17 de junho de 2015

Limonada de morango e maçã para uma revisão das prioridades! :)

If you're feeling low and lost today,
You're probably doing too much again.
You spend all your hours just rushing around,
Do you have a little time, do you have a little time for me?

Dido




Às vezes as pessoas perguntam-me como consigo equilibrar todas as mil coisas da minha vida, e parecem desapontadas quando eu não partilho uma qualquer espécie de sugestão milagrosa. Honestamente, penso que se trata apenas de uma organização clara e concreta das minhas prioridades: faço uma listinha mental das coisas que são importantes para mim e não abdico delas. E isso torna todas as decisões muito mais simples e racionais.


Slow down my love, you're confusing me.
If you're feeling stressed, just try calling.
You spend your time waiting for anyone to see,
Do you have a little time, do you have a little time for me?



Há uns meses envolvi-me noutro projecto. Na altura foi uma decisão pensada e ponderada com cuidado, e depois de uma fase inicial de alguma reserva confesso que fiquei vibrante de entusiasmo com a hipótese de fazer algo tão interessante. E relativizei. Relativizei o tempo que teria de gastar e a energia física e emocional que me seria exigida. Encaixei o projecto no fundo da listinha das minhas prioridades (não porque fosse pouco importante, mas porque as outras coisas da minha vida o são mais), respirei fundo e avancei.

Mas sabem qual é o problema das coisas que estão no fundo da nossa lista de prioridades? São sempre as primeiras que deixamos ir.


If you should stop for a while,
You will find me standing by,
Over here at the side of your life.
I'd like to hold you still,
Remind you of all you've missed,
If you have a little time,
If you have a little time that is.


Duas semanas depois estava exausta. A minha agenda era um amontoado de rabiscos e anotações. Tinha um trabalho para apresentar no congresso nacional que precisava de ser preparado. Já não saía com os meus amigos para me divertir há séculos. Tinha imensas saudades de cozinhar.

E quando finalmente recordei a organização das minhas prioridades, deixei a menos importante ir.


Why do you still run when you could walk with me?
Life will pass you by when you move as quickly.
What can you see when you're spinning around?
Do you have a little time, do you have a little time for me?

If you should stop for a while,
You will find me standing by,
Over here at the side of your life.
I'd like to hold you still,
Remind you of all you've missed,
If you have a little time,
If you have a little time that is.


Voltei a estar mais dedicada ao indispensável: a família, o trabalho, os amigos, o descanso e as comidinhas. E foi assim que a minha cozinha voltou a estar cheia de bolachinhas para o lanche, barrinhas de cereais para a marmita, jantares bons, bolinhos para partilhar no trabalho e limonadas fresquinhas para combater o calor.

Porque há coisas das quais não abdico, e cozinhar é uma delas. E porque equilibrar tudo é tão simples e racional como decidir o que é realmente importante e o que é simplesmente secundário para nós.


Limonada de morango e maçã

Ingredientes:

* 380g de morangos;
* Sumo de dois limões;
* Três chávenas de água;
* Uma sidra de maçã;
* Quatro colheres de sopa de mel (ou a gosto).

Confecção:

* Misturar os ingredientes numa liquidificadora e misturar bem;

* Servir bem frio.

Até amanhã! :D