25 de julho de 2013

Um crumble de mirtilo simples e um sonho complicado.

I wake up, it's a bad dream,
No one on my side.
I was fighting,
But I just feel too tired to be fighting,
Guess I'm not the fighting kind.

Keane


Estou descalça. O meu cabelo é loiro e comprido, os meus olhos são castanhos e tenho um vestido castanho simples, pelo joelho. Pareço estar num aldeia medieval.

Ao meu lado está o Christian Bale. Vamos de mãos dadas, e entramos numa pequena casa de pedra cujo interior se revela um supermercado igualzinho aos actuais - com direito a sacos de plástico e tudo. 

Saímos do supermercado de braço dado, a rir e a falar sobre o jantar. Vivemos juntos, provavelmente somos casados. 


De repente ele percebe que se esqueceu de algo no supermercado, e pede para voltarmos para trás. Eu digo que vou andando para casa para começar a organizar tudo, e continuo a percorrer sozinha a estrada de terra. 

Chego à praça principal da aldeia, onde no centro se encontra uma enorme fonte redonda completamente vazia. Percebo imediatamente que algo não está bem: dezenas de homens com armaduras correm em todas as direcções, e ouvem-se gritos de mulheres e de crianças. Tento passar despercebida, mas o chefe do exército vê-me e manda dois homens apanharem-me. 

'Sou a mulher do Batman!' - grito eu. De nada me serve. O chefe do exército ri-se, e manda dois soldados voltarem pela estrada de terra. 'Já não há Batman.' - diz ele. 


Sou empurrada para o lado de um grupo de mulheres aterrorizadas, e percebo imediatamente o que se passa. Vamos ser torturadas. 

Um soldado puxa a mulher ao meu lado. Ela tem o cabelo ruivo e comprido, e um vestido azul que lhe chega quase aos pés. Ele empurra-a para dentro da fonte e começa a abusar dela, enquanto todos riem e gritam o nome dele, Caio. 

Uma das mulheres do grupo começa aos gritos. Tentamos acalmá-la, mas ela começa a correr. Alguém dá ao Caio uma daquelas bolas com picos amarrada a uma corrente, e com um único golpe ele trespassa-a de um lado ao outro. 

E então eu acordei. 


Sempre sonhei todas as noites, e muito frequentemente recordo-me do que sonhei. Normalmente são coisas estranhas e rocambolescas, mas por vezes são sonhos tão reais que me fazem duvidar se não será aquela a realidade. E depois há sonhos como este: que me estragam o dia, que me fazem acordar a chorar e que me fazem ter medo de adormecer nas noites seguintes. 


Esta é a história deste crumble de mirtilo, que surgiu numa tentativa de distrair os meus pensamentos do sonho. Não é uma história feliz, não é uma história de esperança, não é uma história engraçada. É uma história deprimente que fará alguns de vocês questionarem-se sobre a minha sanidade mental. 

Sou sã, acreditem. Sou simplesmente alguém que sonha muito. 

Bem, nem tudo foi mau. Pelo menos eu era a mulher do Batman. 


Crumble de mirtilo

Ingredientes (para duas pessoas):

* 100g de mirtilos frescos;
* 50g de açúcar mascavado;
* 20g de farinha;
* 25g de manteiga bem fria;
* Meia colher de chá de canela em pó.

Confecção:

* Juntar o açúcar mascavado, a farinha, a manteiga e a canela e misturar com um garfo;

* Colocar os mirtilos em dois ramequins e cobrir com o crumble;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente vinte minutos.


Este crumble ficou com um aspecto um pouco tosco, mas garanto-vos que estava bem delicioso :) 

Até amanhã! :D 

22 comentários:

  1. Joaninha as tuas notas introdutórias às receitas são sempre uma delicia :P Esse crumble deixou-me de agua na boca, o interior tipo compota fico maravilhoso :)
    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,
    que história esta, que sonho este, também tenho por norma lembrar-me sempre do que sonho e quando não gosto lá acordo.
    Este crumble está muito bonito uma combinação fantástica, parece delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ao menos isso ... Ao menos saiu esse crumble delicioso! :D
    Beijinho doce ! :)

    ResponderEliminar
  4. Por vezes também tenho sonhos tão assustadores de depois até tenho medo de voltar a adormecer, porque sei que aquele "sonho" pode ter continuação.
    Crumble de mirtilo hummm :) deve ser delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. LOL, também eu queria ser a mulher do christian bale. O resto dispensava-se bem :p

    ResponderEliminar
  6. Olá, Joana! Estamos as duas numa onda de mirtilos, também postei hoje uma receita com mirtilos. Adoro crumble e este devia estar muito bom!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Pelo contrário, até acho que ficou com muito bom aspecto! Ou então as fotografias foram generosas... ;)
    Adorei o "Bem, nem tudo foi mau. Pelo menos eu era a mulher do Batman." Ao menos isso!! :D

    Beijinho, e um dia melhor do que a noite,
    Olivia

    ResponderEliminar
  8. Bom dia!!!
    Com certeza uma bela sugestão!

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Joana,
    Ri-me muito com a história!
    especialmente porque a imaginar como se tu a estivesses mesmo a relatar com o meu quase sumido sotaque nortenho.

    Compartilhamos a paixão por mirtilos e o facto da nossa cabeça não parar para descansar...nem de noite :(

    Eu gosto das interpretações do Christan Bale, mas não deixo de pensar que tem dentes de vampiro...

    Beijos e até (quase) já!

    ResponderEliminar
  10. Mas que lindinho e apetitoso :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. De mirtilo nunca fiz mas achei o aspecto maravilhoso...fiquei com agua na boca.
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Realmente Joana... que raio de sonho! heheeh... mas acho que te conseguiste distrair muito bem com este maravilhoso crumble!
    beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Os meus sonhos também são sempre muito estranhos mas olha, nunca fui a mulher do Batman! :P O teu sonho lembrou-me um romance histórico! Até o nome Caio é típico em alguns livros que leio. Pena ter tido um final tão macabro...

    Ao menos o crumble de mirtilo tem muito bom aspecto!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. O sonho foi aterrador, mas sim, com toda a razão, pelo menos era a mulher do Batman!!! A receita parece óptima. Crumble de mirtilo nunca fiz. Deve ser muito bom! Bjs

    ResponderEliminar
  15. Toscos ou não eu não me importava de ter comida uma tacinha :-)

    Beijokas

    ResponderEliminar
  16. ahahah eu sei que a situação é angustiante e que pode estragar não uma, mas várias noites (sim, eu também sonho muito...) mas não consegui deixar de me rir! Ao menos estavas acompanhada pelo Christian Bale, deixa lá. E o crumble de certeza que adoçou o dia! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Oh Joaninha, ter sonhos tão vivos de vez em quando deve ser mesmo mesmo aborrecido. Olha eu nunca me lembro de nada (tbm tenho um sono péssimo...)
    Mas espero hj sonhar com o teu crumble, era um sonho dos céus!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  18. Realmente no meio de um pesadelo assim, ser a mulher do Batman foi mesmo engraçado!

    E acontece-te matar alguém, durante várias noites seguidas o sonho repete-se da mesma forma, real, com dores, com suores, com tudo e quando acordas até tens medo de te ter mesmo acontecido aquilo que sonhaste? Às vezes agarro-me ao VH com tanta força que o acordo porque fico mesmo assustada com os sonhos.

    Mas não há nada que um bom pequeno almoço não cure não é?

    Beijo

    ResponderEliminar
  19. Essa parte de estares na era medieval com um supermercado dos nossos dias até podia ter sido num sonho meu, nos meus sonhos acontecem as coisas mais absurdas!! Mas pronto, sempre tiveste um ponto positivo né? :P

    Este docinho também é mais que positivo, adorei! :)

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  20. Fiz uma versão deste crumble, mas em vez de mirtulos usei amoras! Publiquei agora no blogue: http://maos-de-manteiga.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-amora.html
    Estava delicioso (e já repeti, com maçãs e passas) mas não ficou com este aspecto "derretido" que o teu tem :\ o açúcar não derrete, fica tal e qual. Tens alguma ideia do porquê disto acontecer?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />