25 de outubro de 2013

Peito de peru picado com farfalle, cogumelos, cenoura e pimento para a falta de inspiração :)

When I was younger, so much younger than today,
I never needed anybody's help in any way.
But now these days are gone, I'm not so self assured.
Now I find, I've changed my mind, I've opened up the doors.

The Beatles


Era a hora de jantar de Quinta-feira, e eu estava com uma estranha falta de inspiração. A ementa dizia que íamos jantar goulash, mas a verdade é que ando a atrasar este prato há tanto tempo que às vezes tenho dúvidas se algum dia irei efectivamente fazê-lo.


Abri o frigorífico. Havia um resto de farfalle já cozido, havia um prato com carne picada a descongelar, havia uma embalagem já aberta de cogumelos laminados. Tínhamos cenouras e um pimento vermelho já quase quase a deitar o seu último suspiro. Era um cenário desolador.

O Pedro abriu uma cerveja, e eu decidi pôr mãos à obra.


Misturei tudo, brinquei um bocado com as especiarias e no fim ficámos com uma mistura um bocado estranha, mas com um cheirinho absolutamente desarmante.

'Vais fotografar?' - perguntou o Pedro.
'Nem sei, isto não tem lá muito bom aspecto...' - disse eu.


Mas depois lembrei-me de um comentário que recebi quando fiz aquele post todo chorinhas das quesadillas:

'Se calhar é porque as coisas mais simples são sempre as melhores! Ou pelo menos as mais sinceras e directas e por isso tocam mais no nosso dia-a-dia: ver-te como uma pessoa normalíssima. O que haverá de melhor do que de repente abrir o frigorífico e... - ops! só tenho 3 ingredientes! Mas espera, a rapariga do blog dos muffins faz manjares com 3 ingredientes, se ela consegue eu também consigo!'

E pronto, assim estava dado o mote para a publicação desta receita :)


Peito de peru picado com farfalle, cogumelos, cenoura e pimento

Ingredientes (para duas pessoas):

* 120g de peito de peru picado;
* 60g de cogumelos laminados;
* Uma cenoura ralada;
* Um pimento vermelho picado;
* Massa cozida q.b.;
* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Uma colher de chá de paprika;
* Meia colher de chá de cominhos;
* Meia colher de chá de coentros;
* Meia colher de chá de piri-piri;
* Uma pitada de sal;
* Meia colher de chá de salsa picada;
* Meia chávena de chá de molho de tomate;
* Meia chávena de chá de cerveja preta.

Confecção:

* Refogar a cebola picada, o alho picado, a cenora ralada e o pimento picado no fio de azeite;

* Juntar o peito de peru picado e os cogumelos laminados;

* Temperar com o pimentão-doce, a paprika, os cominhos, os coentros, o piri-piri, o sal e a salsa picada;

* Juntar o molho de tomate e a cerveja preta e deixar cozinhar;

* Acrescentar a massa e envolver.


 Tenham um óptimo fim-de-semana :D

13 comentários:

  1. :) goulash não é nada do outro mundo :P mas para desenrascar isto parece-me muito bem! ♥ às vezes também chegou ao frigorífico e misturo umas coisas :D

    ResponderEliminar
  2. Mas olha que até tem bom aspeto! tirando os cogumelos eu comia tudo!
    Bom fim de semana! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tem um aspecto bem saboroso!!
    Só quem não cozinha diariamente é que acredita que os pratos ficam sempre maravilhosos e perfeitos! :)
    Fizeste muito bem em partilhar, está fantástico :)

    ResponderEliminar
  4. Deve ter ficado mesmo uma maravilha! Eu cá acho que tem muito bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  5. Oi Joana parece muito saboroso.Beijos e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  6. E está fantástica esta sugestão Joana, massa com cogumelos para mim é realmente um manjar adoro.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu chamo a isto massa limpa frigorífico, ehehehe. Ficou com um aspeto delicioso, Joana.
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que deves sempre publicar. Pessoas como eu gostam! :)
    Por aqui a cervejinha tb inspira sempre... hehe

    ResponderEliminar
  9. Joana,
    Eu gosto de coisinhas simples, mas o dia de "despejar o frigorifico" é sempre uma misturada brutal!...mas não deixa de ser bom :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Oh! Era o meu comentário! Até corei em frente ao computador! ;-) Fico contente por ter ajudado!
    Por acaso não nos queres mostrar o quão fácil é fazer mussaka? É um prato que me tem trazido curiosidade mas dá-me um medinho estranho pensar em fazê-lo! Como és corajosa na cozinha, talvez sejas a pessoa indicada para me encorajar!
    beijinho

    ResponderEliminar
  11. Oh! E com a "coradisse" nem me lembrei de falar do prato! Adoro (venero) massa, adoro (venero) pratos com massa, por isso deve ter ficado bom, de certeza! (o piri-piri é que não vai lá! e já tentei muitas vezes!)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />