26 de maio de 2014

Muffins de chocolate com... Feijão preto! :D

Up 'til now I've pulled my punches,
I intend to eat their lunches.
No more Mr. Nice Guy, not for me!

The Swan Princess
(Tão giro este filme) :D


No 12º ano entraram na minha turma quatro pessoas novas. Uma delas era a D.

A D. era uma rapariga tão parecida comigo que podíamos ser gémeas. Ambas queríamos entrar em medicina, estudávamos muito e estávamos numa relação estável há algum tempo. Éramos as duas gordinhas e até tínhamos personalidades parecidas: éramos queridas, sarcásticas e lutadoras. Seria de esperar que nos tivéssemos tornado melhores amigas, certo?

Não. Quis o destino que ela se tornasse na pessoa ainda hoje referida como 'a minha arquiinimiga do secundário'.


A verdade é que eu e a D. competíamos em quase tudo, e sempre houve um ambiente estranho entre nós. Por um lado gostávamos uma da outra (até porque éramos tão parecidas que era impossível isso não acontecer), mas por outro estávamos constantemente a tentar ser as melhores. E, olhando para trás, reconheço que essa foi uma das razões pelas quais fui tão bem sucedida no secundário: a competição com alguém que me dava realmente luta.

É claro que isto também trazia a descoberto o lado mais maquiavélico e sádico de ambas, e não nego que ficava feliz da vida quando a D. tinha piores notas do que eu. Para mim não me bastava ter boa nota: só ficava plenamente satisfeita se a D. tivesse simultaneamente uma nota mais baixa.


Entretanto perdemos o contacto, mas quis o destino que entrássemos ambas em Medicina, em cidades diferentes. Tivemos percursos parecidos, as nossas relações 'estáveis-há-algum-tempo' afundaram-se e foram substituídas por outras 'estáveis-há-mais-tempo', emagrecemos ambas e curiosamente até tivemos notas parecidas no exame da especialidade. E com o tempo eu pensei que o meu lado maquiavélico e sádico tivesse desaparecido com a D. da minha vida.

Afinal estava enganada.


Era dia de jantar lá em casa quando a Erica me avisou que não comia glúten há um mês. Pensei logo em fazer uns muffins adaptados desta receita de bolo de chocolate sem glúten que tinha feito há uns tempos, e como não tinha grão-de-bico em casa usei feijão preto. No dia seguinte levei o resto dos muffins para o serviço e assisti, caladinha que nem um rato, às delícias de quem provou. E percebi que o meu lado maquiavélico ainda existe.

Muahuahauahauahauahauhauahuahauahaauh.

E ainda hoje ninguém imagina que aqueles muffins tão gabados tinham feijão preto. Sou mesmo má.


Muffins de chocolate com feijão preto

Ingredientes (para sete muffins):

* 75g de chocolate negro;
* 200g de feijão preto cozido;
* Uma colher de sopa de pasta (ou manteiga) de amendoim;
* Dois ovos;
* Uma colher de chá de aroma de baunilha;
* 80g de açúcar amarelo;
* Uma colher de chá de fermento em pó;
* Uma pitada de sal;
* 60g de cacau em pó;
* 50g de pepitas de chocolate negro.

Confecção:

* Derreter o chocolate no microondas;

* À parte triturar com a varinha mágica o feijão preto misturado com a pasta de amendoim;

* Juntar os ovos e bater bem;

* Adicionar o aroma de baunilha, o açúcar amarelo, o fermento e o sal, continuando a bater;

* Acrescentar o chocolate derretido e o cacau em pó e envolver bem;

* Colocar em forminhas de muffins, cobrir com as pepitas e levar ao forno pré-aquecido a 190º durante 40 minutos.

  
Tenham uma óptima Muffin Monday! :D

12 comentários:

  1. Parece delicioso.

    Selene
    http://receitasdaselene.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Opá, esquece. Eu tive uma amizade/inimizade exatamente desse tipo no secundário! Que na verdade não foi apenas no secundário, arrastou-se para aí desde a primária até ao secundário. Foi provavelmente a relação (nem sei que lhe chame, na realidade) mais estranha que tive até ao momento.

    Quanto aos muffins... realmente, o feijão preto deixa-me a torcer o nariz. Mas se calhar até experimentava ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito estranho de facto. Éramos amigas mas competíamos à brava ;)

      Juro que o feijão preto não se nota. Ninguém deu por nada, e para quem estava de fora eram uns queques normalíssimos :D

      Eliminar
  3. Envia uma para a D. :) Acho que desta vez até te agradece!!!

    ResponderEliminar
  4. Envia uma para a D. :) Acho que desta vez até te agradece!!!

    ResponderEliminar
  5. * Envia um para a D. :) Acho que desta vez até te agradece!!!

    ResponderEliminar
  6. Fico doente quando vejo ao teu blog. Que delícia!

    ResponderEliminar
  7. Ora bem...

    Quando li o titulo do post, torci o nariz :-( Logo! Assim à primeirinha... Quando li muffins(doce) com feijão preto????????
    Mas vindo da Joana, alguma coisa de bom estava p'ra vir, então depois e ler a receita a coisa parece-me verdadeiramente boa!!! Por isso nada como experimentar... Depois digo coisas! Mas não deve ser p'ra breve, que a minha lista de experiências que quero fazer vai longaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :-)

    Beijinhos***
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juro que ninguém dá por nada! :) Uma vez fiz um bolo de grão e chocolate e o Pedro (que odeia grão) lambeu-se todo :) Só fica é uma consistência diferente, mais húmida, porque no sabor não se nota nadinha :)

      Eliminar
  8. Comprei feijão preto a semana passada...Está-se mesmo a ver o que vai acontecer :P

    ResponderEliminar
  9. Que aspecto ma-ra-vi-lho-so! Marchava mesmo bem um agora! :D

    ResponderEliminar
  10. Que semelhanças giras :) Mas pronto, aquela coisa do "opostos atraem-se" pressupõe o resto da comparação com ímanes e até vai sendo verdade... É pena :P Bem, pelo menos tens uma arquiinimiga. A tua vida já é teoricamente mais emocionante.
    A vossa relação parece complicada - tanto que nem a consigo imaginar. Não consigo ver como a competição "cerrada" e estranha pode coexistir com "até gostarem uma da outra", é estranho... Percebo como a competição pode acontecer entre amigos, mas da maneira como tu descreveste não tanto :P Claro que acredito, só acho... Estranho, pronto :P
    É verdade, a competição ajuda. Imenso. E pelos vistos para ti resultou especialmente bem (sim, estou a referir-me subtilmente à tua média de 20 ;)). Muda mesmo muita coisa, e não é só nas notas... Porque a maioria das pessoas não é muito "desafiante" nesse aspeto. Não costumo encontrar pessoas que tenham notas próximas das minhas (tirando a minha irmã) (e tenho um pressentimento de que isso vai mudar haha)... Cada um tem mais jeito para umas coisas, não é? :P Sinceramente tento ficar feliz quando alguém tem uma nota melhor do que a minha, porque sei que não me prejudica e não quero querer o mal dos outros... A tendência natural é mesmo para torcer por que tenham piores notas, mas ainda consigo dar-lhe a volta :P (excluindo situações de alguém que se ache um génio quando não sabe nada, quando é assim até nem me importo ;)). Mas é sempre uma motivação extra, essa mini-picardia ;)
    E foram para o mesmo curso e houve mais essas coincidências? Ö Que giro! :)
    Basta olhar para as fotos para ver que isso é uma crueldade... Que aspeto FANTÁSTICO! (É suposto que as maiúsculas dêem mesmo ênfase, porque estou agora mesmo a "equacionar" quando os vou fazer - não tenho feijão preto e acabei de vir das compras - e achei o aspeto terrivelmente bom, tanto que não sei como me posso explicar.) Se isso é maldade lança-me mau olhado! A parte de cima está linda e a do meio parece ter uma textura absolutamente perfeita! Eu até dizia que são os melhores muffins de sempre, mas não os experimentei :P
    O meu problema com esse tipo de coisas é que quando estou a fazer me cheira a feijão. E depois tenho sérios problemas em me abstrair desse cheiro o suficiente para avaliar objetivamente o produto final (basicamente fico com vontade de vomitar e nunca mais cozinhar na vida). Embirro muito com o cheiro. Mas às vezes não tenho grandes problemas: já me dei bem com grão-de-bico uma vez, e acho que estes muffins também vão ser bem pacíficos ;) Ainda por cima misturados com outras coisas e cozidos... :)
    Fui ver os ingredientes. E tem manteiga de amendoim. (Não caias da cadeira já :P eu sei que é uma novidade para ti...)
    ...tenho de os fazer urgentemente :P

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />