10 de março de 2014

Muffins de lemon curd e uma luta diária!

Well, that's what you get.
Oh, don't get upset.
Ridiculous you,
Waiting in the queue, oh whoopee doo.

You could have been
The best that I've seen.
Under the red light,
Everybody knows you cried last night.

The Fratellis


Já falei aqui no blog sobre a minha evolução a nível fotográfico, e não tenho qualquer dúvida que a qualidade fotográfica é um dos pontos essenciais para prender a atenção do público. Desde que criei o blog li e aprendi imenso sobre fotografia, comprei uma máquina fotográfica xpto e adquiri um tripé (sem o qual já não conseguiria viver!), e é com toda a segurança que afirmo que a qualidade das minhas fotografias me deixa actualmente bastante orgulhosa.

Mas nem tudo são rosas.


Continuo a lutar diariamente com fotografar à noite. Nada disto é grave no Verão, quando jantamos às sete ou oito e a luz ainda entra pela cozinha. Mas no Inverno, quando saio de casa ainda de noite e volto já quando a luz se foi embora, tudo isto adquire proporções um bocado desesperantes. 

Eu gosto de fazer listas de opções, e até agora ocorreram-me estas:

* Usar o tripé e fotografar o melhor que consigo com a luz da minha cozinha - esta é a opção que uso com mais frequência;

* Usar o tripé e fotografar o melhor que consigo com a luz da minha cozinha, mas usando simultaneamente o flash - de vez em quando acontece, mas não são todos os pratos que ficam bem quando fotografados com flash;

* Comprar uma luz artificial para fotografia - sinto-me tentada, confesso. 


Estes muffins são uma boa ilustração desta minha luta. Fotografados com a luz do dia natural teriam ficado lindos, com uma cor amarela vibrante e tremendamente luminosos, mas com a luz da cozinha ficaram só... Blé.

São os mesmos, mas com forminhas diferentes :)

Sabem o que não estava de todo blé? O sabor deles. Uma explosão incrível de limão que combinava lindamente com a consistência extremamente fofa e com uma crostinha crocante, e que deixou maravilhados todos os que provaram. 

Eu sou suspeita, porque sou louca por muffins de limão. Mas juro-vos que estes muffins são mesmo perfeitos, apesar do aspecto não o ser. 


Muffins de lemon curd

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha de trigo;
* Uma colher e meia de chá de fermento;
* Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal; 
* Um ovo;
* 90g de açúcar; 
* Meia chávena de chá de lemon curd (receita aqui);
* 120ml de leite;
* 90ml de óleo vegetal. 

Confecção: 

 * Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, o lemon curd, o leite e o óleo vegetal, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados, sem mexer demasiado;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 220º durante sete minutos;

* Sem retirar os muffins do forno, baixar a temperatura para os 190º e deixar cozinhar durante mais treze minutos.



Tenham uma semana espectacular! :D