18 de dezembro de 2014

Croquetes de peru na Actifry para uma prenda de casamento especial :D

I don't need a whole lotta money.
I don't need a big, fine car.
I got everything that a girl could want,
I got more than I could ask for.

I don't have to run around,
I don't have to stay out all night.
Cause I got a sweet, sweet loving man,
And he knows just how to treat me right.

Don't you know he is some kind of wonderful?
Yes, he is, he's some kind of wonderful.

Joss Stone (originalmente de Soul Brothers Six)

 

Quando casámos, a Joana e o Bernardo (os nossos padrinhos de casamento) disseram que gostavam de nos oferecer uma prenda que realmente gostássemos e utilizássemos, em vez de dinheiro (que eles consideravam impessoal).

Depois de lhes pedirmos um orçamento, e tendo em conta o quanto eles adoram vir jantar cá a casa e provar as nossas comidinhas, não hesitámos e pedimos uma Actifry.


Há anos que o Pedro andava a namorar uma Actifry. Desde a primeira vez que lhe falei em batatas 'fritas' saudáveis feitas sem óleo que o coração dele ficou logo irremediavelmente arrebatado, e esta pareceu-nos sem sombra de dúvida a melhor ideia de sempre para uma prenda de casamento - até porque para vos ser muito, muito sincera, não seria um investimento que fizéssemos por nós num futuro próximo. 

E assim, no dia em que casámos um com o outro, casámos também com os fritos saudáveis.


Desde então a Actifry tem dado um jeito incrível: para além das batatas fritas dos céus (que comemos todas as semanas) já de lá saíram chips de maçã, bifes panados com sementes de sésamo ou com quinoa, almôndegas vegan e até pães de Deus :D Continuo alegremente a descobrir as potencialidades desta máquina tão misteriosa e versátil, e ainda há imensas ideias que quero testar.


Desta vez foram uns croquetes de peru mais saudáveis. Na verdade costumava fazê-los no forno - por isso tecnicamente já eram saudáveis vá - mas honestamente acho que ficam mais crocantes na Actifry. Independentemente do electrodoméstico que utilizarem para os cozinharem, garanto que estes croquetes ficam deliciosamente aprovados para uma marmita mais reconfortante :D 


Croquetes de peru na Actifry

Ingredientes (para seis croquetes):

* Um fio de azeite;
* Um dente de alho picado;
* Uma cebola picada;
* Uma folha de louro;
* 30g de farinha de aveia;
* 150ml de leite quente;
* 250g de peito de peru picado;
* Uma pitada de sal;
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Uma colher de chá de paprika;
* Uma pitada de piri-piri;
* Uma pitada de noz-moscada;
* Um ovo batido;
* Pão ralado q.b.;
* Ovo batido q.b.

Confecção:

* Refogar o azeite com o alho picado, a cebola picada e a folha de louro;

* Juntar a farinha e mexer bem, acrescentando depois lentamente o leite quente;

* Continuar a mexer até que a massa comece a descolar do fundo do tacho;

* Juntar a carne picada e temperar com o sal, o pimentão-doce, a paprika, o piri-piri e a noz-moscada;

* Retirar do lume e misturar um ovo batido em fio, mexendo sempre;

* Levar novamente ao lume e mexer até a carne descolar do fundo do tacho;

* Retirar e levar ao frigorífico durante duas horas;

* Moldar bolinhas ou cilindros e passar por um ovo batido e por pão ralado;

* Passar novamente por ovo batido e pão ralado, se desejarem uma camada mais crocante;

* Cozinhar na Actifry durante vinte minutos;

* Em alternativa, pincelar com um pouco de azeite e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante trinta minutos.




Até amanhã! :D

21 comentários:

  1. É o electrodoméstico que mais pedincho cá para casa. Mas vou experimentar no forno. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá imenso jeito Lucy :D Mas no forno também ficam bons ;)

      Beijinhos :D

      Eliminar
  2. Por acaso tb adoraaava ter uma. Não pode ser para já mas pode ser que o pai natal leia o meu comment ;) ahaha
    P.S - boa sorte para a saga da escolha da especialidade futura colega ;)

    ResponderEliminar
  3. Li uma vez um estudo da Deco que referia que as actify provocavam um aumento considerável numa substância "potenciadora" de cancros (acrilamida, será?). Que achas disto? Confesso que nunca comprei porque é cara, mas tb porque tenho algum medunfo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa não encontro o estudo que referes. Tens um link?

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Aparentemente retiraram o link, era este: http://www.deco.proteste.pt/cozinha/philips-airfryer-e-tefal-actifry-fritadeiras-sem-oleo-nao-convencem-s641721.htm. Mas entretanto encontrei uma pequena citação num outro blog (http://www.macacos.com/2010/12/05/actifry/): “Encontramos acrilamida, substância classificada como cancerígena pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro. Tal ocorre quando os alimentos ricos em amido são preparados a temperaturas elevadas. Não há uma norma definida, mas, atualmente, o limite de 500 mg/kg é considerado aceitável. As batatas caseiras fritas na Airfryer excedem 4 vezes este teor, ou seja, contêm mais de 2000 mg/kg. As zonas queimadas são um sinal evidente. Mesmo reduzindo o tempo de confeção, seria provável que encontrássemos valores inaceitáveis. As batatas fritas no aparelho clássico também ultrapassaram o limite razoável, ultrapassando os 800 mg/kg.”

      Eliminar
    3. Bem, interpretar excertos de estudos é sempre difícil, nunca sabemos se o excerto em questão foi descontextualizado. Fazendo a minha própria pesquisa na literatura científica, eis o que descobri:

      * A acrilamida está presente em imensos alimentos, não só nas batatas fritas.
      * 20 a 40% do consumo de acrilamida dos adultos advém da ingestão de café.
      * Embora existam estudos conclusivos sobre os efeitos carcinogénicos da acrilamida em animais, ainda não os há em humanos (até porque só começou a ser estudada em 2002). Por outro lado, os estudos que existem sobre os efeitos da acrilamida noutros sistemas (como o sistema nervoso) indicam que seriam necessárias ingestões diárias muito superiores às observadas pelos adultos normais para ocorrerem danos.
      * Comida cozinhada em casa (versus industrial) tem níveis de acrilamida muito inferiores (porque cozinha durante menos tempo).
      * A melhor forma de evitar o consumo de acrilamida por ingestão de produtos com amido fritos (como as batatas) será evitar o sobreaquecimento durante demasiado tempo.
      * Nos produtos que funcionam com um sistema de vácuo (como a Actifry) a temperatura atingida é menor do que nas fritadeiras convencionais (cerca de menos 40º) e por isso a formação de acrilamida é inferior.

      Não encontrei nenhum estudo que falasse da ligação da Actifry (ou de outras do género) com a maior formação de acrilamida, e arriscaria a dizer que tendo em conta que o da Deco não está disponível é porque talvez não fosse assim tão bom ;)

      Eliminar
    4. :) Foi o que achei. Se o retiraram, algum motivo haverá. Ainda bem. Assim é menos um contra ;) Obrigada e Feliz Natal!

      Eliminar
  4. Graças a este post fui ver a maquineta... Desconhecia :P

    ResponderEliminar
  5. Ei gosto taaanto da minha!!! Faco la omensas coisas, mas estou a gostar das tuas!!
    (confesso k quase dei pulinhos wuando vo nas receitas da semana os paes d deus na actifry e k quero testar!!)
    Gostei imenso destes croquetes!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá imenso jeito não dá Susana? :D Espero que gostes dos pães de Deus :D

      Beijinhos e bom fim-de-semana :D

      Eliminar
  6. Oferecer dinheiro nunca é propriamente próximo ou amoroso, mas vai funcionando... Em certas situações acho que é o melhor, mais vale dar isso do que monos. Se há hipótese de dar algo útil acaba sempre por ser mais carinhoso do que um maço de notas... Pode não ser muito racional porque se for dado o dinheiro mantêm-se as opções que há no caso de prendas específicas e ainda se acrescentam mais, mas é... Diferente :P E quando se dá dinheiro é esquisito porque quando são prendas há aquela regra social estranha de não deixar saber, mencionar, comentar, mostrar ou permitir a vista do preço, e claro que não há alternativa quando se dá dinheiro - também não há "disfarces" ou opções como tentar comprar em promoção ou arranjar barato :P haha
    Também há muita gente que prefere o dinheiro mesmo, eu até percebo. É muito difícil acertar no que se quer! Sinceramente não há muito que EU queira. Também não preciso muito que me dêem dinheiro e não gosto particularmente de o esbanjar. Nunca conto receber alguma coisa que me interesse, sinceramente :P talvez seja bom sinal... Não sou particularmente aficcionada por prendas. Acabei de descobrir ao escrever este comentário, nem pensei nisso sequer (por causa do. Natal) :P
    Também não gosto muito quando me perguntam o que quero. Primeiro porque era muuuito estranho dizer alguma coisa (até por causa do valor. Constrangedor.), e depois porque nunca sei o que dizer. É estranho. Mas se estás à vontade e queres uma coisa, porque não? Faz sentido e é incrivelmente melhor do que receber uma coisa que não usas. Mas nem era preciso dizer nada, só pelo teu blog sabia o que te dar :P
    Pensava que TU eras a mais apaixonada pela Actifry, não o Pedro :P eu também já tinha visto e achei giro, mas nunca vou comprar. Só se ganhar num concurso ou assim, de resto nem pensar... É giro, mas acho que não usava para assim taanta coisa (embora essa minha ideia esteja a mudar por tua causa!). O forno já dá para muita coisa :)
    "A melhor ideia de sempre" também já não sei... Tenho de ver as receitas que aí vêm :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de receber dinheiro, gosto de receber prendas... Gosto de receber tudo, não sou esquisita :D

      Somos os dois apaixonados pela Actifry, pronto :D

      Eliminar
  7. Eu associo a actifry a fritos. É normal, mas estão um para o outro na minha cabeça como um íman gigante está para um pedaço de metal gigante (a minha cabeça seria então uma patinha inocente, desprezável e minúscula a tentar separá-los). Portanto quando vejo essa enumeração penso:
    "Pão de Deus FRITO?" (Esta já estava presente, mas o escândalo foi reavivado na minha memória.)
    "Almôndegas FRITAS?"
    "Maçã FRITA?"
    Pronto, esta vai ser a reação a todos os teus posts de receitas na Actifry.
    Deve ter funções e resultados giros que nem são muito conhecidos. É uma perspectiva entusiasmante :P
    (Não vai haver muffins de abóbora FRITOS? Ou donuts? Rabanadas? Bola de Berlim? :D)
    (Mais uma vez, não abuses que eu não tenho uma e fico com inveja :P haha)
    (Pronto, se calhar podes abusar, só ver as fotos mesmo dá gosto!)
    Eu diria que isto são nuggets :P croquetes são uma das coisas sobre as quais sei menos (:P), mas pensava que eram cilíndricas... Com carne estranha e duvidosa picada. Pelos vistos estava enganada. Eu não gosto muito, mas com estes já não sei se seria bem assim :)
    É estranho que ponhas a alternativa à actifry como um passo separado. Até é giro... Assim se alguém estiver a fazer a receita pensa "oh, que pena, ainda tenho 1 passo para fazer" e depois "OH, afinal não, era só uma alternativa!". Coro de fantoches a dizer *Obrigada Joaaana* :P
    Enquanto as receitas tiverem essa alternativa... Está tudo bem. Por enquanto... Por enquanto está tudo bem. :)
    Os croquetes têm mesmo muito bom aspeto! Ficam giros com alface :) e nesse potinho! Mas também ficam giros com massa. Até acho que ficariam giro num pote vazio. OU NALGO QUE NÃO UM POTE. E isso diz muita coisa sobre estes croquetes. :)

    ...já agora, uma dúvida que me está a atormentar: por que é que trouxeste spéculoos da lua de mel?
    (Uau, pareço uma perseguidora obsessiva. É que eu pensei que não houvesse aqui, que fosse uma relíquia rara, daquelas coisas que só se vende no estrangeiro... Mas depois a teoria caiu por terra e o enigma ficou. Não sei se será alguma marca em particular que é maravilhosa e não há cá :P)

    PS: estou a ficar stressada com a ausência de post prolongada ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As bolas de Berlim estão na lista, no worries :D Mas também vou fazê-las no forno, por isso não te preocupes :D

      Nunca vi spéculoos cá! Há? ONDE? :O

      Eliminar
  8. A sério? Ahh então é isso :P Eu vi no E Leclerc, pensei que houvesse em mais sítios...Tinha umas 3 marcas diferentes, até :) o meu irmão gostou imenso :P
    (Se fores buscar um carregamento aconselho os cereais de spéculoos, gostei mais do que das bolachas :P só é pena não ter a manteiga, quero tentar fazer em casa mas não deve ficar lá muito cremoso.)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />