31 de janeiro de 2014

Butterscotch para um dia ocupado! :)

Your image in the dictionary.
This life is more than ordinary.
Can I get two, maybe even three of these?
Comin' from a space to teach you of the Pleiades.

Can't stop the spirits when they need you,
This life is more than just a read through.

Red Hot Chili Peppers


Era um Sábado frio e chuvoso. O Pedro saiu de manhã cedo para um torneio de xadrez que ia durar o dia todo, e eu continuei enroscada no meu casulo de cobertores quentinhos até que acabei por adormecer novamente.


Era meio-dia quando finalmente acordei. Como o Sábado continuava frio e chuvoso pareceu-me lógico manter-me enroscada no meu casulo de cobertores quentinhos, e passei as horas seguintes a ver episódios de 'Masters of Sex', a jogar Hay Day, a pastelar pelo Facebook e a escrever novos textos para o blog.


Quando dei por ela já eram quatro da tarde. Tomei um banho rápido e comecei a minha demanda: fui ao supermercado fazer as compras para a semana, passei pela oficina para tratar de uma questão do carro, fui à lavandaria deixar um casaco para lavar a seco, arrumei e aspirei a casa, retirei a roupa que estava a secar, fiz uma nova máquina de roupa, estendi a roupa lavada, fiz um creme de espinafres e preparei um delicioso frango caprese para o jantar.

Uff, já estou cansada só de escrever isto.


Neste Sábado atribulado ainda tive tempo para fazer uma receita que tinha debaixo de olho há algum tempo: o butterscotch, um molho absolutamente divinal semelhante ao caramelo mas feito com açúcar amarelo.

Quando finalmente me sentei no sofá sentia-me absolutamente realizada.

Sim, este foi um dia bom.


Butterscotch (receita adaptada do blog 'Just a Taste')

Ingredientes (para uma chávena, aproximadamente):

* Quatro colheres de sopa de manteiga sem sal;
* Meia chávena de açúcar mascavado (ou oito colheres de sopa);
* Uma pitada de sal;
* 125ml de natas para bater;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* Uma colher de sopa de whisky, vinho do Porto, conhaque ou outra bebida alcoólica a gosto (eu usei cachaça!).

Confecção:

* Derreter a manteiga em lume brando;

* Juntar o açúcar mascavado, o sal e as natas e misturar bem com uma espátula de silicone até ficar um creme homogéneo;

* Deixar ferver durante cinco minutos;

* Desligar o lume e juntar a essência de baunilha e a bebida alcoólica (opcional);

* Transferir para um recipiente e deixar arrefecer;

* O butterscotch fica mais espesso enquanto arrefece, por isso certificam-se que não deixam ferver tempo demais (a não ser que queiram ficar com caramelos, o que também não é mal pensado!) :)


Este butterscotch vai aparecer mais vezes por aqui, até porque nos dias seguintes o usei para imensas receitas :) É absolutamente delicioso, experimentem! :)

Até amanhã! :D

9 comentários:

  1. Adorei essa consistência.
    Bom fim de semana
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  2. Este molho parece delicioso.Em dias frios tudo o que queremos é ficar um pouco mais na cama.Aos finais de semana podemos aproveitar um pouco mais.òtima maneira para terminar um dia mais doce com este creme.Beijos e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  3. Não tem nada mau ar, não senhor! Antes de ler a tua última frase ia perguntar-te para que é que/como usaste o butterscotch... :) A mim só me lembra caramelos!! Hmmm.... :)
    Beijinhos e bom f-d-s

    ResponderEliminar
  4. Ai que bom aspecto... deve ser mesmo bom!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais, obrigada por me relembrares da palavra "pastelar". Eu sou um bocado idiota e acho piada a palavras do género, mas tenho de dizer que já não usava esta há séculos (o que faz com que o meu vocabulário se reduza a meia dúzia de palavras anormais que eu acho engraçadas).
    O butterscotch parece tão bom! Estou muito curiosa por ver as receitas que me vão obrigar a fazê-lo brevemente :D que cremoso... E que colher gira :) uma vez ciz uma coisa supostamente parecida, mas deixei estar demasiado (mas mesmo demasiado) tenpo a ferver. Ficou duro :( mas não era duro caramelo, era duro pedra (tipo rebuçado, mas pior e mais amargo). 5 minutos deve ser melhor (a minha receita dizia 15!). Butterscotch e doce de leite são coisas que associo muito, porque têm uma cor parecida e porque são os dois bons :) gelado disso deve ser bom... Ou barrinhas :)
    Quanto ao fim‑de‑semana produtivo, é uma arte que tenho de dominar :) ainda bem que fazes o que delineaste durante a semana! (Isto é o meu altruísmo a falar, não é por querer posts com imensas receitas deliciosas e histórias giras. Que ideia.) também fiquei cansada por ler a lista... És uma máquina ;)
    Já agora, acabei de fazer o melhor bolo de chocolate de sempre :D isto dito assim começa a parecer banal, mas é o que há... Colou-se um bocado na forma, mas dei umas patadas para o consolidar e ficou mais ou menos apresentável. De qualquer das maneiras, esqueci-me disso logo que experimentei! Está maravilhoso :) só usei galão em vez de leite achocolatado, porque não tinha. Ficou bom à mesma :) (sim, eu sou uma copiona e tive de o fazer outra vez por tu dizeres :D)
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  6. Quando no final de um dia, nos sentimos bem, é sinal que foi um dia bom.
    E acabar assim com uma delicia dessas, melhor ainda.
    Beijinho
    Paula

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />