11 de maio de 2015

Queques de amêndoa, limão e canela (paleo, sem farinha, sem açúcar) e as saudades do Natal :)

Oh, the weather outside is frightful,
But the fire is so delightful.
And since we've got no place to go,
Let It Snow! Let It Snow! Let It Snow!



Normalmente chego a Maio e começo logo a suspirar pelo Natal. Vá, estão à vontade para me chamar maluquinha.

Vocês sabem que eu sou a fanática do Natal. Está na minha apresentação. É uma das minhas características mais caricatas. Faz parte de mim. O Natal é, simplesmente, a minha altura preferida do ano.


Nos últimos anos tive direito a dois Natais, um com a minha família e outro só com o Pedro. A melhor altura do ano, e ainda por cima a dobrar? Foram sem dúvida anos muito, muito felizes.

No ano passado celebrámos o nosso primeiro Natal de casados e decidimos que estava na altura de ficarmos mais crescidos. Optámos por começar a celebrar a época natalícia alternadamente com as nossas famílias, e por isso estivemos no Porto com os meus pais, o meu irmão e a minha avó. Este ano, será a vez de estarmos com a família do Pedro.


Não nego que senti alguma falta do nosso Natal intimista, cheio de tradições parvas e momentos tolinhos. Mas reconheço que foi um Natal extraordinário, cheio de amor e de gargalhadas.

Afinal, como é que o Natal podia ser mau? :)


Enquanto o mês de Novembro Dezembro não chega, resta-me matar as saudades do Natal como posso. Deixei uma das nossas decorações de Natal sobre o móvel, vou ouvindo as minhas músicas natalícias, peço à minha avó para fazer os seus famosos bolinhos de abóbora (agora com a devida adaptação paleo!)... E faço queques de amêndoa.

Encho a minha cozinha do cheirinho da canela. Encho o meu coração da felicidade do Natal. Encho a minha barriga de queques.


Queques de amêndoa, limão e canela (paleo, sem farinha, sem açúcar)

Ingredientes (para seis queques):

* Uma banana;
* Um ovo;
* Meia chávena de chá de manteiga de amêndoa caseira (receita aqui, mas substituindo o amendoim pela amêndoa);
* Um terço de chávena de chá (ou seis colheres de sopa) de farinha de amêndoa (amêndoa moída);
* Três colheres de sopa de mel;
* Uma colher de chá de essência de baunilha natural;
* Um quarto de colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Raspa de dois limões pequenos;
* Uma colher de chá de canela.

Confecção:

* Juntar todos os ingredientes e triturar bem com a varinha mágica;

* Colocar em forminhas para queques e levar ao forno pré-aquecido a 220º durante cinco minutos;

* Descer a temperatura para os 180º e deixar cozinhar durante mais quinze a vinte minutos;

* Deixar arrefecer sobre uma grade.



Espero que gostem! :D