11 de maio de 2015

Queques de amêndoa, limão e canela (paleo, sem farinha, sem açúcar) e as saudades do Natal :)

Oh, the weather outside is frightful,
But the fire is so delightful.
And since we've got no place to go,
Let It Snow! Let It Snow! Let It Snow!



Normalmente chego a Maio e começo logo a suspirar pelo Natal. Vá, estão à vontade para me chamar maluquinha.

Vocês sabem que eu sou a fanática do Natal. Está na minha apresentação. É uma das minhas características mais caricatas. Faz parte de mim. O Natal é, simplesmente, a minha altura preferida do ano.


Nos últimos anos tive direito a dois Natais, um com a minha família e outro só com o Pedro. A melhor altura do ano, e ainda por cima a dobrar? Foram sem dúvida anos muito, muito felizes.

No ano passado celebrámos o nosso primeiro Natal de casados e decidimos que estava na altura de ficarmos mais crescidos. Optámos por começar a celebrar a época natalícia alternadamente com as nossas famílias, e por isso estivemos no Porto com os meus pais, o meu irmão e a minha avó. Este ano, será a vez de estarmos com a família do Pedro.


Não nego que senti alguma falta do nosso Natal intimista, cheio de tradições parvas e momentos tolinhos. Mas reconheço que foi um Natal extraordinário, cheio de amor e de gargalhadas.

Afinal, como é que o Natal podia ser mau? :)


Enquanto o mês de Novembro Dezembro não chega, resta-me matar as saudades do Natal como posso. Deixei uma das nossas decorações de Natal sobre o móvel, vou ouvindo as minhas músicas natalícias, peço à minha avó para fazer os seus famosos bolinhos de abóbora (agora com a devida adaptação paleo!)... E faço queques de amêndoa.

Encho a minha cozinha do cheirinho da canela. Encho o meu coração da felicidade do Natal. Encho a minha barriga de queques.


Queques de amêndoa, limão e canela (paleo, sem farinha, sem açúcar)

Ingredientes (para seis queques):

* Uma banana;
* Um ovo;
* Meia chávena de chá de manteiga de amêndoa caseira (receita aqui, mas substituindo o amendoim pela amêndoa);
* Um terço de chávena de chá (ou seis colheres de sopa) de farinha de amêndoa (amêndoa moída);
* Três colheres de sopa de mel;
* Uma colher de chá de essência de baunilha natural;
* Um quarto de colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Raspa de dois limões pequenos;
* Uma colher de chá de canela.

Confecção:

* Juntar todos os ingredientes e triturar bem com a varinha mágica;

* Colocar em forminhas para queques e levar ao forno pré-aquecido a 220º durante cinco minutos;

* Descer a temperatura para os 180º e deixar cozinhar durante mais quinze a vinte minutos;

* Deixar arrefecer sobre uma grade.



Espero que gostem! :D 

11 comentários:

  1. Sabes bem o que sinto e o que penso sobre o Natal! Podia ser Natal todo o ano! Mas depois perdia o encanto! Que queques bons!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se perdia o encanto! Eu cá não me importava que fosse Natal todo o ano :D

      Eliminar
  2. com este calor e tu a pensar no natal! eu infelizmente agora não posso comer destas coisas.... mas que têm bom aspecto tem. a minha sorte é que vou lanchar daqui nada que fiquei cheia de larica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podes comer porquê? Fiquei curiosa :)

      Beijinhos! :D

      Eliminar
    2. poder posso, não agora que estou numa fase inicial de uma dieta. :)

      Eliminar
  3. Eu também gosto tanto do Natal... mas acho que nessa me ganhas! hehehe
    De qualquer forma se é isso que é preciso para comer um desses queques... conta comigo!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Parecem fabulosos! Eu cá nesta altura já só suspiro pelo verão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A única parte boa do Verão é sair do trabalho ainda de dia. O resto é uma grande chatice ;)

      Eliminar
  5. Maio? Uau :P por acaso há pouco tempo pus-me a pensar que tinha saudades do Natal, mas é uma vontade momentânea que passa quando me lembro do Verão :P
    (Desculpa, não me estava a lembrar da tua tensão «de pássaro» :P)
    Pois, os teus 2 Natais :) é tão giro!
    Mas isso não quer dizer que deixaram de ter 2 Natais... Pois não? D:
    Por acaso já pensei nisso, é chato... Quando há uma relação séria e ambas as famílias celebram o Natal. Até deve ser triste para as famílias que ficam «sem um membro» para celebrar... Eu passo sempre com parte da minha família materna, e o meu pai não liga muito por isso costumava passar também, por isso nunca houve grande problema. Mas nesse caso deve ser um bocadinho chato :/
    O muffin com o papel descolado está tão giro :D
    A sério, já começas com as coisas do Natal? Não te fartas? De certeza? :P
    A textura dos queques parece tããão boa! :D mesmo fofa e um bocadinho densa mas agradável... Aposto que estavam deliciosos e uns assassinos de saudades :D
    Agora fazes manteigas de tudo em casa :) por acaso até tinha curiosidade de experimentar de castanha do Pará ou «macadamia nuts» (é tão raro aqui que até o nome traduzido soa mal :P)... Porque é que não fazes de pistachio? É a tua cara (não de todo só por causa do outro post :P)! Já vi à venda mas era um bocado cara. Eu não tenho paciência para fazer com a varinha, por isso compro sempre na Myprotein e até fica mais barato do que se fosse a comprar os frutos. Ainda por cima a de caju é demais :D
    Estes queques ficaram entranhados no meu cérebro, tenho de os fazer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No ano passado não tivemos dois Natais... Também por causa da escolha da especialidade e assim :/ Mas este ano vamos ter :D

      Sim, não me farto de coisas de Natal :D Até já comprei candy canes para este ano :D

      Gosto demasiado de comer os pistachios para conseguir fazer manteiga com eles. Talvez um dia :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />