1 de agosto de 2013

Ovos mexidos com queijo flamengo e pimento vermelho e algumas memórias de infância.

When I'm lyin' in my bed at night,
I don't wanna grow up!
Nothing ever seems to turn out right,
I don't wanna grow up!
How do you move in a world of fog
That's always changing things?

Ramones (originalmente de Tom Waits)


Eu andei na mesma escola dos quatro até aos dez anos. Confesso que não gostava particularmente de lá estar: os outros miúdos eram idiotas, gozavam-me porque eu era gordinha e tinha óculos e nunca me deixavam ser a Power Ranger cor-de-rosa.

Os meus únicos momentos de popularidade foram quando inventei um jogo que juntava uma música infantil com o jogo da macaca e quando descobri que era óptima a jogar ao camaleão porque conhecia imensas cores totalmente desconhecidas para os outros miúdos (e por isso apanhava-os logo!).


Por outro lado, sempre reconheci que os meus professores eram óptimos e que aprendia imenso na escola - de facto, cheguei ao quinto ano muito mais avançada do que o resto da minha turma do ciclo. Um dia no sexto ano o nosso professor de matemática mostrou-nos um exercício que eu já tinha aprendido no terceiro, e quando eu disse que já sabia resolver ele riu-se e disse que se eu o resolvesse no quadro ganhava um chocolate. Era um exercício de áreas, e eu ganhei a aposta.


Nunca gostei da comida da escola primária, o que não deixa de ser estranho porque eu sempre gostei de comer e nunca fui nada esquisita. A excepção a esta regra eram os ovos mexidos com queijo e fiambre acompanhados com arroz de cenoura, que foram durante anos o meu prato preferido.

Hoje em dia comer ovos mexidos ainda é a minha definição de comida reconfortante: faz-me recordar a escola primária, mas também os primeiros meses em que eu e o Pedro vivemos juntos e nos quais comíamos imensas vezes ovos mexidos com cebola, porque não havia mais nada no frigorífico e tínhamos preguiça de ir às compras.


Desta vez o fiambre foi substituído por meio pimento vermelho que tínhamos para gastar, o que deu um toque bem delicioso neste prato simples com tantas memórias.

Espero que gostem :)


Ovos mexidos com queijo flamengo e pimento vermelho

Ingredientes (para duas pessoas):

* Quatro ovos;
* Um fio de azeite;
* Meia cebola picada;
* Três fatias de queijo flamengo;
* Meio pimento vermelho picado;
* Uma pitada pequena de sal;
* Salsa picada q.b.

Confecção:

* Refogar a cebola picada e o pimento picado num fio de azeite;

* Bater os ovos com um garfo e juntar na frigideira, mexendo com uma colher-de-pau;

* Juntar o queijo partido em pedaços e continuar a mexer até a mistura ficar sólida;

* Servir com arroz branco ou arroz de cenoura.


Este não foi o primeiro prato que eu cozinhei, mas foi o primeiro prato que eu desejei saber cozinhar :) Por isso, participo com esta receita simples no passatempo do segundo aniversário do blog 'Mãos de manteiga'!


Podem participar até ao dia 18 de Agosto! :D 
Até amanhã! :D