deixar uma nota de rodapé. Em boa verdade, o uso de uma bomba de extracção (principalmente eléctrica) nem sequer é recomendado nos primeiros dois mesitos, vá. É que, nessa altura, e para quem procura ver se consegue seguir em frente com a amamentação natural em exclusivo, é contraproducente. Se houver acumulação de leite é porque o bebé não é ainda eficiente a mamar - "preguiçoso" para comer, dorminhoco ou com uma técnica de sucção menos boa - o que é bastante comum no início (e aí convém encontrar uma boa enfermeira/conselheira de amamentação, certificada, que acompanhe o processo e ajude a optimizar a pega do bebé para que ele eficientemente e de forma autónoma se alimente); e por razões naturais, de desencontro entre demanda e oferta, que nos dois primeiros meses são muito normais, às vezes o leite vai sobrando e encaroçando no peito. Nesses casos, não há nada melhor que as compressas quentes, a água quente do duche e uma boa massagem manual para diluir e fazer fluir o leite. A bomba vai baralhar o organismo, que pela força e qualidade da sucção vai entender que a demanda é maior do que na realidade é, e vai acabar por se produzir ainda mais leite. Por isso, desaconselha-se. Às vezes, em casos muito específicos de super produção, pode ter lugar o uso de uma bomba manual; mas, mesmo assim, em casos pontuais e só para alívio. Não há nada melhor que relaxar e deixar o corpo ajustar-se às necessidades dos pequenotes, e isso leva o seu tempo.
    Em todo o caso, para um momento posterior em que se decida prosseguir com o leite materno (por exemplo, quando se regressa ao trabalho), as bombas eléctricas da Ameda são muito, muito boas, usadas em bastantes maternidades. Aluguei a minha, e acabei por adquiri-la ao fim de alguns meses, quando me deram essa opção. Fica a sugestão, e espero não ter sido chata e impositiva com este meu comentário. Acima de tudo, a liberdade de escolha em tudo por todos ;) Tudo a correr pelo melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nos copos da Avent vou mesmo investir, até porque depois dá jeito com as sopinhas :D

      Já tinha lido isso sobre a bomba. Mas a bem da verdade também percebo que as pessoas estejam desesperadas e optem por essa alternativa, e não sei se o desespero não me levará a fazer algo semelhante - afinal, nunca sabemos como reagimos nessas situações :/ Ainda por cima tenho o trauma de já ter visto malta a desencaroçar a maminha nas consultas :P Mas obrigada pela dica das compressas quentes ;) Vou usá-la :)

      Pois, eu queria muito prosseguir com o leite materno depois de regressar ao trabalho mas sinceramente ainda não pensei muito na logística da questão (um dia de cada vez!) :) Mas muito obrigada pela dica da bomba :) Nunca tinha ouvido falar da marca, vou investigar :D

      Beijinhos :D

      Eliminar
  12. Já disseram a maioria das coisas, mas aqui fica o meu testemunho.
    Tenho 3 filhos, amamentei todos até aos 6 meses e só comprei:
    soutine de amamentação - aconselho a só comprar depois de nascer... às vezes têm de ser uns bons números a cima do normal.
    discos de amamentação - há sempre alguns excessos
    creme para oa mamilos - aconselho os da Medela.
    As unicas dificuldades foram com a subida de leite, mas tenho a sorte de ter uma madrinha que é a melhor enfermeira do mundo e foi uma grande ajuda. Conselhos: quando começar a subida de leite, retirar o leite antes da mamada na banheira com as mãos. Utilizar as compressas quentes antes, mas tb pode ser uma chuveirada, as compressas frias depois.
    Nunca utilizei esterilizador de biberões - os meus filhos só começaram a beber já tinham 6 meses e por isso já andavam no chão.
    Adorei dar de mamar... mas confesso que a certa altura sabe bem ter a liberdade de os poder deixar mais de 3h por isso, mais à frente, se sentir necessidade, peça a bomba emprestada - eu nunca me entendi bem com aquilo, mas ainda tirei para casamentos e para o baptizado ;)
    boa sorte!
    e simplifique... vai ver que é muito melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, essa dos soutiens é outra que tal. Dizem-me para ter logo na maternidade, mas é suposto adivinhar o número? :P Mas por outro lado comprando depois tenho medo de me fazerem falta lá. A dúvida :P

      Na verdade hoje em dia o esterilizador de biberões nem sequer é recomendado, mesmo para idades mais pequenas. Uma boa lavagem serve o propósito ;)

      Não tenho é ninguém que me empreste a bomba :/ Sou literalmente a única pessoa da família com bebés :P Mas pronto, eu cá me arranjo ;)

      Eliminar
    2. Olá Joana, acho que dá para alugar bombas

      Eliminar
    3. Joana... antes de comprar a bomba, espera para ver como corre a amamentação. Quanto aos soutiens, compra 1 ou 2 para levar para a maternidade, compra 1 numero a cima do que está agora... uma semana depois vês como estás e decides o que fazes, tenho a certeza que alguém vai ali ao continente num instante comprar os que foram precisos nessa semana :) Já agora aconselho a ler isto: http://www.ties.pt/2016/02/a-danca-da-livre-demanda.html como vê há quem só aprenda ao quarto... não se martirize com tanta coisa antes! As mães de primeira viagem "nunca" deviam ficar de baixa na gravidez, pensam de mais :)

      Eliminar
    4. Eu tenho um soutien de grávida que me fica grandinho e acho que vou levar esse para a maternidade, quando muito compro outro. Mas vou deixar o investimento maior para depois ;)

      Eu penso demais, é um facto :P Pelo menos penso demais com tudo, não só com o bebé :P

      Eliminar
  13. Se for só mesmo maminha não precisas do extractor nem da parte toda dos biberons, o problema é que com o nosso modo de vida actual tem que acabar-se por enveredar por essa parte.
    Eu se algum dia estiver grávida a primeira coisa que compro são os mamilos de silicone, vi uma amiga minha com o mamilo só preso por uma ponta e teve de deixar de amamentar aos 2 meses da bebé e decidi logo isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a questão é essa. O bebé nasce em Maio e logo em Julho tenho um casamento e no way que vou levar a minha criança pequenina para uma confusão daquelas. Por isso assumo que vou ter que tirar leite, lá está. E quando regressar ao trabalho possivelmente também (queria muito, vamos lá ver se funciona) ;)

      Os mamilos de silicone nem sequer são muito recomendados, mas há situações em que tem mesmo de ser :/ Mas lá está, na minha opinião acho que não é uma coisa na qual valha a pena investir antes ;)

      Eliminar
  14. Ola Joana
    Aqui vao os meus bitaites;) serviram para mim, mas para ti pode ser diferente mas ao menos tens uma ideia

    * Soutiens de amamentação t shirts de amamentação - da jeito levares logo para o hospital em vez de levares pijama, é mais pratico.
    * Creme para os mamilos;nunca usei
    * Discos absorventes;dso jeito de saires a rua sem o bebe. Se por algum motivo te atrasares e o leite jorrar, nao passas vergonhas de miss t shirt molhada :)
    * Conchas colectoras de leite;sao boas para teres, entre as mamadas. Cai sempre leite e sao melhores que os discos porque deixam o peito respirar
    * Compressas térmicas quentes e frias; sacos de ervilhas congeladas na subida do leite e douche de agua quente quando o peito estava mais cheio
    * Bomba para extrair leite; SIM, mas so quando souberes mais acerca do ritmo de amamentação. Eu comprei so passada uma semana e comprei uma boa da Medela, que ja traz o biberon adaptado que parece um mamilo para o bebe nao se habituar a facilitismos.
    * Biberões para administrar o leite extraído; nao comprei
    * Escovilhão para lavar biberões; da jeito
    * Esterilizador de biberões;nao comprei
    * Aquecedor de biberões; nao comprei
    * Sacos ou copos de congelação;para congelar o leite sacos de fazer gelo sao super praticos. Se tiveres uma emergência e precisares de descongelar leite, descongelas mais depressa cubos do que um copo. Os copos sao melhores na altura das sopas
    * Mamilos de silicone;nao comprei
    * Almofada de amamentação;SIM,a partir dos 7/8 meses ja se torna dificil dormir com a barriga, a almofada da um conforto a volta da barriga e dpois serve tambem na amamentação
    * Estátua da Nossa Senhora de Fátima; todas as santas e santos que encontrares, porque vão haver dias chatinhos e haja protecção divina :)
    Muitos beijinhos vai correr tudo bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As tshirts de amamentação são mais práticas? Ou usavas soutiens + tshirts? E para baixo, usavas calças na maternidade?

      Já vi essa bomba da Medela e também me pareceu fixe :) Obrigada pela dica de congelar nos sacos de gelo, nunca tinha pensado nisso mas realmente parece super prático :D

      A almofada de amamentação já tenho. É super confortável realmente ;)

      É verdade, é preciso protecção divina :D

      Beijinhos! :D

      Eliminar
    2. Sim, t shirts de amamentação sao mais práticas que pijama. Nao tas tao descoberta a dar de mamar e com pijamas ou tens aqueles de botões a frente ou entao é uma seca. Para baixo calças de fato treino servem lindamente ou leggins. Convém que nao tenham elástico que porque se fizeres cesariana, magoa a costura.
      A bomvba da Medela é carota mas vale cada €. Eu esperei, sempre tinha em mente amamentar mas nao sabia se iria ser facil ou nao. Por isso dizer-te que a bomba so dve ser comprada quando ja sabes que vais mesmo dar de mamar. Eu comprei mais porque tinha muito leite. A minha filha ficava satisfeita com um peito e eu cheia de leite as orelhas :) por isso opteimpor tirar e guardar, ou congelar. Eu habituei a minha filha a mamar no peito e no biberon ( aquele que vem com a maquina) porque dar de mamar é maravilhoso mas é exaustivo e assim o meu marido podia dar algumas vezes o biberon para eu dormir 4 horas seguidas, porque em dando peito ate as 5/6 semanas eles comem de 2 ou 3 horas e entre mamar, arrotar e as vezes ter que mudar fralda ja so tens uma hora e meia livre e isso ao fim do tempo desgasta. Por isso se o teu marido ajudar algumas vezes toda a gente beneficia :) alem de que se o bebe mamar no peito e no biberon nao vai sofrer tanto com a transição quando fores trabalhar e ele tiver mesmo que beber peli biberon.
      Isto foi uma boa experiência para mim, mas tu melhor saberás o que é para ti e para o teu bebé. A mae sabe sempre tudo:)

      Eliminar
    3. Muito obrigada pelo feedback :D Eu até agora tenho camisas de dormir que dão para amamentar (são muito decotadas) e um pijama igual. Vou investir em mais uma ou outra peça e fica feito ;) E vou esperar para investir na bomba :) Obrigada mais uma vez :D

      Eliminar
  15. Eu amamentei naturalmente e dessa lista insana só usei soutiens, discos de amamentação e a mama. Eventualmente o creme para as gretas, mas só para os primeiros dias, depois ganhas calo e tá feito! Nunca tirei leite (nunca consegui), era relação produtor-consumidor :) Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ufa, obrigada :D Está a descansar-me muito ler tantas opiniões mais relaxadas. Começava sinceramente a temer que amamentar fosse um bicho de sete cabeças hoje em dia, e até a minha mãe já tinha comentado que se vê tanta coisa que a amamentação com leite artificial até parece mais natural em comparação! ;) O creme eu já tenho, just in case já ando a pô-lo :P

      Beijinhos :D

      Eliminar
  16. Acho que só dos comentários que por aqui estão é claro que cada caso é um caso.
    Para ajudar à festa deixo aqui mais uma experiência (amamentei durante 10 meses).
    O meu filho nasceu de 37 semanas, pequenino e com hipoglicémia e esteve internado na neonatologia. Como disse desde inicio que era minha intenção amamentar a equipa do hospital sempre trabalhou no sentido de promover isso. Custou-lhe a pegar na mama, mas as enfermeiras não desistiram e não me deixavam desistir à boa sugerindo todas a táticas (incluindo mamilos de silicone emprestados pelo hospital) e posições acrobatas para o miúdo mamar, além disso era necessário dar-lhe suplemento do meu leite, por isso entre mamadas era necessário retirar leite com bomba, o hospital (público - ULSAM) onde estávamos tinham várias bombas para retirar o leite. Havia tb almofadas de amamentação, mas eu nunca me dei com aquilo (ainda bem que não tinha comprado nenhuma).
    Depois de sair do hospital o que usei foi a bomba que para mim foi fundamental nos primeiros tempos para lhe continuar a dar suplemento do meu leite e mais tarde para me dar liberdade a mim. As conchas colectoras também usei e achei fantástico para proteger e "arejar" os mamilos, mas lá está há muitas mulheres que não se dão com aquilo.
    Cheguei a comprar uns saquinhos de congelação de leite, mas não achei aquilo nada prático. Entretanto alguém me falou das garrafinhas de sumo compal, e realmente aquilo depois de lavado e esterilizado é super prático.
    Uma das coisas mesmo boas (para nós) da amamentação é a liberdade que nos dá de podermos alimentar as nossas crias a qualquer hora em qualquer lugar com leitinho à temperatura ideal, por isso parece-me fundamental descomplicar e deixar a coisa o mais natural possível, adquirindo aquilo que vamos sentido que poderá melhorar o nosso conforto e só isso.
    Para mim foi portanto fundamental um par de mamas, e foi muito útil a bomba, biberões, e as conchas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a bomba é útil para darmos o nosso leite quando não estamos. Mas acho que vou esperar para comprá-la, também num instantinho o Pedro vai a qualquer lado e compra :) As conchas vou mesmo comprar, a ideia é mesmo arejar os mamilos :)

      Então congelavas leite nas garrafas de sumo da Compal (as de vidro), é isso? :)

      Eliminar
    2. Se calhar deveria ler o que escrevo antes de publicar. Além dos erros esqueci-me de referir que o soutien de amamentação também achei muito útil.

      Eliminar
    3. Sim as garrafinhas de vidro do sumo compal. Lavei e esterilizei, claro. Eram super praticas para colocar no congelador direitinhas e para descongelar também. Não havia risco de entornar, ao contrário dos sacos. Sem custos e ambientalmente mais eficientes.

      Eliminar
    4. Exactamente, qualquer um destes artefactos se compra na farmácia mais próxima.

      Eliminar
    5. Obrigada pela dica das garrafinhas :D Eu agora até tenho o esterilizador e tudo (ofereceram-me), por isso é bastante prático :)

      Eliminar
  17. Eu amamentei da primeira vez mais 26 meses, parei porque entretanto engravidei novamente. Da segunda vez já lá vão 18 meses. :) precisei unicamente das mamocas e do creme da Medela (Purelan) no início. Acho tão descomplicado amamentar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, era a ideia que eu tinha: que era descomplicado e simples. Afinal estava mais ou menos certa ;)

      Eliminar
  18. Da minha experiência, quase nada faz falta, e o melhor é ver como funciona melhor para vocês.

    Para lá dos discos absorventes, só comprei a bomba, o esterlizador e o escovilhão.

    A bomba faz falta se a mãe quiser amamentar em exclusivo e poder sair sem levar a criança (nem que seja por meia hora - pelo menos comigo não havia mamadas só à hora certa). A da avent vem com os copos nos quais se põe a tetina, e que podem ir ao congelador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os copos da Avent já comprei. A bomba cheira-me que vou precisar, mas depois quando precisar compro :) Obrigada :)

      Eliminar
  19. Olá Joana,

    Eu amamentei os meus dois filhos até aos 9 meses (o mais pequenino em exclusivo até aos 6 meses) e só precisei de 2 coisas: maminhas e discos.
    O resto das coisas compra só quando sentires que de facto precisas mesmo delas. Este é o conselho de uma mãe de dois com 19 meses de diferença! beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D Realmente é muito bom ler opiniões mais relaxadas :D

      Eliminar
  20. Mais uma descomplicada por aqui. Vamos em 10 meses de maminha do meu Dinis. Mas do mais velho fiquei-me pelos 3/4 meses em exclusivo e estes foram os meus essenciais na altura:

    http://tresquartosdetudo.blogspot.pt/search/label/Sugest%C3%B5es%20da%20ML

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />