19 de agosto de 2015

Viajar para totós... Por uma totó! :)

Desde os primórdios do blog que recebo comentários e mails onde vocês me perguntam como é que organizo as viagens que faço. Vai daí, decidi fazer uma espécie de 'Como organizar viagens para totós' :)

Não sou especialista no assunto. Aprendi praticamente tudo o que sei com os meus pais, que sempre planearam sozinhos as viagens que fomos fazendo ao longo dos anos. Com o tempo fui aperfeiçoando alguns detalhes, e hoje em dia não acho que dê assiiiim tanto trabalho planear uma viagem. Querem ver? :D

1. A ideia



Sem plano, não há viagem :) A ideia para uma viagem pode surgir-vos das mais variadas formas. O nosso Inter Rail até Amesterdão foi pensado numa aula de farmacologia sobre drogas, a nossa viagem a Nova Iorque em Outubro surgiu na sequência de uma aposta, a ida a Roma surgiu para realizar um sonho antigo da minha avó e desde que vi as fotos que o Burga tirou da aurora boreal que ando a engenhar uma visita à Lapónia (agora só falta convencer o Pedro!) :D

2. A altura certa

Este ano tínhamos programado fazer uma road trip pela Suíça e pela Alemanha, mas surgiu o curso do Pedro em São Paulo e acabámos a visitar o Rio de Janeiro e a Amazónia. Também tínhamos pensado ir de barco à vela até à Madeira, mas como só consegui tirar cinco dias úteis de férias em Julho fizemos a road trip em Itália. Nem sempre os nossos planos iniciais conseguem ser cumpridos, por isso é importante terem alguma margem de manobra mental :)

3. A companhia

Como imaginam, é essencial ter uma boa companhia para viajar. Já ouvi relatos de viagens inteiras que foram arruinadas por discussões, dramas e autênticas telenovelas mexicanas, por isso o melhor é optarem por viajar com pessoas com quem se dêem muito bem, que sejam práticas e descomplicadas e que gostem de viajar :) Eu viajo sempre com as vítimas do costume: a minha família, o Pedro e a Joana e o Bernardo. Em última análise, viajar sozinho também pode ser uma hipótese :) Geralmente optamos por dividir as tarefas em relação ao planeamento: alguém fica responsável por pesquisar os melhores voos, outra pessoa fica responsável por pesquisar os hotéis, outra fica com os percursos ou os museus e atracções em geral... Vai dependendo da viagem em questão :)

4. O orçamento

É importante saberem desde o início quanto é que pretendem gastar e manterem-se fiéis ao orçamento. Eu opto por trabalhar com intervalos de preços - um tecto mínimo e um tecto máximo. Fazer uma viagem curta para a Europa terá sempre um preço diferente do que fazer uma viagem longa para outro local, por isso também é importante adequarem as expectativas e estabelecerem prioridades. Por aqui quando o dinheiro não abunda optamos por ficar em hostéis (como vai acontecer em Nova Iorque e como já aconteceu num monte de outros destinos), comprar a comidinha no supermercado ou comer em restaurantes mais baratos, poupar nos souvenirs, comparar preços de companhias aéreas e hotéis...

5. A bibliografia

Por aqui somos fãs dos guias da Lonely Planet e dos guias mapa. Também uso e abuso do Tripadvisor. Para os voos utilizo o Skyscanner, mas marco sempre nos sites das companhias aéreas. Para escolher os hotéis, normalmente opto por explorar os rankings do Tripadvisor e reservar no site do hotel :) Recentemente também tenho procurado inspiração em alguns sites de agências de viagens que têm os percursos disponíveis, como a Viagens Abreu (não se assustem com os preços, cá em casa normalmente conseguimos viajar por metade dos preços deles). Para alugar carros usamos a Hertz, a Europcar ou a Avis e vamos comparando os preços.

6. Começar!

Normalmente organizamos tudo da seguinte forma: primeiro exploramos o que há para fazer e decidimos quantos dias queremos ficar em determinado local, de seguida marcamos o voo, depois reservamos os hotéis e no fim só falta decidir o que fazer em cada dia :) É sempre preferível marcar tudo com o máximo de antecedência possível, porque arranjam-se preços bem mais simpáticos :) Nós tentamos sempre marcar as viagens com três a seis meses de antecedência, mas claro que depende da viagem em questão: comprámos os voos para Nova Iorque nove meses antes, mas os voos para Itália só foram reservados com um mês de antecedência e só marcámos os nossos hotéis para a viagem ao Douro na véspera :)

7. Ter muuuuita calma :)

Planear viagens dá muito trabalho, mas no fim fazemos o que queremos e visitamos o que escolhemos. Nós damo-nos bem com este sistema de sermos nós a planear tudo, mas há quem stresse imenso com isto e depois não se consiga abstrair e aproveitar a viagem. Se planear a viagem é uma seca e ficam logo com vontade de desistir, então recorrer a uma agência de viagens é mais sensato - até porque o objectivo é divertirem-se :)

8. Perguntar!

Perguntem informações a toda a gente: amigos, colegas de trabalho, grupos no Facebook, recepcionistas dos hotéis, motoristas dos autocarros, pessoas aleatórias na rua, outros turistas, funcionários dos restaurantes e dos museus, funcionários dos cafés e das lojas... Regra geral toda a gente é prestável se usarem um princípio muito simples - sorrisos atraem sorrisos, simpatia atrai simpatia :)

9. Espontaneidade!

Programem tempo livre para não fazerem nada. Planeiem perder-se. Deixem espaço para os atrasos, os cancelamentos de última hora ou os imprevistos. Mudem de planos a meio. Ou, como dizemos cá em casa, 'Fuck the police' :D

http://sd.keepcalm-o-matic.co.uk/i/keep-calm-and-eat-a-cookie-134.png

10. A análise

Depois de todas as viagens fazemos uma pequena análise do que correu bem, o que correu mal, quanto gastámos no total, o que mais gostámos de ver e o que podíamos ter dispensado (porque também há erros de casting). É normal que nas primeiras viagens fiquem algumas arestas para limar, mas nós fomos ficando melhores no planeamento ao longo do tempo :) Tal como em tantas outras coisas, planear viagens é algo que aprendemos e melhoramos com a experiência, por isso independentemente das dicas o meu melhor conselho é mesmo que façam as malas e partam pelo mundo :D

E penso que é isto. Se tiverem dúvidas podem deixá-las nos comentários :)

12 comentários:

  1. Ola joana! Estou, neste momento em paris. Tenho-me lembrado de si. É curioso, não é?
    Pela primeira vez no me cãnseguiorganizar. E o primeiro e segundo dis foram... complicados. Decidi deixar-me ira e tenho descoberto recantos fabulosos! A ver se vou ,amanhã,aos eclairs!

    Bjs
    Mary
    Www.bandagastricamente.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os éclairs são tão bons! Da última vez que a minha mãe foi disse-me que agora até há éclairs gelados ;)

      Boa viagem :) Aproveite :)

      Eliminar
    2. Só abara percebi que o meu texto ficou todo trocado!
      Desculpe!
      Estou a aproveitar e já com saudades! São as férias de sonho: poder visitar sem pressas,seguir os cheiros e os sons. Os melhores 9dias de férias de sempre!
      Vou ver se vou à casa que recomendou num dos seus posts e ver se descubro esse novo eclair.
      Bj
      Mary
      www.bandagastricamente.blogspot.com

      Eliminar
    3. Fomos aos eclaires!
      Oh meu Deus!
      Adorei! E quem adorou,ainda mais, foi o meu marido!
      Que maravilha!!!!!!!!
      Mary
      Www.bandagastricamente.blogspot.com
      Www.facebook.com/bandagastricamente

      Eliminar
  2. Adorei este post Joana! Ja guardei nos favoritos, na pasta "viagens" (apesar do meu budget neste momento ser inexistente - é que nem reduzido ele já é!).
    Normalmente não planeio quase nada, as minhas viagens é mochila as costas, sanduiches e lá vai disto XD quando fui a Paris o ano passado o plano foi ir e andar. Não sabíamos sequer em que estação era a torre eiffel :P e foi bem divertido na mesma ^^
    Adoro sempre quando falas das tuas viagens, seja de que maneira for. Devias fazer isso mais vezes! Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou adepta do mochila às costas, mas gosto de planear umas coisinhas antes :D

      Eliminar
  3. Obrigada!! :))A partilha é boa, sobretudo vindo de quem tem muiiiiiiiiiiita experiência..:)
    Adoooooro viajar e tb costumo planear tudo. A diferença é que esperam que eu trate de todas as tarefas..
    Tenho tirado algumas ideias das tuas viagens e sugestões/dicas .)

    Bjns
    Filomena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antigamente também era sempre eu que tratava de tudo, mas depois meti a malta na linha e agora toda a gente colabora ;) Tem de ser ;)

      Eliminar
  4. Obrigada!! :))A partilha é boa, sobretudo vindo de quem tem muiiiiiiiiiiita experiência..:)
    Adoooooro viajar e tb costumo planear tudo. A diferença é que esperam que eu trate de todas as tarefas..
    Tenho tirado algumas ideias das tuas viagens e sugestões/dicas .)

    Bjns
    Filomena

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />