1 de agosto de 2013

Ovos mexidos com queijo flamengo e pimento vermelho e algumas memórias de infância.

When I'm lyin' in my bed at night,
I don't wanna grow up!
Nothing ever seems to turn out right,
I don't wanna grow up!
How do you move in a world of fog
That's always changing things?

Ramones (originalmente de Tom Waits)


Eu andei na mesma escola dos quatro até aos dez anos. Confesso que não gostava particularmente de lá estar: os outros miúdos eram idiotas, gozavam-me porque eu era gordinha e tinha óculos e nunca me deixavam ser a Power Ranger cor-de-rosa.

Os meus únicos momentos de popularidade foram quando inventei um jogo que juntava uma música infantil com o jogo da macaca e quando descobri que era óptima a jogar ao camaleão porque conhecia imensas cores totalmente desconhecidas para os outros miúdos (e por isso apanhava-os logo!).


Por outro lado, sempre reconheci que os meus professores eram óptimos e que aprendia imenso na escola - de facto, cheguei ao quinto ano muito mais avançada do que o resto da minha turma do ciclo. Um dia no sexto ano o nosso professor de matemática mostrou-nos um exercício que eu já tinha aprendido no terceiro, e quando eu disse que já sabia resolver ele riu-se e disse que se eu o resolvesse no quadro ganhava um chocolate. Era um exercício de áreas, e eu ganhei a aposta.


Nunca gostei da comida da escola primária, o que não deixa de ser estranho porque eu sempre gostei de comer e nunca fui nada esquisita. A excepção a esta regra eram os ovos mexidos com queijo e fiambre acompanhados com arroz de cenoura, que foram durante anos o meu prato preferido.

Hoje em dia comer ovos mexidos ainda é a minha definição de comida reconfortante: faz-me recordar a escola primária, mas também os primeiros meses em que eu e o Pedro vivemos juntos e nos quais comíamos imensas vezes ovos mexidos com cebola, porque não havia mais nada no frigorífico e tínhamos preguiça de ir às compras.


Desta vez o fiambre foi substituído por meio pimento vermelho que tínhamos para gastar, o que deu um toque bem delicioso neste prato simples com tantas memórias.

Espero que gostem :)


Ovos mexidos com queijo flamengo e pimento vermelho

Ingredientes (para duas pessoas):

* Quatro ovos;
* Um fio de azeite;
* Meia cebola picada;
* Três fatias de queijo flamengo;
* Meio pimento vermelho picado;
* Uma pitada pequena de sal;
* Salsa picada q.b.

Confecção:

* Refogar a cebola picada e o pimento picado num fio de azeite;

* Bater os ovos com um garfo e juntar na frigideira, mexendo com uma colher-de-pau;

* Juntar o queijo partido em pedaços e continuar a mexer até a mistura ficar sólida;

* Servir com arroz branco ou arroz de cenoura.


Este não foi o primeiro prato que eu cozinhei, mas foi o primeiro prato que eu desejei saber cozinhar :) Por isso, participo com esta receita simples no passatempo do segundo aniversário do blog 'Mãos de manteiga'!


Podem participar até ao dia 18 de Agosto! :D 
Até amanhã! :D 

17 comentários:

  1. Joaninha... eu adoro ovos, portanto, o teu pratinho deixou-me com água na boca! Mas do que gostei mais foi de saber que querias ser a power ranger rosa! ;)
    Beijinhos, tem um excelente dia!

    ResponderEliminar
  2. Sabes Joana, adoro quando a minha mãe diz, naqueles dias mortos, que não vai haver jantar e que cada um come o que quiser.
    Essa é a minha oportunidade, essa é a oportunidade dos ovos mexidos :D! Se existe algo que me lembro de saber fazer desde sempre, é um ovo mexido!! Adoro!
    Quanto mais não seja pelas recordações que este prato trás, será sempre um clássico reconfortante e muito apreciado.
    O pimento dá-lhe com certeza um toque diferente e saboroso. Nunca provei, mas talvez prefira até esta versão à do fiambre!

    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  3. uma bela sugestão para usar os pimentos vermelhos que estão a despontar na minha horta.

    ResponderEliminar
  4. Curiosamente identifico-me muito com o inicio da tua historia!

    Lembro-me de odiar a comida e só sorrir quando me liam a ementa e era novamente.. ovos mexidos, com fiambre, queijo.. :) e em casa nunca sabia tão bem!

    Gostei da "história", boa sorte!!

    ResponderEliminar
  5. Joana,
    As coisas mais simples podem ser mais saborosas que as complicadas :)

    Já foste para cima?

    Vai descansando de fez em quando para não pirares com os livros!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Também adoro ovos mexidos e faz-me lembrar o tempo da primária :))
    Estava sempre a pedir à minha mãe para fazer para o jantar :P
    Beijinhos
    http://comidinhasdakelly.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. E que lindos são os teus ovos mexidos, Joana! Adoro ovos mexidos e estrelados.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Cores que saltam!

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Por vezes as comidas mais simples são as que mais nos reconfortam! Adorei a ideia de juntar pimentos. Para a próxima experimento!!

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana! Só consegui comentar agora, estive na terra do meu avô e a internet era mais lenta que uma lesma!...
    Gostei muito deste post, porque fez-me lembrar a minha própria experiência da primária. Fora as minhas professoras, detestei! Achava que os miúdos tinham brincadeiras parvas, eram na sua maioria ranhosos e cheiravam mal XD Também foram tempos negros para mim. E também odiei a comida, parecia que era sempre massa com carne! Eu estava habituada a comidas como salmão grelhado com feijão verde, ervilhas guisadas com ovo escalfado, lulas recheadas com arroz... a monotonia da massa com carne, dos ovos mexidos com arroz e afins dava cabo de mim. E a chafurdice que era o almoço, com os miudos a atirar com a comida! Que horror. Os professores primários deviam receber todos o dobro do ordenado, e ainda não seria suficiente :P
    Boa sorte! Obrigada pela participação :)

    ResponderEliminar
  11. Olá!... Eu sei que venho um bocado tarde, mas gosto mesmo do teu blog, é um dos meus preferidos, e quando não tenho tempo guardo os posts para ler mais tarde... De qualquer maneira, queria só dizer que sei que pões sempre os créditos de fotografias e tudo, e por isso pensei que quererias saber que essa música é originalmente do Tom Waits ;) não que eu tenha nada contra os Ramones, eles tem a versão deles e eu gosto, mas originalmente a música foi escrita pelo Tom Waits(e vá, tenho uma ligeira preferência pela versão original) :)
    Mafalda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, eu gosto mesmo de saber essas coisas ;) Já coloquei a referência original, mas confesso que prefiro mesmo a versão dos Ramones (eu gosto de Ramones) ;) Obrigada :)

      Beijinhos! :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />