22 de janeiro de 2016

Bolo de cenoura e laranja com chocolate

Eu sei, eu sei, é mais um bolo. Em minha defesa, serviu para gastar um carregamento de cenoura cortada aos cubinhos que a minha avó me mandou depois do Natal e que nunca-mais-acabava. Além disso, creio ter sido também o primeiro bolo de cenoura que eu fiz na vida - até porque não era lá muito fã do conceito.

Tendo em conta a utilização do verbo no passado, acho que dá para perceber o quanto este bolo foi um sucesso cá por casa.




Adaptado de uma receita da Sally (uma das minhas musas culinárias), feito na forma da SiliKoMart e coberto com chocolate negro (em oposição à cobertura de queijo-creme que frequentemente acho enjoativa), fez as delícias do pessoal e acabou num instantinho :) Fica então a sugestão para o fim-de-semana :D


Bolo de cenoura e laranja com chocolate (receita adaptada do blog 'Sally's Baking Addiction')

Ingredientes:

* 150g de açúcar mascavado;
* 50g de açúcar branco;
* Meia chávena (125ml) de óleo vegetal;
* Um ovo e uma clara;
* 133ml de sumo de laranja;
* Raspa de meia laranja;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* 156g de farinha de trigo;
* Uma colher de chá de fermento;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* 130g de cenoura ralada;
* 65g de nozes pecan picadas;
* 100g de chocolate negro derretido com leite no microondas.

Confecção:

* Bater o açúcar mascavado, o açúcar branco, o óleo vegetal, o ovo e a clara, o sumo de laranja, a raspa de laranja e a essência de baunilha;

* Noutra tigela, misturar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal;

* Juntar os ingredientes líquidos nos ingredientes secos e misturar com uma espátula de silicone apenas até os ingredientes ficarem combinados;

* Envolver a cenoura ralada e as nozes picadas;

* Colocar numa forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta a quarenta minutos, fazendo o teste do palito;

* Desenformar e cobrir com o chocolate derretido com o leite.







Tenham um óptimo fim-de-semana :D

14 comentários:

  1. Olá Joana, já acompanho o blog há uns meses e adoro a forma como conta histórias relacionadas com as suas receitas. Tenho também bastante interesse nas receitas de doces/sobremesas que usem alternativas ao açucar branco, maioritariamente são as receitas Paleo. Queria experimentar fazer algumas e gostava de lhe perguntar onde compra os ingredientes que dão o sabor doce como o xarope de Acer e as tamaras (compra sem caroço?). Obrigada MA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :) Eu compro o xarope no Continente, na parte dos produtos gourmet. É caro, mas eu adoro. Quando não me apetece gastar 10 euros por embalagem, substituo por mel (também serve). As tâmaras trouxe do Brasil no ano passado (vim literalmente com quilos de tâmaras na mala), como são um fruto seco aguentam-se perfeitamente (os beduínos usavam-nas durante as caravanas pelo deserto). Também há no Continente, mas tenho ideia que são mais caras (embora fique mais baratinho do que uma viagem ao Brasil) :D

      Eliminar
  2. Tem cenoura, é saudável :P e parece delicioso!

    ResponderEliminar
  3. deve ser delicioso!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Também caio nesse mal - todas as refeições são meio básicas e/ou feias e/ou sem vontade de fazer um prato decente associada :P para além de ter uma preferência incondicional por coisas como lanches ou sobremesas, tanto faz. Então acabo por ter maioritariamente receitas de coisas 'doces' e consequentemente publicar dessas na maioria das vezes, recebendo alguns 'mas só comes coisas doces?' e 'como é possível tanto bolo para uma pessoa só?' pelo caminho :P
    De qualquer das formas até fica bem no teu blog, esta preferência minha estende-se a posts alheios e gosto muito mais de ver fotos de bolos e tal :D sobretudo bolos nesta tua modalidade 'montanha de formas giras coberta de chocolate', que tenho de dizer que é fabulosa.
    A minha avó também se lembra às vezes e num rasgo de inspiração corta um monte de cebola, alho ou assim para fazer depósito... Seria um desperdício não aproveitar, torna tudo tão mais fácil quando é para usar!
    E queques de cenoura? Também deviam contar :) Com cenoura cozida deve ficar bom, tipo aqueles bolinhos meio oleosos mas com uma textura mesmo fofa, híbrido de bolo de arroz e queijada-fofa :P
    Já fiz uma vez com cobertura de queijo creme e achei que ficava muito bom com a textura do bolo de cenoura (onde há fumo há fogo, tinha de experimentar :P), mas esse chocolate ficou perfeito! Cor linda, fofinho e bom, CHOCOLATE :D essa forma é uma óptima revolução no formato convencional, fica tão apelativo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso sinto que ando mesmo a abusar nas receitas doces, mas não tenho culpa de ser pessoa de jantares monótonos :D

      Eliminar
  5. Queres usar as cenourinhas também muito bem usadas? Tenta esta torta:
    http://dbiscoito.blogspot.pt/search?q=torta+de+cenoura
    É mesmo para ficar mal cozida :-)
    Mas... aviso! Só depois desse bebé cá fora! É deveras calórica mas ABERRANTEMENTE deliciosa ;-)
    Até lá continua com as tuas histórias, gosto!
    Beijinho
    C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto tanto de torta de cenoura :D Fiquei mesmo com a receita debaixo de olho :D

      Eliminar
  6. Refere um ovo e uma gama, então são necessários dois ovos? Desculpe.... E o bicarbonato de sódio onde costuma compra? (Cozinho muito pouco e bolos ainda menos). Obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São dois ovos sim :) O bicarbonato está normalmente na parte das especiarias :) Boa sorte! :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />