29 de setembro de 2014

Queques de alheira e uma negociação difícil :)

Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar,
E essas coisas que diz toda mulher,
Diz que está me esperando pro jantar,
E me beija com a boca de café.

Todo dia eu só penso em poder parar,
Meio dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar,
E me calo com a boca de feijão.

Chico Buarque


Eu não me rendo às pessoas à primeira. Gosto de esperar, de ter calma, de analisar bem os riscos e de arranhar para lá da superfície. Nisto das relações sou uma medricas a quem já fizeram sofrer muito.

No entanto esta minha característica não é exclusiva das relações, e por vezes sou medricas (ou indecisa, vá) com outras coisas novas da minha vida. Não é que não goste da mudança, simplesmente demoro um bocadinho a perceber se aquele resultado é realmente aquilo que eu pretendia inicialmente.

E entram os queques salgados.


Não abri logo o meu coração aos queques salgados, confesso. Achava-os mais aborrecidos do que os queques doces e temia não ser suficientemente criativa, por isso a negociação com a editora sobre a quantidade de queques salgados que o livro iria ter foi demorada e cansativa. No fim rendi-me às evidências: se queria que o meu livro fosse bom, tinha de explorar melhor o mundo dos queques salgados.

Durante semanas a minha família e os meus amigos foram cobaias de um verdadeiro desfile de queques diferentes, e depois da alheira, do frango assado, do atum, do bacalhau, da mozzarella ou do bacon todos foram unânimes: os queques salgados simplesmente tinham de estar no livro.

Não me rendi à primeira mas rendi-me à segunda, e desde então os queques salgados (principalmente os de alheira) aparecem frequentemente cá em casa. E quem folheia o livro fica tão curioso que não resiste a experimentar e deliciar-se :)


Foi assim que a Joana, interna no serviço onde eu estava em Julho, me trouxe alheiras para eu fazer os queques e posteriormente levar para eles provarem. Foram aprovados com vários suspiros de satisfação (modéstia à parte são deliciosos) e eu fiquei genuinamente feliz por a editora ter insistido tanto para eu explorar este mundinho maravilhoso :)

Esta e mais receitas de queques salgados podem ser encontradas no meu livro 'Queques que enchem a alma'!


Queques de alheira (receita adaptada - mas não igual à - do meu livro)

Ingredientes (para doze queques):

* 255g de farinha de trigo;
* Duas colheres de chá de fermento;
* Uma pitada de sal;
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Uma colher de chá de paprika;
* Um ovo;
* Duas colheres de sopa de açúcar branco
* 300ml de leite;
* Uma alheira de caça sem pele;
* Quatro colheres de sopa de óleo vegetal.

Confecção:

* Numa tigela juntar a farinha, o fermento, o sal, o pimentão-doce e a paprika;

* Noutra tigela, bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, o leite, a alheira e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;

* Triturar com a varinha mágica para a alheira ficar desfeita;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e mexer com uma colher de sopa até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para queques e levar ao forno pré-aquecido a 220ºC durante sete minutos;

* Baixar a temperatura do forno para os 190º e deixar cozinhar durante mais treze a quinze minutos.



Até amanhã! :D