22 de fevereiro de 2015

Receitinhas da semana - Especial Diabetes

Esta semana vai ser diferente: à semelhança do que fiz na semana paleo, também esta semana vai ser temática.

De facto, é relativamente frequente receber mails de leitores que me pedem receitas específicas para diabéticos, celíacos, intolerantes à lactose ou vegans, e sempre que respondo apercebo-me que efectivamente não é assim tão fácil sistematizar a quantidade abismal de informação que encontramos na internet actualmente. Assim sendo, pareceu-me uma óptima ideia dedicar uma semana exclusivamente a esclarecer conceitos e a sugerir receitas. Por isso agarrem os vossos chapéus, porque vem aí a Semana da Diabetes! :D

Esperam-vos cinco dias com cinco receitas adequadas para diabéticos e cinco publicações escritas por um painel de convidados. Eis o que vai aparecer por aqui:

Segunda-feira: Queques de avelã e chocolate (sem farinha, sem açúcar)
Convidado: Bernardo Marques, interno da formação específica de Endocrinologia e Nutrição


Terça-feira: Arroz de peito de frango com ervilhas
Convidados: Sofia Fernandes e Diogo Almeida, internos da formação específica de Medicina Geral e Familiar


Quarta-feira: Rancho vegetariano
Convidada: Márcia Gonçalves, estudante de Ciências da Nutrição e autora do blog 'Compassionate Cuisine'


Quinta-feira: Energy Bites de coco, aveia e amêndoa
Convidada: Filipa Baião, especialista em Medicina Tradicional Chinesa e pós-graduada em Medicina Energética


Sexta-feira: Mousse de manga com chia (sem açúcar)
Convidado: (ainda estou em processo de organização, mas quero trazer-vos um testemunho de alguém com diabetes)


Tentei que as receitas fossem simples e acessíveis, principalmente tendo em conta que provavelmente serão feitas por (e/ou para) pessoas idosas que não estão tão habituadas a ingredientes demasiado específicos ou métodos de confecção muito complexos.

(Além disso, o facto da minha avó chamar consistentemente 'pataniscas estrambólicas' aos meus hambúrgueres de grão fez-me perceber que o melhor é mesmo mostrar receitinhas descomplicadas e reconhecíveis, mas adaptadas para serem mais saudáveis!) :)

Espero que gostem e que vos seja útil! :)

12 comentários:

  1. JOANINHA,
    NÃO tenho palavras
    para lhe agradecer,
    o seu talento,
    cuidado,
    bravura,
    emoção,
    dedicação,
    amor,
    paixão,
    des...complicação,
    e tudo o que transmite e partilha, por aqui!
    assim sendo, só consigo agradecer
    e desejar tudo de bom.
    Muito grata.
    Maria (mãe da R.)
    beijinho cheio de carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras tão simpáticas Maria :)

      Um grande beijinho e desejos de uma óptima semana :D

      Eliminar
  2. Eu sou diabética e babo-me com este blog :( vai ser interessante como diabética e estudante de medicina acompanhar esta semana aqui :)

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Muito obrigada :D Espero que seja útil :D

      Beijinhos e boa semana :D

      Eliminar
  4. Que giroo :D
    É engraçado receberes pedidos desses :) acho que pode ser um bocadinho "assustador", porque apesar de esses problemas serem relativamente frequentes e conhecidos não são tão falados assim, muito menos a nível de comportamentos a seguir ou receitas adequadas. Já vi muitos blogs de pessoas que, quando confrontadas com a própria restrição alimentar ou a de algum familiar, vão à procura de alternativas, investigam e procuram, mas não é essa a realidade de todos e acaba por ser muito restritivo. Mas agora tudo está bem, porque a Joana vem salvar o dia ;)
    (Parecendo que não ajudas muita gente :D)
    Eu também gosto de ver a informação assim exposta, de forma profissional e correcta e com um monte de queques e coisas deliciosas à mistura :D
    "Painel de convidados", que chique :D
    Os teus muffins saudáveis de chocolate têm sempre um aspecto denso e escuro. Isto soa mal, mas é num sentido muito bom - eu até gosto de muffins de chocolate com uma textura um bocadinho mais "pesada". Eu sei que todos os adjectivos que estou a usar parecem negativos, isto é frustrante :P é bom! Juro que é bom!
    (Apesar de bolo de chocolate não húmido NÃO ser bom. Os critérios são sensíveis.)
    Os teus "arrozes" também têm um aspecto muito característico! Com coisas pelo meio... Parece tão bom :D e com os grãos miudinhos e os pedacinhos de frango :D
    Nem sei muuito bem o que é rancho, mas isso parece muito bom :D a combinação soa mesmo bem! Não costumo adorar massa integral não de esparguete, mas parece delicioso :)
    Essas bolinhas ainda estão mais perfeitas e redondinhas do que o costume :D que esferas ideiais! E tão coloridas... Parecem muito boas! Até prescindia da manteiga de amendoim ;)
    A mousse parece tãão boa :D a textura parece mesmo aquela coisa aveludada da manga... E fica tão colorida e alegre (chia ou papoila, vai sempre dar nisto) :) fiz mousse de manga há pouco tempo e apaixonei-me pelo sabor :P e isso parece muito bom também :) não fiz com chia, tenho de corrigir a falha ;) aliás, nunca fiz mousse de chia... Normalmente parece mais sólido, assim cremoso é melhor :) s tuas fotos de coisas em colheres são sempre adoráveis, e a forma como a seguras faz-me lembrar a tua receita de mousse de chocolate :)
    Pois, às vezes a tendência é "hmm... Sem glúten... Bolo de psílio com farinha de banana, bagas goji e creme de tofu com goma guar e óleo de coco soa MESMO bem". Eu gosto de receitas com ingredientes do género, também, desde que a complexidade deles seja compensada por uma coisa "mais diferente", mas compreendo que estes posts se mostrem mais necessários num sentido mais simples de quem quer adaptações suaves mais do que mudanças drásticas :) é sempre bom ter algo de conhecido e fazer uma leve transição, porque realmente não sei se alguma pessoa mais velha diagnosticada com diabetes abdicaria prontamente daquilo que comeu durante 70 anos (ou os 40 em que não passou fome). Portaanto acho que o planeamento está bem conseguido, com receitas mais "normais" mas mesmo assim giras e originais :) vou gostar de ver!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha cabeça gosto de lhe chamar 'painel de especialistas', ainda fica mais pomposo :D No fundo são amigos meus e/ou pessoas que chateei, mas não deixam de ser convidados :)

      Os queques são muito bons mesmo. Com essa receita fiz um monte de adaptações, todas deliciosas :)

      A tua mousse de manga ficou-me debaixo de olho e até guardei a receita. Quero mesmo fazê-la, tinha cá um aspecto! :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />