20 de outubro de 2014

Paleo week - a minha experiência :)

Antes de mais, julgo ser necessário fazer aqui um pequeno esclarecimento. Cá em casa a nossa alimentação é por norma bastante saudável e diversificada, rica em coisinhas que sabem bem e fazem ainda melhor. Não recorremos por hábito a alimentos processados, nunca temos em casa doces ou bolos industrializados, barras de cereais ou bolachas de pacote e não bebemos refrigerantes. Assim sendo, na verdade esta semana paleo não foi assim tão diferente da nossa rotina habitual, com algumas peculiaridades que passo a listar:

* Deixámos de ingerir leite e derivados, à excepção da manteiga. Passámos a beber leite de amêndoa.
* Deixámos de comer cereais como o trigo, a aveia ou o centeio. No global, deixámos de ingerir glúten.
* Deixámos de comer açúcar refinado nos docinhos que eu fazia em casa, bem como farinhas processadas.

A minha experiência paleo durou uma semana, e tirando a tarde do primeiro dia (quando tive a maior sugar craving de sempre) tudo correu bem. A corrente paleo que decidimos seguir era muito abrangente, o que nos ajudou bastante: era permitido comer chocolate negro sem açúcar ou arroz em pequenas quantidades, por exemplo.

Começámos a semana com a elaboração de uma ementa e com a posterior ida às compras. E confesso-vos que ficámos ambos surpreendidos: nunca tínhamos comprado ao mesmo tempo tantas frutas, legumes e frutos secos! Pessoalmente não senti uma diferença estatisticamente significativa no valor final do nosso carrinho de compras em comparação com o que costumamos gastar, mas tal como vos disse de facto esta alimentação não é assim tão diferente da que costumamos seguir.

Mostro-vos abaixo a ementa da semana.


Algumas considerações:

* Onde se lê 'pão' refiro-me obviamente a pão paleo, que fiz seguindo uma receita do blog 'Sem Aditivos'. Não amei o resultado, confesso.
* Os queques também são paleo (mostrei a receita esta manhã), bem como a nutella, as bolachas de nutella e a mousse de chocolate.
* Onde se lê 'castanhas' refiro-me a castanhas do pará, um dos nossos frutos secos preferidos :)
* Todos os batidos foram feitos com leite de amêndoa, ao qual juntava várias frutas. Já mostrei inclusivamente um exemplo na semana passada :)
* Tanto o almoço como o jantar eram antecedidos por sopa (caldo verde sem batata, receita aqui) e sucedidos por uma peça de fruta.
* As refeições a laranja foram feitas fora de casa ou com convidados. O frango no churrasco foi acompanhado apenas com salada, o Boeuf Borguignon (receita aqui) teve direito a um bocadinho de arroz e o hambúrguer do Honorato foi a celebração do nosso primeiro mês de casamento (pedimos o hambúrguer no prato).
* Lanchar fora foi um drama. Não fui prevenida propositadamente porque queria ver como me sairia, mas foi muito difícil adaptar-me e no fim o iogurte, a salada de fruta e o sumo de laranja foram o que se arranjou.

No geral nunca senti fome ou fraqueza e andei sempre bem disposta. Não era de todo o meu objectivo perder peso, mas no fim da semana (e apesar de me ter fartado de petiscar frutos secos) perdi quase um quilo e um por cento de massa gorda.

Confesso que me custou bastante não comer pão ao pequeno-almoço ou hidratos como acompanhamento ao almoço e ao jantar, razão pela qual não decidi seguir restritamente esta alimentação no fim da semana. Mas reconheço que desde então diminuí as doses destes ingredientes e julgo que é uma questão de hábito :)

Ficam algumas fotos das comidinhas da semana. Espero que gostem :)

Pequenos-almoços










Lanches



A levar bolachas de Nutella para o jogo do Sporting, somos mesmo badass :D


Refeições


 

  







Não é a foto do jantar, mas é a da receita original :)

Até amanhã! :D

6 comentários:

  1. - Parece bastante apelativo não deixam de ser sempre refeições nutritivas!

    ResponderEliminar
  2. Joana mal posso esperar pela receita do nutella Paleo =D Os queques já estão em lista de espera!

    ResponderEliminar
  3. As características excluídas da alimentação em tua casa até são o básico/elementar que guia as tentativas de alimentação saudável de alguém que não sabe muito sobre isso :P com isto não quero dizer que por aí não sejam saudáveis, porque sei que são, só que esses traços são muito gerais :P
    (Ok, agora que reli isto soa um bocadinho mal. É só porque o que fazem para serem mais saudáveis, pelo que vejo, vai bastante mais longe do que cortar bolachas e bolos de compra. E com "alguém que não sabe muito sobre isso" quero dizer que é o que alguém que nunca fez dieta na vida faria, não tu, CLARO :P!)
    O pior até é o dos doces! :P haha mas no dia-a-dia esse não parece ser o mais difícil porque não é a prática mais regular - eu sei que só tenho disposição fazer isso ao Sábado :P talvez seja mais difícil com um congelador com muffins... :) mas deve ser difícil manter isso de NUNCA comer alguma coisa com açúcar (não naturalmente presente, claro)!
    (Por falar nisso tenho imensos muffins de mozzarella no congelador. Ficaram bons, mas eu amuei com eles porque os teus eram gigantes e os meus abateram como um soufflé amador - o meu irmão inventou há algum tempo que a minha mãe tinha uma cara insuflada de balão e a rebentou e ela explodiu e por isso é que ficou com as bochechas "fofinhas e molinhas" é mesmo giro :P esta é uma das poucas histórias inventadas aceitáveis, as outras incluem homicídios em túneis :P -, portanto nunca os como. Não gosto de congelar muffins, perdem o glamour! E a minha avó passa-se com isso porque gosta imenso de se apoderar da arca, frigorífico e congelador e eu roubo-lhe espaço. Normalmente admite que eu não gosto e deita fora, o que é um bocado irrirante mas normalmente certo :P uma vez fiz leite de amêndoa no valor de uns 5€ e, como ainda não tenho uma fábrica de leite com aqueles pacotes chiques de leite OU garrafinhas daquelas que se duxavam à porta das casas pus num tupperware gigante, e foi um enorme escândalo porque aparentemente violei a primeida lei da ordem do universo - "não se põe leite em tupperwares". Ela perguntou 10x o que era e eu respondi 9 (:P) e MESMO ASSIM deitou-o fora. Não imaginas o trabalho que aquilo tinha dado :P Ainda por cima sabia, não é como quando deitou o molho da baklava fora porque pensava que era água quente (acho que já disse isto, vou soar a queixinhas :P)... para ser justa, ela também tem o prazer de encontrar (não-tão) esporadicamente tupperwares com claras com 15 dias e pastas duvidosas, nojentas e difíceis de limpar. :P)

    ResponderEliminar

  4. Uma semana dá para experiência e para saber como te adaptas, parece-me que não tanto para ver os benefícios... Mas para teste cumpre o propósito :)
    Haha nunca tive uma "sugar craving", acho eu :P até gostava de saber como é...
    (Eu sei, que estupidez :P)
    Mas foi rápida, a reação!
    Aah, pois, o chocolate negro :) também já vi outras pessoas que seguem mesmo a consumir...
    Normalmente vejo mais tolerância à batata doce e branca, acho eu... Ao arroz não tanto... Mas há tantas correntes :P
    Eu acho que gastava mais dinheiros porque a) frutos secos = ouro e b) carne/peixe = ...ouro? :P lamento a repetição, mas é verdade que são muito caros. Até alguns legumes. Os ovos já ajudam mais :)
    Eu também gosto imenso de frutos secos e tenho comido muito regularmente :) cajus e castanha do pará = céu :) eu também andava fascinada com as nozes, mas o Lidl decidiu duplicar o preço de repente e perderam o "mistério" que tinham :P
    Ovos mexidos e presunto/bacon é mesmo o pequeno almoço típico dos praticantes da dieta paleo, tem piada :P Na quarta, quinta e sexta voltas a "ser tu" :P acho que alguém que nunca tenha ouvido falar de mais do que o saudável tacanho ficava escandalizado... Uma vez a minha avó e a minha mãe começaram a fazer uma dieta, não sei se era paleo, que tinha muitos ovos, presunto e fiambre. Dizia que se perdia uns 15kg em 2 meses ou assim :P e esta é a história de como a minha avó diz sempre a mesma coisa quando eu digo que não mata comer um ovo por dia :)
    Chilli com cogumelos?que giro! :)
    Fizeste aí algumas refeições bem originais! Caril de pota, feijoada de tamboril e camarão,...
    Que pena, estava a pensar em fazer esse pão, toda a gente parece adorá-lo :P não sei se faço ou não... Desencorajaste-me, se quiser acho que procuro outra receita :)
    Aah, eu estava a ver "castanhas" e fiquei confusa :P mas quando li "castanhas do pará" deduzi... Por acaso também adoro, são tão boas :) provei este ano em Espanha quando encontrei a 2€/200g e foi uma desilusão voltar e encontrar o triplo do preço :P
    Estava com imensa curiosidade quanto às caixinhas cor-de-laranja! Haha :P estive a olhar imenso tempo para tentar encontrar alguma coisa em comum que as outras não tivessem...
    Coitados, um mês de casados (já passou um mês?! :P) e nem direito a pão têm ;) haha
    (Estou a brincar, claro. Acho um bocado exagerado quando as pessoas ficam a torturar-se por ser um momento especial e não ser tudo da melhor maneira que podia ser.)
    Também és cruel, a não preparar algum lanche e a obrigar o teu eu do futuro a ficar à rasca e desenrascar-se :P mas acho que já sabias que não ias desisitir e pedir um pão... Haha :P até não foi mau, por acaso já tinha pensado no quão inexistentes essas opções são em cafés...
    Também não estava à espera de que após esta semana te tornasses super fã da dieta e vivessem felizes para sempre, mas é um bom processo para aprender mais algumas coisas e experimentar um estilo de vida diferente :)
    Pelo menos as tuas canecas mantiveram-se! :D
    Ainda não consegui descodificar a segunda imagem :P e estive a tentar fazer um exercício de correspondência com a ementa e tudo!
    Podes não ter gostado muito, mas o pão de banana com "Nutella" tem um aspeto delicioso! E olha que mesmo sem nada o tem :P gostei da tua solução: não sabe bem? Nutella por cima!

    ResponderEliminar

  5. Os teus batidos pedacinho de sol foram hábito, estou a ver! São tão giros :)
    (*scroll down* antes que caia na tentação de fazer outra dissertação sobre as tuas forminhas de muffins)
    Essa pêra parece demasiado madura :P e usar papel de cozinha como guardanapo ainda me escandaliza...
    Pensei que fiambre não fosse paleo, normalmente vejo preferir carne mesmo a essas coisas...
    Isso de foto-trinca-foto é uma crueldade! E ainda falam de matar animais... Olha só para essa pobre bolacha torturada a tentar fugir do teu prato-matadouro!
    Que sopa engraçada :) parece espumosa! Normalmente quando a sopa pfaz espuma a minha avó diz que está estragada, o que é imensamente irritante porque eu digo "a sopa cheira a podre e sabe mal" e ela diz "juro pela minha saúdinha que não está nada, fervi-a e nem fez espuma!" e é preciso um duelo para eu poder ir fazer o ritual de a dar ao meu cão, que acha nojento e não come quase nada, deixando-a a secar e colar-se à coisinha da comida até ao dia seguinte.
    Não gosto muito de caldo verde, mad aglomerados da couve do caldo verde ficam muito bons na sopa! :)
    Que saladinha com tão bom aspeto! Mas parece pouquinha comida :P
    Acabei de apanhar a maior desilusão da minha vida ao perceber que é "chili" com "cogumelos" e não "chili com cogumelos" :P quero dizer, é o que eu presumo que seja, teria muito prazer em estar enganada!
    Sabes o que é que é horrível? Tomate cortado há muito tempo. Já comi isso num restaurante e na casa de outra pessoa, fica tão mole e em papa e nojento... Argh :P
    ("Argh" é obviamente aceitável para algo mais do que um trejeito de pirata ;))
    Esses nas fotos parecem sempre tão fresquinhos! :D
    Essa salada-imensas coisas está tão apetitosa!
    Eu já tinha achado que o frango-com-um-monte-de-coisas-sendo-a-mais-relevante-cajus era uma coisa deliciosa no menu semanal, mas depois dessa foto fiquei mesmo convencida! Que aspeto fantástico :) a única vez em que comi comida-refeição com frutos secos foi num restaurante chinês - gambas com castanha e amêndoa torrada, e era TÃO bom! A amêndoa torrada tem aquele sabor profundo e sóbrio que fica com um sabor brilhante :) e com esse frango o feitiço deve ser o mesmo :D
    Que espetadas tão bonitinhas e tostadinhas! Por acaso às vezes a minha avó compra no talho. É muito engraçado, basicamente abriu um talho à beira da nossa casa, o que a minha avó adora porque gosta de ser independente e de comprar coisas para que ninguém morra à fome. Entãão às vezes vai lá e já criou afinidade com os senhores todos do talho. E como comprou espetadas e gostou, de cada vez que vai lá, independentemente do que eles terem uma quantidade enorme de espetadas prontas ou não, ela obriga-os a fazer novas "à frente dela" porque "sabe-se lá o que eles põe" e porque põe imensa chouriça nas "normais" (isto tem de ser feito à medida :P). São parecidas com essas, só que com peru em vez de frango. Também é sempre com pimento verde, parece que as espetadas e o pimento vermelho se repelem :P
    (Uma vez foram comprar pimentos fresquinhos de propósito para fazer as espetadas "encomendadas" :P)
    Continuando: as espetadas da minha avó ficam mesmo muuito boas, e essas parecem não lhes ficar nada atrás ;)
    (Aliás... Só um bocadinho, que sempre é comida de avó ;))
    Vejo sempre muitas lasanhas de beringela ou courgette, e algumas têm muito bom aspeto! Tipo essa. :) assim com camads fininhas deve ficar bom!
    A foto da carne picada com courgette está muito gira, nunca pensei que courgette no meio de um montinho de carne pudesse ficar tão bem ;) espero que não tenha sido um pequeno problema com o servir da lasanha... :P
    (Mesmo que fosse continuava com bom aspeto!)
    Colher confortável! :D

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />