5 de fevereiro de 2014

Bolo de bolacha com butterscotch e o fim de uma luta.

O nosso amor de sempre
Brilhará, para sempre.
Ai, meu amor,
O que eu já chorei por ti...
Mas sempre, para sempre,
Vou gostar de ti.

Xutos & Pontapés


Todos os anos acontece aquilo que eu carinhosamente apelido de 'a luta do bolo de bolacha'. Basicamente a questão resume-se da seguinte forma:

Eu - Pedro, que bolinho delicioso faço este ano para o teu aniversário?
Pedro - Bolo de bolacha, claro!
Eu - A sério? Mas eu não gosto... E é tão pouco desafiante! E fica sempre com um aspecto tão estranho!
Pedro - É o meu bolo preferido... E se é assim tão pouco desafiante, então porque é que te queixas sempre que nunca resulta como tu gostarias?
Eu - Está bem... Mas para o ano faço outra coisa, ficas já avisado!


E pronto, é isto. O Pedro adora bolo de bolacha, mas eu pessoalmente acho aquilo desinteressante e enjoativo. No entanto, tenho a certeza que desse lado estão inúmeros fãs do dito bolinho, não fosse o bolo de bolacha com chocolate a receita mais vista de sempre do meu blog.

Pois bem, aqui está a receita que me fez engolir as minhas palavras (e demasiadas doses de bolo).


Depois de fazer o butterscotch decidi experimentar fazer um mini-bolo de bolacha com ele: afinal, se a conjugação do caramelo delicioso com o café amargo não me convencesse, então seria mesmo altura para me render às evidências e deixar de insistir.

Fiquei absolutamente rendida. Isto é maravilhoso. E fácil de fazer. E tão pequeno que desaparece num instante.

Isto é magia, caramba.


Bolo de bolacha com butterscotch (versão individual)

Ingredientes:

* Cinco bolachas Maria (ou mais, se preferirem);
* Um café bem forte;
* Butterscotch q.b. (receita aqui)

Confecção:

* Molhar uma bolacha Maria no café morno;

* Colocar num prato e cobrir com uma colher de chá de butterscotch;

* Repetir o processo até terminarem as bolachas;

* Cobrir com uma colher de butterscotch e refrigerar até servir.



Até amanhã! :D

20 comentários:

  1. Também não sou muito fã do bolo de bolacha original... muita manteiga para o meu gosto! :) Mas gostei bastante desta versão, esse creme parece-me delicioso. E os nossos homens merecem esses miminhos :D
    Fiquei com água na boca logo pela manhã :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Como sabes, é um dos bolos favoritos do Zé e eu, nem por isso. Mas estou ansiosa que o P. faça anos para engolir também estas palavras, juntamente com uma fatia dessa maravilha.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Já apontei a receita para experimentar já que o bolo favorito cá em casa também é o bolo de bolacha para todos os aniversários, com decoração variada feita pelos miúdos.
    Quando experimentar aviso.:-)
    Bons bolos

    ResponderEliminar
  4. Bolachinhas gulosas essas...

    Também fiquei rendida a este creme delicioso.

    Beijinho
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Uma sugestão em formato mini que convence qualquer um.

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  6. simplesmente... DELICIOSO... percebo bem o Pedro! hehehe... mas confesso que não é o meu bolo preferido e entendo-te bem.. afinal.. NUNCA FIZ BOLO DE BOLACHA! hehehe Um erro que olhando para o teu bolinho.. tenho mesmo de corrigir!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Ficou tão fofinho! E deve ser ótimo :) Mas por acaso eu também cá adoro bolo de bolacha, por ser simples é que fantástico e saboroso :)

    ResponderEliminar
  8. Olá! Bolo de bolacha também é um dos meus preferidos, mas é verdade que também se torna enjoativo (e ainda bem senão...) :) Assim também deve ficar delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. O meu marido também adora bolo de bolacha. Eu também gosto mas tenho a certeza que iria adorar muito mais esta versão. Tem um aspecto tão guloso que já estou a babar.
    Vou experimentar este bolinho e tenho a certeza que o marido (e eu) também vai gostar! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ficou tão fofinho e pelo aspeto bem guloso.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/02/bolo-magico-de-baunilha-e-limao.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  11. Agora fiquei curiosa, eu não morro de amores pelo bolo de bolacha, mas se mudaste de ideias com este, e sendo eu apaixonada por caramelo, acho,que vou ter dar uma hipótese a esta receita :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Se as fotografias já são pecaminosamente apetitosas e gulosas e chamativas, imagino cada dentada desse pedacinho concentrado de prazer. Eu não digo que não a um bom bolo de bolacha, apesar de também achar muito enjoativo e de me ficar só por umas garfadas - logo essa alteração tem tudo para ser uma hipótese vencedora (ainda por cima é fácil, fácil, fácil). É a tua magia, ihih ;)

    Um beijinho muito grande, Joana!

    ResponderEliminar
  13. Devia ser chamado bolo tentação...

    Bjs,

    Susana
    http://aspapinhasdosbabinhos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Eu sou fã de bolo de bolacha!! :)
    De qualquer tipo!
    E este parece-me tão bem!!

    Que sugestão maravilhosa! :)

    ResponderEliminar
  15. Amo bolo de bolacha e nunca me lembrei de fazer com caramelo, tenho MESMO de experimentar!!

    **

    ResponderEliminar
  16. ADORO BOLO DE BOLACHA!
    MEU DEUS!

    Vou sair do teu blog antes que abocanhe o ecrã do portátil ehehehe
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Que aspecto!!! Parecem bolachas :$ Yamiii

    ResponderEliminar
  18. Quando vi há algum tempo que era o bolo preferido do P. (Sim, ainda usavas P. :) soube logo que irias publicar a melhor receita de sempre nalgum ano... Tipo a das bolachas com pepitas de chocolate! Imaginei logo que ias variar um bocadinho todos os anos até à receita perfeira :)
    A minha mãe quando era mais nova costumava fazer bolo de bolacha, e a minha avó jura que era o melhor que ela já comeu. Entretanto ela já o fez duas vezes da maneira que customava (pelo que ela diz :P) mas a minha avó não acredita que seja a mesma coisa.... Diz que costumava ser muito diferente! A "receita" é só bolacha maria + natas + café (para molhar as bolachas). É bom, mas não extraordinário... Também achei engraçado quando usaste bolachas torradas para o bolo de bolacha, porque não são tão doces e parecem menos "bolachentas", do género de ficarem molinhas e absorverem as natas... Mas ainda só fiz 2x. Mesmo assim, acho que é um bolo muito bom! Só tenho um grande problema: não percebo como se faz um bolo decentemente redondo, porque como as bolachas são redondas tenho a mania de a mania de pôr uma no meio e algumas à volta, e fica como uma florzinha estúpida.
    Quando fiz bolo de bolacha de leite consensado cozido caseiro (que por acaso é extremamente bom!) ficou bom, mas não suficientemente bom... Ou bonito. (Síndrome forma de flor :( ).
    Outra coisa que poderá estar na origem dos não tão extraordinários bolos de bolacha é o facto de eu nunca ter batido natas em chantilly. Não é assim tão escandaloso porque não o tentei muitas vezes, mas é chato! Ficava muito líquido e fluido. Também foi quando tinha menos "experiência"... Não que agora tenha muita, mas hei-de ter evoluído um bocadinho ;) acho que na altura ainda nem tinha começado bem a cozinhar :)
    Quando vi o teu bolo de bolacha do ano passado tive uma inspiração momentânea e tenho umas 20 receitas guardadas... Só é pena que não se use muito na América/Inglaterra esse tipo de bolo, porque assim não há tanta variedade! Só fazem uma espécie de massa com pedacitos de rich biscuit lá para o meio... Não é em camadas como cá.
    Os bolos de bolacha ficam feios? Que lata! O teu bolo de bolacha com chocolate estava lindo! Tão direitinho e coberto e alinhado e REDONDO! :D
    Por acaso já tinha pensado em fazer bolo de bolacha individual (para testar várias maneiras e surpreender a minha família :P), mas ficava reticente porque não dava jeito bater um bocadinho de natas (nem resultava...). Acabaste de me convencer a fazer butterscotch (isto+muffins é um bombardeamento!). Ainda por cima faz-se em minutos, é ridiculamente prático :) está bonito, tão reluzente... O butterscotch parece mesmo cremoso e as bolachas têm mesmo aquela textura de bolo de bolacha! Não costumo beber café mas gosto muito do sabor, é delicioso, e bolacha maria com café é um sabor de recordações e é muito bom! Então isso com sabor a caramelo... Que bom! (Café e caramelo parece uma combinação fantástica!)
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  19. Adoro bolo de bolacha, não conhecia a versão com esse creme, e tem super óptimo aspecto :)

    http://sist2it.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />