24 de junho de 2015

Sumo de maracujá (sem açúcar) para refrescar a alma :)

I hear you walking around my front door,
I hear the creaking of the kitchen floor.
I don't care what other people say,
I'm gonna love you anyway.
Come to me again in the cold cold night.

I can't stand it any longer,
I need the fuel to make my fire bright.
So don't fight it any longer,
Come to me again in the cold cold night.

And I know that you feel it too,
When my skin turns into glue,
You will know that it's warm inside,
And you'll come run to me in the cold cold night.

The White Stripes




Nunca compramos sumos. Cá em casa bebemos água às refeições, cerveja ou sidra de maçã nos dias mais quentes de Verão e gin tónico quando nos apetece, mas honestamente não me lembro da última vez que bebi um sumo de compra.

Por outro lado, temos frequentemente coca-cola na despensa. Mas não pela razão que imaginam: na verdade, a coca-cola é um óptimo desentupidor de canos.


Vai daí, de vez em quando lá mandamos uma garrafa de coca-cola pelo cano abaixo. E os resultados são tão surpreendentes que depois de termos descoberto isto nunca mais conseguimos beber coca-cola.

Assim sendo, quando o calor aperta temos outras alternativas. Faço chá gelado, infusões de água com limão e gengibre e limonada docinha. E de vez em quando faço sumos caseiros, que se bebem bem gelados e trazem o fresquinho para dentro das nossas almas.


Nunca compramos sumos, e confesso que o único sumo de que sinto saudades é o Bongo verdinho. Enquanto não fazem um Bongo sem açúcar ou outras coisas más, aqui vai um sumo de maracujá sem açúcar e com muito, muito sabor.

Para que o fresquinho entre também dentro das vossas almas. 


Sumo de maracujá (sem açúcar)

Ingredientes (para meio litro de sumo):

* 200ml de polpa de maracujá natural;
* Sumo de um limão;
* 200ml de água;
* Mel a gosto (usei duas colheres de sopa).

Confecção:

* Misturar os ingredientes todos e mexer bem.



Até amanhã! :D

8 comentários:

  1. Esse está maravilhoso! Cá em casa também não bebemos sumos. É sempre água (bem, para o meu marido geralmente é cerveja ou vinho). Mas beber água é um hábito que se instalou há muito e que veio para ficar. Até a minha filhota de 2 anos nem sequer gosta de sumo. Se algum dia lhe dermos sumo ela pura e simplesmente não bebe! Tem de ser água! E eu também gosto muito! Não há nada melhor para matar a sede, faz bem e não tem calorias nem toneladas de açúcares! Há uns dias fui a uma festa em que não havia água, só sumos. Tive que me sujeitar pois não ia comer a seco! Olha, passei sede o jantar todo pois o sumo só me sabia a açúcar, um horror! Os sumos já nem sequer me sabem bem. E de vez em quando faço caseiros, sem adição de açúcar. Também opto por chás e também chego a fazer água com sabor. Até nas festas de aniversário já deixei de comprar sumos. Faço sangrias! E sumos à base de chá! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso fui a uma festa no Domingo que também só tinha sumos (e sangria) e passei a vida a ir buscar água à torneira! :D

      Eliminar
  2. Afinal não sou a única "louca" que não bebe sumos :D Aquele que marca a minha infancia é o Compal de Pessego, foram tantos...!
    Estou mortinha por experimentar este sumo, parece tão bom! Não fica muito ácido? (Eu adoro a acidez do maracujá mas cá em casa há quem não goste :D )
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica um bocadinho ácido, mas podes tentar equilibrar com o mel :)

      Beijinhos :D

      Eliminar
  3. Eu também não gosto muito de sumos :P nunca bebi imensos, e até acho um bocado estranho o quão aceitável é beber «chá» extremamente doce às refeições quando o agridoce é «nojento» e fica reservado ao Oriente e etc :P na semana passada estava numa festa de aniversário e passei o dia à caça do garrafão :P
    (Era familiar. Só porque seria estranho se não fosse. Um bocado. Não sou uma perseguidora de garrafões alheios, juro :P)
    «Mandamos uma garrafa de coca-cola pelo cano abaixo» é dúbio :P haha
    Também está sempre a circular a história do «Coca-cola limpa sangue. Logo, coca-cola é o pior alimento existente à face da terra e não deverá ser ingerido em qualquer circunstância». Eu percebo o escândalo/nojo que pode causar, mas sal, bicarbonato e vinagre também desentopem canos e não vejo ninguém a deixar de os comer, essa informação por si só não me parece querer dizer muita coisa :P não é sobretudo por ser ácida que desentope? Porque muitos sumos de fruta também são bastante ácidos :P mas se calhar estou enganada! De qualquer das maneiras nem são precisas muitas provas para saber que não é propriamente saudável. Mas quando bebo algum sumo é esse. Esse ou Compal de pêssego, embora seja raro :P e as tuas alternativas parecem muito melhores :D
    Eu tenho triturado um monte de gelo com laranja inteira sem casca e fica um sumo/granizado muito bom e fresquinho :D
    Limão e gengibre soa muito bem :)
    Bongo também é bom, embora nunca me tenha fascinado. As embalagens são giras! Não há o 100% fruta? Claro que melhor era comer a fruta mesmo, mas não consigo ver um sumo a ser muito melhor do que isso. Pelo que me lembro é mesmo basicamente sumos de frutas, não tem açúcar adicionado :)
    Que gentileza, a deixar o fresquinho entrar dentro das nossas almas :D embora a expressão fique um bocado perturbadora :P hahaha
    Tenho de fazer isto :D tão simples e bom :) não é estranha a mistura mel + maracujá? Se estás a publicar presumo que não, mas é... estranho, pronto :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cá por via das dúvidas não como bicarbonato e vinagre juntos :P Nunca se sabe :P

      É 100% concentrado de fruta, mas tem imenso açúcar. Não é a pior coisa à face da terra, mas também não é a melhor ;)

      Eu gostei da mistura :)

      Eliminar
    2. Haha :P boa! Mas... E os muffins com buttermilk e bicarbonato? D:
      Concentrado de fruta é a cara do Bongo, não estou a ver a usar outra coisa... Acho que passava a Compal :P

      Eliminar
    3. Ups realmente misturo buttermilk e bicarbonato! Mas vai ao forno, deve perder o efeito e tal :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />